Educação em Sexualidade – Conteúdos, metodologias e entraves

R$76,00

ISBN 978-85-7854-516-1

Autor: Marcos Ribeiro

Formato: 17x24cm

144 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo

Esta obra traz à luz o debate sobre sexualidade na escola, imprescindível para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo de crianças e adolescentes, em cooperação com os pais ou responsáveis, contribuindo para a formação de cidadãos e cidadãs e a garantia dos seus direitos.

Tal discussão tem fundamento nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), 1997; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 1996; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 1990; e em alguns documentos nacionais e internacionais dos quais o Brasil é signatário. Na Organização das Nações Unidas (ONU), a sexualidade é um dos indicadores de qualidade de vida.

Com profundo embasamento histórico sobre o tema, o livro nos mostra como a sexualidade foi construída ao longo dos séculos, desde os 4.000 anos a. C. até os dias atuais; as políticas públicas implementadas no país; as garantias legais que tanto os(as) professores(as) perguntam; as concepções teóricas sobre o tema e as metodologias mais indicadas para a realização das atividades em sala de aula, com orientação para o trabalho por meio da “interdisciplinaridade” ou “aula específica”, que pode ser em “oficinas pedagógicas”.

O livro, resultado do TCC do autor para o Curso de Licenciatura em Pedagogia (UNICARIOCA, RJ), apresenta, ainda, uma pesquisa inédita realizada com 326 professores do Ensino Fundamental I, de 139 municípios, de todas as regiões do Brasil.

Categorias: ,

Descrição

Marcos Ribeiro

Pedagogo. Pesquisador. Especialista em Educação Sexual. Consultor pontual na área de sexualidade, com trabalhos realizados para John Hopkins University, UNESCO, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Bayer, Agência de Publicidade Enter/SSP, escolas, prefeituras e demais instituições públicas e privadas nas mais diferentes cidades brasileiras.

Parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental I), no eixo Orientação Sexual, para o Ministério da Educação; autor de materiais educativos para crianças, adolescentes e professores, com a formação continuada dos docentes, para o Ministério da Saúde.

Autor, premiado pela Academia Brasileira de Letras, com mais de 15 livros publicados.

O autor é sócio de uma empresa de consultoria educacional, para palestras, cursos, supervisão, implementação de projetos, consultoria pontual ou permanente e elaboração de material educativo, com o selo de qualidade e eficiência científica.

 

Sumário 

 

Prefácio………………………………………………………………………………………………………….. 13

 

Introdução…………………………………………………………………………………………………….. 17

­­­­­­­­­­­­­­­­­

Capítulo 1

– O Começo Dessa Conversa: Aspectos Históricos…………………………. 23

 

Capítulo 2

– Concepções Teóricas e Propostas Pedagógicas……………………………. 43

 

Capítulo 3

– Políticas Educacionais ……………………………………………………………………….. 51

 

Capítulo 4

– Educação em Sexualidade e suas Interfaces…………………………………… 61

 

Capítulo 5

– As Garantias Legais do Professor …………………………………………………… 77

 

Capítulo 6

– Realidade Brasileira: Pesquisa Nacional com Professores do Ensino Fundamental I…….83

Capítulo 7

E Como Fica Essa Conversa na Sala de Aula? ………………………………… 127

 

 

Bibliografia Consultada                   137

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 17 × 24 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?