Educação com Tecnologia – Texto, hipertexto e leitura

R$40,00

ISBN 978-85-7854-178-1

Organizadores: Mary Rangel e Wendel Freire

Formato: 12x18cm

88 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2012

Resumo:
A formação de um leitor capaz de dialogar intelectualmente com textos e, sobretudo, de produzir e comunicar suas ideias constitui um complexo desafio em nossos dias. Impressas ou digitalizadas, palavras e imagens se espalham pelas paisagens e pelos cotidianos ora estimulando, ora adormecendo os sentidos, pois o excesso informacional tanto pode dar acesso quanto levar tumulto à compreensão e à construção do conhecimento.
Documentos e estudos apontam a necessidade de trabalhar em sala de aula com diferentes gêneros textuais de forma que o discente seja capaz de compreender e inferir, mas também produzir tais tipos de textos.
Este livro pretende contribuir com o professor que deseja atuar com seus alunos na interpretação do mundo simbólico, na construção participativa do conhecimento e na criação de textos discentes.

Descrição

Currículo dos organizadores:

Mary Rangel
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-Doutorado na área de Psicologia Social, pela PUC/SP. Professora titular de Didática da Universidade Federal Fluminense, atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas, na linha de pesquisa sobre Informação e Educação em Saúde. Assessora pedagógica do Colégio La Salle Abel e do Instituto Superior de Educação La Salle. Pesquisadora do CNPq, líder dos Grupos de Pesquisa sobre Representações, Imaginário e Educação e sobre Saúde Social: diversidade, inclusão, resiliência. Autora de vários livros e artigos em seu campo de atuação. E-mailmrangel@abel.org.br

Wendel Freire
Doutorando em Educação e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor dos cursos de Letras e Pedagogia (Fundação Técnico Educacional Souza Marques) e da pós-graduação em Tecnologia Educacional (Universidade Cândido Mendes). Exerceu a atividade de coordenador pedagógico do Projeto de Jornal e Educação O DIA na Sala de Aula. Organizador dos livros “Tecnologia e educação: as mídias na prática docente”, “Gestão democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar” e “Ensino-aprendizagem e comunicação”, publicados pela Wak Editora. E-mail:wendelfreire@gmail.com

Sumário:

Apresentação
Internet e jornal na formação educativa de leitores
Dos antigos aos novos suportes dos textos
Entre o acúmulo e a seleção de informações
Vivemos uma Paideia midiática?
Mídia-educação e formação de leitores
O acúmulo crescente do consumo tecnológico
Educação em rede
O jornal na formação educativa de leitores
Jornal, educação e valores
Comentário final
Referências

Informação adicional

Peso 100 g
Dimensões 12 × 18 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?