Educação online – Cenário, formação e questões didático-metodológicas

R$108,00

 ISBN 978-85-7854-093-7

Organizadores: Marco Silva, Lucila Pesce e Antônio Zuin

Formato: 16x23cm

384 páginas

Resumo:
Mediação docente, desenho didático, estilos de aprendizagem, potencial da videoconferência, interfaces da cibercultura, possibilidades e limites da sala de aula ‘virtual’, formação de professores e avaliação da aprendizagem são alguns dos temas discutidos neste livro. O objetivo é que esta obra possa contribuir com os trabalhos de pesquisadores, docentes e gestões que atuam na modalidade educacional via internet.

Descrição

Currículo dos organizadores:

Marco Silva
Sociólogo e doutor em Educação. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ). Professor-pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Autor dos livros Sala de aula interativa (Rio de Janeiro, 2000) e Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on-line (Madrid, 2005). Coordenador dos livros Educação online (São Paulo, 2003) e Avaliação da aprendizagem em educação online (São Paulo, 2006). Autor de diversos textos sobre educação, interatividade e tecnologias digitais. E-mail: marcoparangole@uol.com.br  . Site: www.saladeaulainterativa.pro.br .

Lucila Pesce
Profa. do Dpto. de Fundamentos da Educação e do PPG em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, PUC/SP. Pós-doutora em Filosofia e História da Educação, UNICAMP. Doutora e mestre em Educação, PUC/SP. Pesquisa os temas: a) Formação de professores e cotidiano escolar (PUC/SP), linha de pesquisa: Formação professores e mídias interativas; b) Ecologia dos saberes e transdisciplinaridade (UCB), linha de pesquisa: Docência transdisciplinar e formação de professores. lucilapoli@terra.com.br

Antônio Zuin
Professor-Associado do Departamento de Educação da UFSCar. Pós-Doutor em Filosofia da Educação, Universidade de Leipzig, Alemanha. Assessor FAPESP, pesquisador CNPq, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação, UFSCar. dazu@ufscar.br

Sumário:

Apresentação
Marco Silva (UNESA, UERJ – Brasil)
Lucila Pesce (PUC-SP – Brasil)
Antônio Zuin (UFSCar – Brasil) 

Descortinando o cenário
Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura
Edméa Santos (UERJ – Brasil)
Da ambivalência da educação a distância: reflexões.
Bruno Pucci (UNIMEP – Brasil)
Educação a Distância: transformando circunstâncias em potências
Cleci Maraschin (UFRGS – Brasil)
Grace Tanikado(UFRGS – Brasil)
Rosemarie Gartner Tschiedel (UFRGS – Brasil)
Para promover o debate sobre os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem
Juana M. Sancho (UAB – Espanha)

Processos de formação
Razão instrumental, emancipação e formação online de educadores
Antonio Zuin (UFSCar – Brasil)
Lucila Pesce (PUC-SP – Brasil)
Aprendizagem colaborativa e ensino virtual: uma experiência no dia-a-dia de uma universidade a distância
Roberto Aparici (UNED – Espanha)
Sara Osuna (UNED – Espanha)Estilos de apre
ndizagem na educação aberta online
Alexandra Okada (Open University – Reino Unido)
Daniela Melaré Barros (Colearn/Open University – Reino Unido)
Educação online: aprendizagem do adulto e plasticidade em perspectiva
Adriana Rocha Bruno (UFJF – Brasil)
Questões didático-metodológicas
Desenho didático: contribuições para a pesquisa sobre formação de professores para docência online
Marco Silva (UNESA e UERJ – Brasil)
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem
Paulo Dias (UMINHO – Portugal)
Comunicação mediatizada por computador e educação online. Da distância à proximidade
Antônio Quintas-Mendes (UAb – Portugal)
Lina Morgado (UAb – Portugal)
Lúcia Amante (UAb – Portugal)
A potencialidade educacional e dialógica da videoconferência na EAD
Dulce Márcia Cruz (UFSC – Brasil)
Problemáticas da avaliação em educação online
Maria João Gomes (UMINHO – Portugal)
Avaliação da aprendizagem na formação docente a distância: repensando a prática a partir de práticas
Lina Cardoso Nunes (UNESA – Brasil)
Lúcia Regina (UNESA – Brasil)
e-learning no ensino universitário: a avaliação a partir de um enfoque didático crítico
Aquilina Fueyo Gutiérrez (UNIOVI – Espanha)
Carlos Rodríguez Hoyos (UNICAN) – Espanha

Informação adicional

Peso 0,600 kg
Dimensões 16 × 23 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?