Descrição
Currículo das organizadoras:
Renata Mousinho
Fonoaudióloga. Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estágio Pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicomotricidade (ISRP, Paris) e em Educação Inclusiva (UGF). Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do projeto ELO: Escrita, Leitura e Oralidade (UFRJ).
Luciana Mendonça Alves
Fonoaudióloga. Pós-doutora em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage – França. Doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – Belo Horizonte (MG). Pesquisadora do Laboratório de Estudos dos Transtornos da Aprendizagem (LETRA) do HC – UFMG.
Simone Aparecida Capellini
Fonoaudióloga. Livre-docente em Linguagem Escrita. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília – SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Centro de Estudos da Saúde da Educação – CEES/FFC/UNESP – Marília – SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Sumário:
— Capítulo 1 —
Desenho universal para a aprendizagem
Mônica Pereira dos Santos
— Capítulo 2 —
Estratégias e recursos facilitadores para leitura e escrita
Miryam Bonadiu Pelosi
— Capítulo 3 —
Habilidades metafonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimento: implicações educacionais
Giseli Donadon Germano, Simone Aparecida Capellini
— Capítulo 4 —
A consciência fonológica como habilidade mediadora do aprendizado da linguagem escrita em diferentes sistemas de escrita
Ana Luiza Navas
— Capítulo 5 —
Estimulação da consciência fonológica na prática educacional e na clínica fonoaudiológica
Clara Regina Brandão de Ávila, Carolina Alves Ferreira de Carvalho, Adriana de Souza Batista Kida
— Capítulo 6 —
A nomeação seriada rápida e o aprendizado da leitura: diferentes hipóteses sobre essa relação
Cláudia Nascimento Guaraldo Justi
— Capítulo 7 —
Perfil de escolares de risco para a dislexia em provas de nomeação automatizada rápida
Cláudia da Silva
— Capítulo 8 —
Desempenho de escolares com transtorno de aprendizagem em nomeação rápida e leitura
Cláudia da Silva, Simone Aparecida Capellini
— Capítulo 9 —
Funções executivas: fundamentos teóricos e implicações clínicas e educacionais
Janice da Rosa Pureza, Geise Machado Jacobsen, Larissa de Souza Siqueira, Hosana Alves Gonçalves, Caroline de Oliveira Cardoso, Rochele Paz Fonseca
— Capítulo 10 —
Atenção individualizada ao leitor aprendiz: identificando vulnerabilidades e competências
Luciana Castrillon
— Capítulo 11 —
Considerações teóricas e metodológicas a respeito da fluência de leitura
Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
— Capítulo 12 —
Fluência de leitura: o que, por que e para que
Jane Correa e Giuliana Ramires
— Capítulo 13 —
Escala multidimensional de fluência em leitura: avaliação perceptiva da leitura em escolares com e sem dislexia do desenvolvimento
Luciana Mendonça Alves, Muriel Lalain, Alain Ghio, Letícia Correa Celeste
— Capítulo 14 —
Velocidade e compreensão de leitura textual oral e silenciosa ao longo do Ensino Fundamental
Renata Mousinho
— Capítulo 15 —
A compreensão leitora em uma perspectiva evolutiva
Carolina Alves Ferreira de Carvalho, Adriana de Souza Batista Kida, Clara Regina Brandão de Ávila
— Capítulo 16 —
A influência do vocabulário receptivo na compreensão de leitura
Maria Silvia Cárnio, Débora Cristina Alves, Aparecido José Couto Soares
— Capítulo 17 —
Intervenção com a compreensão de leitura: proposta de atuação no contexto educacional e clínico
Vera Lúcia Orlandi Cunha, Simone Aparecida Capellini
— Capítulo 18 —
Intervenções para melhorar dificuldade específica de compreensão leitora
Rosinda Martins Oliveira
— Capítulo 19 —
Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade e Transtorno Específico de aprendizagem – atualizações segundo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (dsm-5) e suas implicações clínicas
Cláudia Machado Siqueira, Maria do Carmo Mangelli Ferreira, Edna Márcia Marques de Freitas, Juliana França Drumond Aguiar, Juliana Flores Mendonça Alves, Débora Fraga Lodi, Roberta Maria Pereira Albuquerque de Melo, Luiza Gruppioni Passos Franco, Luciana Mendonça Alves
— Capítulo 20 —
Diagnóstico diferencial dislexia/deficit intelectual
Aliny Lamoglia
— Capítulo 21 —
Estratégias de intervenção para escolares com dificuldades na aquisição e desenvolvimento da escrita
Fábio Henrique Pinheiro
— Capítulo 22 —
Leitura em adultos de uma comunidade carioca: impacto social e fatores associados
Lívia Santiago, Cláudia Graça, Renata Mousinho
— Capítulo 23 —
Uso de tecnologia como meio para desenvolver habilidades matemáticas
Daniela Carrilho, Renata Mousinho
— Capítulo 24 —
Modelo causal multifatorial de dislexia
Hugh W. Catts, Autumn McIlraith
— Capítulo 25 —
Compreendendo a heterogeneidade e as causas da Dislexia do Desenvolvimento por meio de Modelagem Computacional
Johannes C. Ziegler
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