Descrição
Currículo das organizadoras:
Luciana Mendonça Alves
Fonoaudióloga. Pós-doutora em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage – França. Doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – Belo Horizonte (MG). Pesquisadora do Laboratório de Estudos dos Transtornos da Aprendizagem (LETRA) do HC – UFMG.
Renata Mousinho
Fonoaudióloga. Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e mestre em Linguística pela UFRJ. Professora Associada da Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Coordenadora do projeto ELO: escrita, leitura e oralidade, UFRJ.
Simone Aparecida Capellini
Fonoaudióloga. Livre-docente em Linguagem Escrita. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília/SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Centro de Estudos da Saúde da Educação – LIDA/CEES/FFC/UNESP – Marília/SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Sumário:
Apresentação
Capítulo 1
Políticas públicas e legislação que garantem o apoio aos indivíduos com Transtornos de Aprendizagem: conquistas e desafios
Ana Luiza Navas
Capítulo 2
Identificação e intervenção precoces: como a escola pode lidar com o baixo desempenho na alfabetização
Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade, Paulo Estevão Andrade, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 3
Identificação e intervenção precoce de escolares de risco para a dislexia
Cláudia da Silva
Capítulo 4
Alfabetizar, Letrar ou Alfabetizar e Letrar?
Jaime Zorzi
Capítulo 5
Curso online para professores: dislexia – como identificar e o que fazer
Ângela Maria Vieira Pinheiro, Douglas de Araújo Vilhena
Capítulo 6
Conversando com o professor sobre TDAH – Aspectos neuropsicológicos
Maria Dalva Lourenceti
Capítulo 7
Conversando com o professor sobre TDAH – Aspectos fonoaudiológicos
Fábio Henrique Pinheiro
Capítulo 8
Funções Executivas nos Transtornos de Aprendizagem e no TDAH: interpretação neuropsicológica
Rochele Paz Fonseca, Mirella Liberatore Prando, Larissa de Souza Siqueira, Fabiana Eloisa Mugnol, Geise Machado Jacobsen, Hosana Alves Gonçalves, Janice da Rosa Pureza, André Luiz Moraes
Capítulo 9
Estudo comparativo das funções executivas e memória de trabalho em bons leitores e em maus compreendores em idade escolar
Luciane da Rosa Piccolo, Érica Cimadon, Alexandre Nobre, Jerusa Fumagalli de Salles
Capítulo 10
As Habilidades de Processamento Fonológico e seu Desenvolvimento nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental
Renata Mousinho, Jane Correa
Capítulo 11
Desenvolvimento da velocidade de leitura em crianças com e sem dificuldades: um estudo longitudinal do 2˚ ao 6˚ ano do ensino fundamental
Renata Mousinho, Jane Correa
Capítulo 12
Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência em escolares com dislexia
Ana Cláudia Figueiredo Frizzo, Ana Carla Leite Romero, Ana Cláudia Bianco Gução, Simone Fiuza Regaçone
Capítulo 13
Subtipos de dislexia do desenvolvimento: caracterização e classificação a partir de provas metafonológicas e de percepção visual
Giseli Donadon Germano, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 14
Casuística do Laboratório de Estudo dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) do Hospital das Clínicas da UFMG
Juliana Flores Mendonça Alves, Cláudia Machado Siqueira, Débora Fraga Lodi, Maria do Carmo Mangelli Ferreira, Luciana Mendonça Alves, Arthur Kummer
Capítulo15
Contribuições da avaliação neuropsicológica no diagnóstico de dislexia em abordagem multidisciplinar
Claudia Berlim de Mello
Capítulo16
Avaliação em dislexia e os pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e da escrita
Rafael Silva Pereira
Capítulo 17
Leitura: os desafios da intervenção
Flávia Benevides Foz
Capítulo 18
Intervenção fonoaudiológica nos Transtornos da Leitura e da Escrita: abordagem multidimensional
Clara Regina Brandão de Ávila, Adriana de Souza Batista Kida, Carolina Alves Ferreira de Carvalho
Capítulo 19
Intervenção em fluência de leitura: análise da produção científica no Brasil de no mundo
Luciana Mendonça Alves, Letícia Correa Celeste
Capítulo 20
Problemas de aprendizagem, soluções de aprendizagem: respostas instrucionais para as necessidades de cada aprendizLu
ciana Glazier
Capítulo 21
Elementos de didática inclusiva em classes com alunos com Dislexia
Catia Giaconi
Avaliações
Não há avaliações ainda.