Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológica

R$84,00

ISBN 978-85-7854-185-9

Organizadora: Andréa Rosana Fetzner

Formato: 14x21cm

220 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2012

Volume 6 – coleção ciclos em revista

Resumo:

Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar?

Esta foi a pergunta a que diferentes educadores, de diversos locais do Brasil e do exterior, tentaram responder. Tomamos as questões do cotidiano do fazer docente no que se referem às metodologias de trabalho em sala de aula para discutirmos que papel tem a didática na transformação da escola. Como resultado, apresentamos experiências diversas que nos animam a perceber a variedade de caminhos já construídos em favor de outras escolas possíveis.

Categoria:

Descrição

Currículo da organizadora:

Andréa Rosana Fetzner

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Formada em Ciências Sociais e pesquisadora na área de educação sobre os temas: ciclos, currículo, cultura escolar e avaliação. Tem vários artigos publicados e, além de organizadora da Coleção Ciclos em Revista, pela Wak Editora, publicou, pela Editora Mediação, “Ciclos de Formação, uma proposta transformadora”.

Sumário:

Apresentação

Andréa Rosana Fetzner

A didática e a estrutura da escola fundamental

Vitor Henrique Paro

“Se já havia lá gente, eu acho que foi uma redescoberta”: procurando oportunidades de diferenciação curricular inclusiva em uma escola portuguesa

Francisco Sousa

A diferença que a cor faz: infância, educação e racismo

Catarina Tomás

Desenvolvimento humano e ciclos de formação

Iris Amaral de Sousa

A progressão continuada nos ciclos de formação: contribuições do plano didático de apoio pedagógico

Andréa Rosana Fetzner e Silvio Rocha

Laboratório de Aprendizagem: algumas linhas nos mapas de inclusão

Clarice Gorodicht

Questões metodológicas da prática de alfabetização: diversidade no ensino da escrita e aprendizagens das crianças

Magna do Carmo Silva Cruz e Eliana Borges Correia de Albuquerque

Leituras e desdobramentos possíveis de textos escolares de alunos do III Ciclo

Nádia Geisa S. Souza, Maria Luisa M. Xavier, Clarice Salete Traversini, Maria Isabel H. Dalla Zen, Maria Bernadete C. Rodrigues e Carolina Lehnemann Ramos

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?