Ciclos escolares e formação de professores

R$76,00

ISBN 978-85-7854-096-8

Organizadoras: Leila Nivea Bruzzi David e Rejany dos S. Dominick

Formato: 16x23cm

228 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2009

Resumo:

Os textos foram produzidos por pesquisadores e docentes das Universidades e escolas da Educação Básica. Alguns caminham por entre as linhas da busca pela articulação teoricoprática, outros explicitam mais as vivências e reflexões críticas sobre o dia a dia escolar, outros narram as experiências de planejamento e execução de atividades em escolas cicladas. O trabalho cooperativo e focado na pesquisa participante de professores e estudantes na escola é o panorama desta produção que busca transcender a dimensão da cognição e da razão.

Categoria:

Descrição

Leila Nivea Bruzzi David

Mestre em Educação – UFF, professora das Faculdades Maria Thereza e pesquisadora do grupo ALEPH. E-mail:niveabruzzi@gmail.com

Rejany dos S. Dominick

Doutora em Filosofia, História e Educação – UNICAMP, professora da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do grupo ALEPH. E-mail: rejany.projetociclos@gmail.com

Sumário:

Prefácio

Célia Linhares

Apresentação

Organizadoras

Máquinas, séries, navegações, redes e ciclos: metáforas para pensar e fazer a educação no mundo contemporâneo

Leila Nivea B. K. David, Rejany dos S. Dominick e Rose Clair Pouchain Matela

Escola em Ciclos no Brasil: aspectos históricos, panorama da situação atual e perspectivas para a pesquisa

Jefferson Mainardes

A cultura escolar e a instituição de novas práticas escolares: desafios para a formação de professoras/es

Andréa Rosana Fetzner

A implantação dos ciclos e o ofício de ser professor

Claudia de Oliveira Fernandes

A formação de professores e os ciclos escolares: memórias e diálogos em construção

Lea da Cruz; Leila Nivea B. K. David e Rejany dos S. Dominick

Analisando questões teóricas e práticas em uma escola da rede municipal de educação de Niterói: ciclos e sucesso escolar

Sidineia Muniz Kaneko

Sala de Recursos e os ciclos: a imbricação de um projeto de escola e de sociedade

Márcia Maria e Silva e Gisele Chaffin

Os ciclos educacionais: uma possibilidade de superação da lógica escolar tecnicista?

Rita Serra Faeda

Pistas para pensar o currículo na perspectiva dos ciclos

Nízia Ponte

Educação ambiental com jovens e adultos em uma escola em ciclos: uma experiência de trabalho baseada nas representações sociais

Fernanda Cosme da Costa

Aprender-ensinar na formação do pedagogo-pesquisador e no 1º ciclo da educação básica: música, identidade, leitura e escrita

Daiane Meiriele da Silva Mota e Francielle do Nascimento Rodrigues

Posfácio

Waldeck Carneiro

Informação adicional

Peso 0,350 kg
Dimensões 16 × 23 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?