Descrição
Leila Nivea Bruzzi David
Mestre em Educação – UFF, professora das Faculdades Maria Thereza e pesquisadora do grupo ALEPH. E-mail:niveabruzzi@gmail.com
Rejany dos S. Dominick
Doutora em Filosofia, História e Educação – UNICAMP, professora da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do grupo ALEPH. E-mail: rejany.projetociclos@gmail.com
Sumário:
Prefácio
Célia Linhares
Apresentação
Organizadoras
Máquinas, séries, navegações, redes e ciclos: metáforas para pensar e fazer a educação no mundo contemporâneo
Leila Nivea B. K. David, Rejany dos S. Dominick e Rose Clair Pouchain Matela
Escola em Ciclos no Brasil: aspectos históricos, panorama da situação atual e perspectivas para a pesquisa
Jefferson Mainardes
A cultura escolar e a instituição de novas práticas escolares: desafios para a formação de professoras/es
Andréa Rosana Fetzner
A implantação dos ciclos e o ofício de ser professor
Claudia de Oliveira Fernandes
A formação de professores e os ciclos escolares: memórias e diálogos em construção
Lea da Cruz; Leila Nivea B. K. David e Rejany dos S. Dominick
Analisando questões teóricas e práticas em uma escola da rede municipal de educação de Niterói: ciclos e sucesso escolar
Sidineia Muniz Kaneko
Sala de Recursos e os ciclos: a imbricação de um projeto de escola e de sociedade
Márcia Maria e Silva e Gisele Chaffin
Os ciclos educacionais: uma possibilidade de superação da lógica escolar tecnicista?
Rita Serra Faeda
Pistas para pensar o currículo na perspectiva dos ciclos
Nízia Ponte
Educação ambiental com jovens e adultos em uma escola em ciclos: uma experiência de trabalho baseada nas representações sociais
Fernanda Cosme da Costa
Aprender-ensinar na formação do pedagogo-pesquisador e no 1º ciclo da educação básica: música, identidade, leitura e escrita
Daiane Meiriele da Silva Mota e Francielle do Nascimento Rodrigues
Posfácio
Waldeck Carneiro
Avaliações
Não há avaliações ainda.