Descrição
Andréa Rosana Fetzner
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Formada em Ciências Sociais e pesquisadora na área de educação sobre os temas: ciclos, currículo, cultura escolar e avaliação. Tem vários artigos publicados e, além de organizadora da Coleção Ciclos em Revista, pela Wak Editora, publicou, pela Editora Mediação, “Ciclos de Formação, uma proposta transformadora”.
Sumário:
Apresentação
Andréa Rosana Fetzner
PARTE I
A AVALIAÇÃO E O DESEJO DE CONTROLAR O OUTRO NA ESCOLA
A mediação em contexto pedagógico – contributos de uma leitura psicanalítica em educação
Filipa Seabra e José Augusto Pacheco
Dar voz, silenciar, tomar a palavra. Democratização e subalternidade na avaliação escolar cotidiana
Maria Teresa Esteban
PARTE II
DAS POSSIBILIDADES DE AVALIAR SEM REPROVAR
Avaliação sem reprovação: elementos para o debate
Claudia de Oliveira Fernandes
Compreendendo o exame nas escolas (não) seriadas
Karla Righetto Ramirez de Souza
Avaliação escolar no ensino organizado em ciclos
Márcia Aparecida Jacomini
PARTE III
VOZES DA ESCOLA
Progressão continuada e avaliação: o que dizem os alunos?
Paulo Arcas
Inventar e investigar: a luta cotidiana por aprender a ler e a escrever a palavramundo na escola
Luciana Alves
Professores e ciclos: o que muda na prática docente?
Isabela Bilecki da Cunha
PARTE IV
DIÁLOGOS ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS
Da avaliação classificatória às práticas avaliativas participativas: esta migração é possível?
Andréa Rosana Fetzner
Avaliação na escola de ciclos de formação: teoria – prática
Jussara Margareth de Paula Loch
Dos saberes, dos conhecimentos – e da avaliação…
Ivam Martins de Martins
PARTE V
SOBRE PROCESSOS AVALITIVOS E RESULTADOS
As escolas com ciclos e seus resultados no processo de ensino-aprendizagem
Elba Siqueira de Sá Barreto
Ciclos: inclusão escolar?
Sandra Zákia de Sousa
Avaliação da aprendizagem e escola em ciclos: uma revisão de literatura (2000-2006)
Jefferson Mainardes
Ana Cláudia Gomes
Avaliações
Não há avaliações ainda.