Caminhos Para Uma Educação Antirracista – Teorias e práticas docentes

R$140,00

ISBN 978-85-7854-612-0

Organizadores: João José do Nascimento Souza e Paulo Melgaço da Silva Junior

Formato: 17x24cm

400 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2023

Resumo:

 

Após 20 anos de promulgação da Lei n.º 10.639/03 urge nas salas de aulas brasileiras a
necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de professores para uma
educação antirracista, em uma perspectiva dialógica.

O livro “Caminhos para uma educação antirracista: teorias e práticas docentes” nos
revela as possibilidades, os limites e as disputas para uma educação antirracista
consolidada nas vivências de educadores brasileiros, por meio de currículo(s)
decolonial(ais).

O olhar sensível dos autores promove um importante diálogo entre as práticas que
emergem do território da escola e a luta pelo não apagamento dos saberes construídos e
produzidos historicamente por homens e mulheres negras.

Por uma educação antirracista!

Glacione Arruda
(Diretora da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e
Formação Continuada da SME Duque de Caxias)

Descrição

Joao José do Nascimento Souza
Docente de Filosofia da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Exerce a função de
Orientador Educacional no Ensino Médio no Colégio Amaro Cavalcanti. Mestrado em Filosofia
e Ensino (CEFET). Pós-Graduação em Estudos Latino-Americanos (1988-1990) UNAM –
Universidad Nacional Automoma de México – Facultad de Filosofía y Letras, México, D.F.
Especialização em Ensino de História da África (2017 a 2018). Filosofia pela UERJ –
Universidade do Estado Do Rio de Janeiro (1985). Pedagogia (1995) pela UFRJ – Universidade
Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Melgaço da Silva Junior
Pós-Doutor em Educação pela UFRJ (2018). Doutor em Educação pela UFRJ (2014). Mestre
em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ (2008).
Possui graduação em Desenho e Plástica pela Escola de Artes Plástica da FUMA (1989).
Atualmente é professor e vice-diretor na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Theatro
Municipal do Rio de Janeiro). Professor de Arte na Secretaria Municipal de Educação de Duque
de Caxias. Professor colaborador no PPGEAC-UNIRIO.

 

Sumário

 

-Um prefácio antirracista 13

Marcelo José Derzi Moraes

 

-Apresentação 17

João José do Nascimento Souza e Paulo Melgaço da Silva Junior

 

-Afinal, por que construir uma Educação Antirracista e Decolonial?      23

Carolina Angélica Ferreira Netto e Luiz Fernandes Oliveira

 

-Raça, racismo e educação: discutindo [im]possibilidades [antirracistas] para a escola do século XXI [no Brasil]     41

William de Goes Ribeiro

 

-Negros pelos negros: a importância da representatividade no cotidiano escolar 57

Érika Loureiro Carvalho e Paulo Melgaço da Silva Junior

 

-Por uma educação antirracista: o lúdico como força para a costura das “ilusões em farrapos”          69

Camila Nagem Marques Vieira e Maria Vitória Campos Mamede

 

-Racismo religioso e a organização político-pedagógica da escola em uma sociedade laicamente cristã     81

Luiz Alberto Chaves Junior

 

-Memórias, saberes e fazeres que marcam a ação docente   101

Geni Lima

 

-Raça, gênero e sexualidade interrogando professores(as): perspectivas queer sobre a formação docente   125

Glenda Cristina Valim de Melo, Luciana Lins Rocha e Paulo Melgaço da Silva Júnior

 

– Análise das concepções de multiculturalismo(s) no Edital PNLD 2017        145

Jorge Cardoso Paulino, Ana Ivenicki e Rodrigo da Silva Campos

 

– O lixo vai falar: escrevivências na e com a Educação Infantil   165

Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves e Carolline Ferreira Sotero de Oliveira

 

-Educação Antirracista: possibilidades e experiências na primeira infância    185

Ana Carolina Oliveira da Silva

 

– Projeto pedagógico antirracista HQ da Tia Vivi: caminhos, estratégias e possibilidades para a garantia do

compromisso antirracista   203

Viviane Angelo Rodrigues

 

– Mandigas escritas nas encruzilhadas: leitura escrita em nós     219

Selma Maria da Silva

 

– “Eu gostaria de ter aprendido todas essas histórias antes”: Educação Antirracista e Afrofuturismo no Instituto

Federal do Rio de Janeiro – Arraial do Cabo      227

Maria Aparecida Gomes Ferreira

 

– A luta antirracista no ensino de Artes por meio de imagens desestabilizadoras   247

Marcelino Euzebio Rodrigues

 

– Afrocentricidade: percorrendo os valores civilizatórios na Educação Física    267

Grace Liz Justi dos Santos, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e Silva, Rafael de Castro Lima Barroso, Raíra Pereira Rodrigues,

Vitor Abdias Cabót Germano e Juliana Diuana de Castro

 

– Por uma Educação Antirracista no ensino de História e Geografia: experiências teórico-metodológicas

na Educação Básica    295

Carla Lopes e Tiago Dionísio

 

–  O ensino de Ciências Antirracistas: uma realidade possível?   317

Alexandre Romeiro

 

– Por uma Educação Antirracista no ensino de Ciências Exatas    327

Janaína de Azevedo Corenza

 

– Refletindo antirracismo a partir da Filosofia    343

Joao José do Nascimento Souza

 

– Reflexões de uma Educação Especial Antirracista: aproximações para um processo inclusivo   357

Ana Maria Marques Santos, Cátia de Lima Costa, Leonardo da Silva Pereira e Amanda Santana Delphim

 

– Possibilidades de uma Educação Antirracista na educação de jovens e adultos   371

Lilian Regina Araujo dos Santos e Iolanda de Oliveira

Informação adicional

Peso 0,700 kg
Dimensões 17 × 24 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?