Descrição
Currículo da autora:
Lucy Godoy nasceu em Santos, SP. Formada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, USP, em 1955, ministrou aulas em todos os graus de ensino, tanto no Brasil como no exterior. Trabalhou durante o ano de 1956 na República de El Salvador, América Central, na Faculdade de Educação Física e em escolas oficiais e particulares do País.
Em Portugal, no ano de 1998, trabalhou no Instituto de formação em Enfermagem, onde ministrou dois módulos sobre Qualidade de Vida do Enfermeiro do Trabalho, respectivamente nas cidades de Lisboa e Amadora.
Em 1978, licenciou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de São Caetano do Sul, SP.
Atualmente desenvolve trabalho em consultório e ministra cursos sobre a Terapia Floral do Dr. Bach, possuindo credenciamento internacional.
Sumário
PREFÁCIO ………………………………………………….. 11
APRESENTAÇÃO ………………………………………… 15
Profissionais que leram e
suas opiniões sobre este trabalho ………………………… 17
INTRODUÇÃO …………………………………………… 21
CAPÍTULO I – Nossa visão sobre Educação …… 27
Os pilares da Educação ……………………………………. 27
Família ………………………………………………………… 28
Escola ………………………………………………………….. 29
A difícil, mas gratificante, arte de educar ……………… 32
O que é a autoestima? ……………………………………… 41
CAPÍTULO 2 – A magia do lúdico auxiliando
no desenvolvimento das competências …………… 51
CAPÍTULO 3 – A Psicomotricidade
favorecendo a formação do ser triádico ………….. 57
Entendendo um pouco mais sobre a
Psicomotricidade ……………………………………………. 59
Habilidades motoras ……………………………………….. 60
Discutindo com os educadores um ponto de
vista pessoal, amparado nas leis da biologia e do
desenvolvimento infantil………………………………….. 61
Como acontece o processo “neuropsicomotor”? ……. 61
Reforço ………………………………………………………… 62
Quais são as estruturações psicomotoras básicas? …… 62
Esquema corporal …………………………………………… 63
Atenção para… ………………………………………………. 63
Dificuldades que a criança pode apresentar
por um esquema corporal não assimilado …………….. 65
Propostas adequadas para um
desenvolvimento pleno ……………………………………. 66
Estruturação espacial ………………………………………. 66
Sedimentando a Estruturação Espacial ………………… 70
Dificuldades que a criança pode apresentar por
uma Estruturação Espacial não assimilada ……………. 72
Estruturação temporal …………………………………….. 73
Sedimentando a Estruturação do Tempo …………….. 74
Dificuldades que a criança pode apresentar
por uma Estruturação Temporal não assimilada ……. 76
Coordenação motora ………………………………………. 77
Dificuldades que a criança pode apresentar
por uma Coordenação Motora não assimilada ………. 80
CAPÍTULO 4 – O afeto vinculando
a criança a seu “novo mundo” ………………………. 83
E finalizando nosso encontro ………………………… 93
PARTE II – Atividades práticas e
Considerações gerais ……………………………………. 97
Exercícios e vivências ……………………………….. 101
Exercitando a afetividade …………………………… 106
Exercitando a “magia” do lúdico …………………. 112
Trabalhando a Psicomotricidade …………………. 126
Referências e sugestões de leitura ………………….. 139
A autora 143
Avaliações
Não há avaliações ainda.