Descrição
Currículo da autora:
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1985). Especialista em Patologias da Voz pela Universidade Estácio de Sá (1988). Especialista em Linguagem pela Universidade de Franca/CEFAC (1998) com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (1999). Especialista em Fonoaudiologia Educacional com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011). Pós-Graduada em Psicomotricidade-Educação e Reeducação Psicomotora pelo UNI-IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), obtendo título de psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1995). Doutora em Fonoaudiologia com especialização em Comunicação Humana pela Universidad Museo Social Argentino (2007). Foi aluna do curso técnico de piano, finalizando as disciplinas de Teoria Musical (1978/1981) e de Elementos de Harmonia I e II(1982) do Centro de Letras e Artes – Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escritora da Coluna “Fonodialogando” da Revista Interação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Autora do livro intitulado “Aquisição da Leitura e da Escrita – Uma abordagem a partir da Consciência Fonológica” pela Wak Editora (2009). Recebeu Moção Honrosa da Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, Plenário Teotônio Villela, em 2 de dezembro de 2010, pelos relevantes serviços prestados no desempenho de suas funções à cidade do Rio de Janeiro. Atua como diretora, supervisora, fonoaudióloga clínica, organizadora de eventos e palestrante em congressos, cursos e eventos.
Sumário:
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
CAPÍTULO 1 – COMPREENDENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
1.1 As dificuldades de aprendizagem
CAPÍTULO 2 – A TEORIA LINGÜÍSTICA
2.1. O domínio da linguagem
2.1.a. Unidades e níveis das teorias que explicam a linguagem
2.1.b. O plano antropofônico e a comunicação oral da linguagem.
2.1.c Unidades lingüísticas e o desenvolvimento infantil
2.1.1. A fala
2.1.2. A leitura
2.1.3. A escrita
2.2. O desenvolvimento da linguagem
2.2.1. A aquisição do léxico
2.2.2. A aquisição do sistema fonético-fonológico
2.2.2.1. O sistema fonológico do português do Brasil
2.2.2.2. Aspectos suprassegmentais
2.2.3. A aquisição morfológica
2.2.4. Aquisição sintática
2.2.5. Aquisição semântica
CAPÍTULO 3 – A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
3.1. A implicação da consciência fonológica no aprendizado
3.1.1. A controvérsia na abordagem do tema.
3.2. A implicação da consciência fonológica na alfabetização
CAPÍTULO 4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
CAPÍTULO 5 – PROJEÇÃO DOS RESULTADOS E A INTER-RELAÇÃO DA FALA E DA ESCRITA
CAPÍTULO 6 – CONCLUSÃO
CAPÍTULO 7 – PRÁTICAS PARA TREINO DE HABILIDADES AUDITIVAS E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
CAPÍTULO 8 – EXERCÍCIOS PRÁTICOS
1 – Estimulação de Habilidades Auditivas
8.2 Consciência e Habilidades Fonológicas
REFERÊNCIAS
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