Descrição
Lilian Pinto Amaral
Fisioterapeuta graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (1985). Mestre (2003) e doutora (2016) em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Especialização em Tratamento Neuroevolutivo – Método Bobath A. B. F (1990). Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Advanced Baby Course pela Neuro-Developmental Treatment Association – NDTA/EUA (2014). Formação em Integração Sensorial pela Clínica Ludens, Campinas/SP, com a autorização da University South of Califórnia e a Western Psychological Services – WPS (2016). Capacitação em TheraTogs Fitter – Level I & II (2018). Capacitação nas Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena, terceira edição (2018).
Implantou e coordenou o curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba de 2010 a 2014, onde atuou também como docente. Na Pontifícia Universidade Católica – PUC, em Sorocaba foi docente no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, eixo específico da Fisioterapia, de 2013 a 2016.
Vilma Lení Nista-Piccolo
Licenciada em Educação Física. Bacharel em Fisioterapia. Mestre em Educação. Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, chefe do Departamento de Educação Motora. Foi professora titular da Universidade São Judas Tadeu, onde criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, sendo a responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado na área. Implantou o curso de graduação em Educação Física e Esporte da Metrocamp (Campinas). Tem experiência com pesquisas e publicações nas seguintes linhas de pesquisa: Cotidiano Escolar, Formação Docente, Educação voltada à Saúde, Educação Física escolar, Ginástica e Inteligência Corporal Cinestésica. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Coordena o Grupo de Pesquisa POTENCIAL. Foi pesquisadora do CNPq até 2016.
Sumário
APRESENTAÇÃO …………………………………………………………………. 9
- Síndrome de Down ……………………………………………………….. 11
- O processo de aprendizagem ……………………………………… 21
2.1 Memória ……………………………………………………………… 32
2.2 Atenção ………………………………………………………………. 38
2.3 Emoção ………………………………………………………………. 41
2.4 Função executiva ……………………………………………….. 44
2.5 Enriquecimento cerebral …………………………………… 50
- Aprendizagem na síndrome de Down ……………………….. 53
- Cotidiano escolar ………………………………………………………….. 71
- Inclusão escolar das crianças com
síndrome de Down nas escolas regulares ……………………… 87 - Formação e atuação docente …………………………………….. 93
- Afetividade e interação social
com reflexos na aprendizagem ……………………………………… 99 - Mediações na aprendizagem …………………………………….. 105
- Propostas de atividades que facilitam
ou dificultam a aprendizagem ………………………………………. 109 - Finalizando …………………………………………………………………. 117
REFERÊNCIAS 125
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