Descrição
Ana Maria Antunes de Campos
Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo – UNIFESP. Neuropsicopedagoga. Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Ensino Lúdico. Pós-Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de artigos e livros na área educacional. Atualmente é professora de Matemática – Ensino Médio, docente na Pós-Graduação e palestrante. Participa do grupo de pesquisa: A Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais – ILCAE – PUC/SP e de estudo da Unifesp – Linguagem e Formação Docente para o Trabalho em Cenários de (Ex-)Inclusão Escolar. Participa do grupo de pesquisa: Infância, Cultura e História – GEPICH, da Universidade Federal de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa: História da educação: intelectuais, instituições, impressos, da Universidade Federal de São Paulo.
SUMÁRIO
Apresentação……………………………….. 13
- Foco: Educação Matemática…………………. 17
- Reflexão: Alfabetização Matemática……….. 35
- Interdisciplinaridade: Matemática
no mundo…………………………………………… 55 - A arte e o brincar: Contribuição para
o desenvolvimento do raciocínio lógico……… 71 - Desenvolvendo habilidades e competências
matemáticas: Educação Infantil……………….. 87
Atividade 1 – Nós quatro………………….. 88
Atividade 2 – Indiozinhos…………………. 89
Atividade 3 – Que cor………………………. 90
Atividade 4 – Medindo…………………….. 91
Atividade 5 – Memória numérica………… 92
Atividade 6 – Faz de conta e Matemática. 93
Atividade 7 – Jogo dos erros………………. 93
Atividade 8 – Tangran Desafio…………… 95
Atividade 9 – Geometria das dobraduras.. 96
Atividade 10 – Boliche monetário……….. 97
Atividade 11 – Releitura de obra de arte.. 98
Atividade 12 – Vitamina numérica………. 99
- Desenvolvendo habilidades e
competências matemáticas: anos iniciais
do Ensino fundamental I………………………… 101
Atividade 1 – Quem vem antes e depois?. 102
Atividade 2 – Jogo das chamadas………… 103
Atividade 3 – Sacola dourada……………… 103
Atividade 4 – Cobras e serpentes…………. 104
Atividade 5 – Jogo da corrente…………… 105
Atividade 6 – Adição quinze………………. 106
Atividade 7 – Dominó……………………… 107
Atividade 8 – Tangran circular…………… 108
Atividade 9 – Releitura de obra de arte…. 109
Atividade 10 – Pinóquio geométrico……. 110
Atividade 11 – Geometria na Copa……… 111
Atividade 12 – O que é o que é?…………. 112
Atividade 13 – Senha……………………….. 114
- Conclusão: Papel do professor………………. 117
Referências. 131
Avaliações
Não há avaliações ainda.