Descrição
Currículo da autora:
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1985). Especialista em Patologias da Voz pela Universidade Estácio de Sá (1988). Especialista em Linguagem pela Universidade de Franca/CEFAC (1998) com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (1999). Especialista em Fonoaudiologia Educacional com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011). Pós-Graduada em Psicomotricidade-Educação e Reeducação Psicomotora pelo UNI-IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), obtendo título de psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1995). Doutora em Fonoaudiologia com especialização em Comunicação Humana pela Universidad Museo Social Argentino (2007). Foi aluna do curso técnico de piano, finalizando as disciplinas de Teoria Musical (1978/1981) e de Elementos de Harmonia I e II(1982) do Centro de Letras e Artes – Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escritora da Coluna “Fonodialogando” da Revista Interação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Autora do livro intitulado “Aquisição da Leitura e da Escrita – Uma abordagem a partir da Consciência Fonológica” pela Wak Editora (2009). Recebeu Moção Honrosa da Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, Plenário Teotônio Villela, em 2 de dezembro de 2010, pelos relevantes serviços prestados no desempenho de suas funções à cidade do Rio de Janeiro. Atua como diretora, supervisora, fonoaudióloga clínica, organizadora de eventos e palestrante em congressos, cursos e eventos.
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO E PROCESSAMENTO AUDITIVO
- RELACIONANDO AUDIÇÃO E APRENDIZAGEM
2.1 Sugestões de como pais e professores
podem ajudar
- ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DAS
HABILIDADES AUDITIVAS
3.1 Cuidados, sugestões e orientações úteis a serem observados e praticados
3.2 Sons produzidos pelo corpo humano
3.2.1 Vamos produzir sons
3.2.2. Atividades corporais: trabalhando linguagem, corpo, espaço e tempo
3.3 Consciência auditiva
3.4 Localização auditiva
3.5 Identificação auditiva
3.6 Atenção auditiva
3.7 Memória auditiva
3.8 Memória auditiva sequencial
3.9 Discriminação auditiva
3.10 Análise-síntese auditiva/Consciência Fonológica
3.11 Processamento temporal: frequência, intensidade, volume e duração
REFERÊNCIAS
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