Alfabetização de Alunos com TEA V3 (transtorno do espectro autista)

R$62,00

ISBN  978-85-7854-593-2

Autora: Dayse Serra

Formato: 16x23cm

100 páginas

Ano de publicação: 2º edição- 2023

Resumo

Se analisarmos, à luz dos estilos cognitivos, um aluno com autismo aprende a ler e a escrever de forma diferenciada em função das peculiaridades do funcionamento cerebral. Sendo assim, me vi diante da tarefa de precisar registrar cada etapa que nos conduziu ao sucesso e ao insucesso, apresentando ao leitor a fundamentação teórica, que subsidiou os estudos, e as principais ferramentas que usamos para que este projeto de vida não se transformasse em um manual com receitas de sucesso, mas sim em um material que sugerisse atividades para que o alfabetizador compreendesse o porquê da aplicação do conteúdo e sua forma, em cada etapa. Qual o resultado disso? Um trabalho extenso que se transformou em coleção, composto por três volumes assim divididos.

No volume 1 –  O leitor encontrará os subsídios iniciais para compreender o método, os elementos iniciais das abordagens e as teorias que sustentam a primeira fase da alfabetização e a história da construção dos métodos. Além disso, também terá instruções sobre como avaliar se o seu aluno já se encontra em condições de iniciar a alfabetização eficaz, pela a apresentação das vogais e encontros vocálicos, e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que contribuirão para uma alfabetização plena, por exemplo, aprender a desenhar.

No volume 2 – Tal qual como no volume 1, com as respectivas sustentações teóricas, o leitor encontrará a apresentação de todas as consoantes, os encontros consonantais e dígrafos, com vista ao amadurecimento da leitura. Espera-se que, ao final do volume 2, o aluno seja um leitor iniciante e autor de produções textuais básicas.

No volume 3 – Sempre à luz das pesquisas, esperamos orientar o alfabetizador para que auxilie ao seu aluno a alcançar níveis sofisticados de interpretação de texto, tornando-o também autor de produções escritas mais aprimoradas e compatíveis com a sua idade cronológica e ao ano de escolaridade frequentado.

Ao longo do meu percurso acadêmico, sobretudo de minha existência, aprendi que toda obra é incompleta. E nisso está a beleza da pesquisa e da estética da vida.

Que este trabalho seja um passo inicial para que a cada dia possamos trocar diferentes experiências e fazermos mais e melhor. Que tudo o que fizermos na direção da aprendizagem e qualidade de vida de nossos alunos, pacientes e familiares, justifique a nossa existência.

Descrição

Dayse Serra

Doutora em Psicologia Clínica pela PuC-Rio
Mestre em Educação Inclusiva pela UERJ.
Professora da UFF- Universidade Federal Fluminense.
Membro da comissão científica da Abenepi- Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria.
Educadora há 35 anos.
Pesquisas relacionadas com financiamento da FAPERJ premiadas pelo concurso Inovação e Pesquisa UFF 2016
Diretora do Instituto Theresa Serra- clínica social para autistas.
Implementadora do Programa de Educação de alunos com autismo dos municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo e Angra dos Reis.
Psicopedagoga Especificada em TEA
Palestrante e Escritora
Criadora do método de alfabetização de alunos autistas.

Sumário 

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO ………………………………….   11

INTRODUÇÃO ……………………………………………………………….   15

1 – INICIANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL …………………..   17

2 – INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ……………………………….   39

3 – PRODUÇÃO TEXTUAL ……………………………………………   55

4 – PRODUÇÃO DE TEXTO LIVRE ……………………………….   65

PALAVRAS FINAIS ………………………………………………………..   79

REFERÊNCIAS ………………………………………………………………..   81

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?