Afetividade e Inteligência

R$72,00

ISBN 978-85-88081-95-6

Autor: Cláudio J. P. Saltini

Formato: 16x23cm

152 páginas

Resumo:

Muitas vezes, pequenos detalhes são essenciais para a educação. O ser humano está fundamentado na conexão de seu sentir e de sua razão, nas suas próprias sensações e naquelas relacionadas ao contexto em que vive. A partir do sentimento e das percepções, vamos formando nossas experiências e nosso pensamento. Se a educação se faz por uma inter-relação, no caso entre o professor e o aluno, essa relação não pode ser alicerçada apenas na base das informações. Em 1980, doutor Saltini fundou em São Paulo a escola Casinha Pequenina baseada no modelo construtivista e inspirada na Psicanálise. Uma escola estruturada para formar seres humanos menos neuróticos e mais sensíveis à relação humana. Essa experiência, somada aos anos de pesquisa sobre Educação, dá respaldo às ideias apresentadas em ‘Afetividade e inteligência’.

Categorias: ,

Descrição

Currículo do autor:

CLÁUDIO J. P. SALTINI

Estudou Medicina (Itália). Psicólogo e psicanalista (Brasil). Membro fundador e ex-presidente do Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano da Faculdade de Saúde (USP). Membro Associado da Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo. Membro fundador e presidente do Centro de Estudos e Práxis Jean Piaget. Psicanalista pela Escola Freudiana de São Paulo.
Terapeuta e psicanalista do indivíduo, do grupo e da família.
Especialista em Terapia Familiar Sistêmica/PUC-SP.
Fundador do Instituto Educacional Jean Piaget – Escola Casinha Pequenina (escola modelo construtivista).

Autor do livro Afetividade & Inteligência – a emoção na educação
Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008 (5ª edição).
Coautor do livro Destruição e resgate do feminino no
homem e na mulher
. São Paulo: República Literária, 1999.

Organizador do livro Lacaneando. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

 

Sumário:

Apresentação

Capítulo I

Cognição e afetividade: o desejo de saber

Nascemos sem nenhuma percepção da realidade

Poderia porventura a educação escolar ter evitado ou diminuído a neurose no homem moderno?

A proteína mínima necessária ao entendimento do Mundo Social

O educador deveria ser um parteiro de ideias

Capítulo II

Escutar também é educar

 

Capítulo III

Uma educação para o século XXI

– Paradigmas para uma nova Pedagogia

Capítulo IV

O afetivo e o cognitivo na educação

Ligar/Conhecer – Religar/Saber

Pensar a vida

Egocentrismo e liberdade

A presença e a ausência da mãe promovem a inteligência

O sujeito transforma o objeto, assim como o Meio transforma o sujeito pleno

A escola é especialista em tirar a coragem e a iniciativa de seus alunos

O Pensar

Relacionando

A natureza em harmonia

Apenas o homem pode educar o homem

O bebê, um “ET” neste mundo

Na falta do objeto – um símbolo

Capítulo V

Caminhamos para uma nova postura educativa?

Desequilíbrio grupal

Regras, limites e leis

O afeto – o fio condutor

Capítulo VI

A compreensão figurativa do mundo explica a existência

Capítulo VII

Nascer para ser: aspectos cognitivos e afetivos

O papel fundamental e insubstituível da mãe “suficientemente boa”

O homem trabalha com a ausência, recriando com a mente os objetos subtraídos

O ser humano só poderá construir o paraíso se já tiver habitado esse paraíso

Capítulo VIII

Psicossomática no cotidiano infantil

Os desenhos conduzem a interpretações fundamentais sobre o quadro da criança

Agressividade trabalhada, transformada em fonte e produção de vida

De que forma o símbolo está relacionado ao soma

A adequação é fruto da estrutura cognitiva e de experiências prévias

Os símbolos carregam os componentes dos objetos lentamente subtraídos

Quando a simbolização não se processa, o desenvolvimento do ego é prejudicado

Referências

Informação adicional

Peso 0,230 kg
Dimensões 16 × 23 × 1 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?