Descrição
Currículo do autor:
CLÁUDIO J. P. SALTINI
Estudou Medicina (Itália). Psicólogo e psicanalista (Brasil). Membro fundador e ex-presidente do Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano da Faculdade de Saúde (USP). Membro Associado da Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo. Membro fundador e presidente do Centro de Estudos e Práxis Jean Piaget. Psicanalista pela Escola Freudiana de São Paulo.
Terapeuta e psicanalista do indivíduo, do grupo e da família.
Especialista em Terapia Familiar Sistêmica/PUC-SP.
Fundador do Instituto Educacional Jean Piaget – Escola Casinha Pequenina (escola modelo construtivista).
Autor do livro Afetividade & Inteligência – a emoção na educação.
Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008 (5ª edição).
Coautor do livro Destruição e resgate do feminino no
homem e na mulher. São Paulo: República Literária, 1999.
Organizador do livro Lacaneando. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
Sumário:
Apresentação
Capítulo I
Cognição e afetividade: o desejo de saber
Nascemos sem nenhuma percepção da realidade
Poderia porventura a educação escolar ter evitado ou diminuído a neurose no homem moderno?
A proteína mínima necessária ao entendimento do Mundo Social
O educador deveria ser um parteiro de ideias
Capítulo II
Escutar também é educar
Capítulo III
Uma educação para o século XXI
– Paradigmas para uma nova Pedagogia
Capítulo IV
O afetivo e o cognitivo na educação
Ligar/Conhecer – Religar/Saber
Pensar a vida
Egocentrismo e liberdade
A presença e a ausência da mãe promovem a inteligência
O sujeito transforma o objeto, assim como o Meio transforma o sujeito pleno
A escola é especialista em tirar a coragem e a iniciativa de seus alunos
O Pensar
Relacionando
A natureza em harmonia
Apenas o homem pode educar o homem
O bebê, um “ET” neste mundo
Na falta do objeto – um símbolo
Capítulo V
Caminhamos para uma nova postura educativa?
Desequilíbrio grupal
Regras, limites e leis
O afeto – o fio condutor
Capítulo VI
A compreensão figurativa do mundo explica a existência
Capítulo VII
Nascer para ser: aspectos cognitivos e afetivos
O papel fundamental e insubstituível da mãe “suficientemente boa”
O homem trabalha com a ausência, recriando com a mente os objetos subtraídos
O ser humano só poderá construir o paraíso se já tiver habitado esse paraíso
Capítulo VIII
Psicossomática no cotidiano infantil
Os desenhos conduzem a interpretações fundamentais sobre o quadro da criança
Agressividade trabalhada, transformada em fonte e produção de vida
De que forma o símbolo está relacionado ao soma
A adequação é fruto da estrutura cognitiva e de experiências prévias
Os símbolos carregam os componentes dos objetos lentamente subtraídos
Quando a simbolização não se processa, o desenvolvimento do ego é prejudicado
Referências
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