A intervenção Psicopedagógica – Desafios do dia a dia na clínica

R$64,00

ISBN 978-85-7854-416-4

Organizadora: Ana Celina Vasconcellos

Formato: 14x21cm

172 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2018

Resumo:
Ler artigos e relatos de estudos de caso sobre a clínica psicopedagógica é fornecer subsídios para um trabalho consistente no campo teórico e prático e enriquecer a base da Psicopedagogia.
Ora, para você ser um psicopedagogo e atuar como tal e experienciar essa Psicopedagogia prática, é preciso ler o que falam os psicopedagogos clínicos porque essa sensibilidade não se ensina, ela passa pela experiência, no contato com o outro. Você tem de experimentar.
Este livro nos mostra exemplos da atuação clínica de uma equipe de psicopedagogos do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, como as dificuldades não resolvidas no ser humano provocam sofrimento. Esta obra nos convida a adotar uma postura flexível, dinâmica, reflexiva e interrogante à escuta desse ser humano e de sua família que nos procura.
A Psicopedagogia vem conquistando ao longo dos últimos 40 anos um lugar de grande importância no campo da educação. Com ela, conceitos como desenvolvimento humano, aprendizagem, sistemas familiares e escolares vêm sendo revistos e ressignificados.
A atuação do psicopedagogo nas escolas, nas clínicas multidisciplinares e em diversas instituições já é um fato confirmado e reconhecido por sua importância.
Desejo que a leitura deste livro estimule nos leitores a vontade de pensar a Psicopedagogia, acreditar nela e apostar na sua prática.

Categoria:

Descrição

Sumário:

Apresentação
Autonomia e autoria de pensamento na clínica psicopedagógica
Adriana Martins Reis
Inteligência e afetividade na construção do conhecimento: uma reflexão sobre o olhar na educação e o conceito de modalidade de aprendizagem
Clarissa Staffa Nascimento
O processo de individuação da criança
Bety Ribeiro Corrêa
Uma reflexão sobre a ausência materna nas questões da construção do conhecimento
Danielle Goldsztajn
O que fazer quando uma avaliação psicopedagógica foge aos padrões do protocolo
Laís A. S. Machado
Afeto “inteligente” – uma proposta para individuação, autoria e autonomia
Cinthia Peixoto Vieira
É brincando que se aprende – a importância da atividade lúdica na plasticidade do processo de construção de conhecimento
Teresa Cardoso Ourivio
O desenho da dupla educativa no processo de avaliação psicopedagógica
Daniela G. Bastos Perez
O hiato psicopedagógico: intervalo de tempo entre a pergunta formulada e sua resposta
Ana Celina Aquino Vasconcellos

Informação adicional

Peso 250 g
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?