Descrição
José Ricardo M. Machado
Professor de Educação Física (Uniabeu). Pedagogo (UniBf). Graduado
em Ciência da Felicidade (Unicesumar). Doutor em Educação
Emocional (Instituto Pertencer). Mestre em Ciências do Esporte
(Instituto Pertencer).
Maria Fernanda Celli de Oliveira
Pedagoga. Doutora em Educação Escolar (UNESP). Mestra em
Educação Escolar (UNESP). Mestra em Educação Sexual (UNESP).
Especialista em Neuropsicopedagogia (UNIMAR).
Thays Babo
Psicóloga (USU). Mestra em Psicologia Clínica (PUC-RIO). Bacharel
em Comunicação Social (UFF).
Sumário
Introdução ao tema: Marcos Ribeiro ……………………………….. 11
Capítulo 1: O que são as competências socioemocionais?
– Maria Fernanda Celli de Oliveira ……………………………………… 15
Capítulo 2: A escola e o seu papel no desenvolvimento das competências socioemocionais –
José Ricardo M. Machado 25
Capítulo 3: Educação Socioemocional e BNCC
– José Ricardo M. Machado …………………………………………………. 39
Capítulo 4: As metodologias ativas e as competências socioemocionais –
Maria Fernanda Celli de Oliveira …………. 53
Capítulo 5: Por que trabalhar com as famílias?
– Thays Babo ……………………………………………………………………….. 63
Capítulo 6: Para além da aprendizagem: competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental
e ao bullying –
Thays Babo …………………………………………………. 77
Fomos nós que escrevemos este livro para você …………….. 91
Avaliações
Não há avaliações ainda.