A Escola e as Competências Socioemocionais na Educação

R$50,00

ISBN 978-85-7854-677-9

Autora: José Ricardo M. Machado, Maria Fernanda Celli de Oliveira e Thays Babo

Formato: 14x21cm

96 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo:

Este livro A escola e as competências socioemocionais na
educação traz de forma didática e fácil compreensão a importância da
abordagem das competências socioemocionais para a formação
do(a) professor(a) e o desenvolvimento do(a) estudante e, nesse
sentido, refere-se à capacidade de lidar com as próprias emoções, sua
comunicação e a relação de convivência com o outro, sendo
socialmente responsável.
Atualmente, não cabe mais – se é que, em algum momento, fez
sentido – pensarmos em uma educação tradicional, que privilegia uma
aprendizagem sem a participação ativa dos(as) estudantes, focada na
repetição e memorização, sem vê-los(as) como um ser completo, com
suas emoções e interação social.
Como educadores(as) é importante percebemos que a prática
pedagógica precisa ir além dos fatores cognitivos, possibilitando ao(à)
estudante a aquisição de competências e habilidades que os(as)
habilitem a desenvolver suas emoções e criticidade, sabendo lidar de
forma autônoma e saudável.
O livro A escola e as competências socioemocionais na educação
coopera para o pleno desenvolvimento físico, psicológico, social e
cognitivo do processo de aprendizagem.

Categorias: ,

Descrição

José Ricardo M. Machado
Professor de Educação Física (Uniabeu). Pedagogo (UniBf). Graduado
em Ciência da Felicidade (Unicesumar). Doutor em Educação
Emocional (Instituto Pertencer). Mestre em Ciências do Esporte
(Instituto Pertencer).

Maria Fernanda Celli de Oliveira
Pedagoga. Doutora em Educação Escolar (UNESP). Mestra em
Educação Escolar (UNESP). Mestra em Educação Sexual (UNESP).
Especialista em Neuropsicopedagogia (UNIMAR).

Thays Babo
Psicóloga (USU). Mestra em Psicologia Clínica (PUC-RIO). Bacharel
em Comunicação Social (UFF).

 

Sumário

 

Introdução ao tema: Marcos Ribeiro ……………………………….. 11

 

Capítulo 1: O que são as competências socioemocionais?

– Maria Fernanda Celli de Oliveira ……………………………………… 15

 

Capítulo 2: A escola e o seu papel no desenvolvimento das competências socioemocionais –

José Ricardo M. Machado 25

 

Capítulo 3: Educação Socioemocional e BNCC

– José Ricardo M. Machado …………………………………………………. 39

 

Capítulo 4: As metodologias ativas e as competências socioemocionais –

Maria Fernanda Celli de Oliveira …………. 53

 

Capítulo 5: Por que trabalhar com as famílias?

– Thays Babo ……………………………………………………………………….. 63

 

Capítulo 6: Para além da aprendizagem: competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental

e ao bullying –

Thays Babo …………………………………………………. 77

 

Fomos nós que escrevemos este livro para você …………….. 91