A Conversa Sobre Gênero na Escola – Aspectos conceituais e político-pedagógicos

R$90,00

ISBN 978-85-7854-483-6

Organizador: Marcos Ribeiro

Formato: 17x24cm

284 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 20219

Resumo

A obra A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA traz este tema tão importante para o debate na formação continuada dos(as) professores(as) e de todos os atores sociais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

Muito se discute sobre gênero, mas poucas são as discussões que trazem à luz o verdadeiro significado deste tema e toda a sua construção na formação de crianças e adolescentes, em uma interface com as mais diferentes áreas do conhecimento. Este, inclusive, é o principal diferencial deste livro.

Gênero é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como uma das abordagens do Tema Transversal Orientação Sexual e está presente na  Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º quando reconhece que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”.

Mas não é só isso. Tal relevância do tema fez a ONU MULHERES propor um currículo para a abordagem de gênero na escola, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 12, pela inclusão da Lei n.º 13.663, de 2018, apresenta novas responsabilidades para a gestão escolar como o combate ao bullying e à cultura pela paz.

Neste sentido, a diversidade e as questões de gêneros são um dos temas que mais causam conflitos (bullying), preconceitos e discriminação nos espaços escolares e, neste sentido, educadores(as) e a sociedade como um todo não podem fechar os olhos a esta realidade e deixar de buscar o conhecimento.

Por isso, você tem uma ótima oportunidade de começar agora a entender este tema de forma científica e longe das FAKE NEWS. Fazemos este convite a você. Aceita?

 

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Descrição

Marcos Ribeiro


Educador e especialista em Educação Sexual.
Palestrante e autor, premiado pela Academia de Letras, com mais de 10 livros publicados para crianças, adolescentes, pais e professor.
Consultor pontual na área de sexualidade com trabalhos realizados para: John Hopkins University, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Ministérios da Educação, Saúde, Ação Social e Defesa, entre outras instituições públicas e privadas.
Parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental I, tema transversal Orientação Sexual) para o Ministério da Educação.
Parceiro de programas de rádio e televisão, jornais e revistas, sendo colunista em tempos diversos nestes veículos.
Consultor/coordenador de curso de Educação a Distância para o Ministério da Educação / TV Educativa, sobre “Sexualidade, Saúde e Prevenção”.

Sumário

Apresentação ……………………………………………….       11

Marcos Ribeiro

Capítulo 1:
O começo dessa história: discussões
iniciais sobre gênero …………………………………………       17

Eliane Rose Maio (Maringá / PR)

Capítulo 2:
Identidade pessoal e de gênero – papel de
gênero – orientação sexual e atividade sexual
……       31

Maria do Carmo de Andrade Silva (Rio de Janeiro / RJ)

Capítulo 3:
A abordagem de gênero
com crianças e adolescentes ……………………………..       49

Vânia Beliz (Beja, Alentejo / Portugal)

Capítulo 4:
Empoderamento de meninas
e masculinidades positivas ………………………………..       61

Caroline Arcari (Petrópolis / RJ)

Capítulo 5:
A produção das identidades em ambiente
escolar: a experiência a partir do olhar
de um adolescente ……………………………………………       75

Fabricio Pupo Antunes (Campo Grande / MS)

Capítulo 6:
As políticas educacionais e a questão de gênero ..       89

Tereza Cristina Fagundes (Salvador / Bahia)

Capítulo 7:
Gênero e diversidade sexual: dos instrumentos            

normativos à prática educativa …………………………     107

Fábio Meirelles (Rio de Janeiro / RJ)

Capítulo 8:
A invenção da “Ideologia de gênero” ………………..     121

Rogério Diniz Junqueira (Brasília / DF)

Capítulo 9:
Debater sexualidade e gênero
em sala de aula é um direito constitucional ……….     141

Mariana Braga (Brasília / DF)

Capítulo 10:
A abordagem do tema sexualidade
e gênero em sala de aula …………………………………..     155

Marcos Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)

Capítulo 11:
O trabalho de gênero na interface
entre educação e saúde …………………………………….     169

Christina Gonçalves (Rio de Janeiro / RJ)
Virginia Ribeiro (Rio de Janeiro / RJ)

 

Capítulo 12:
A parceria família-escola: os pais
diante da diversidade de gênero ……………………….     185

Ana Canosa (São Paulo / SP)

Capítulo 13:
Gênero e sexualidade em cena: percepções
e possibilidades do teatro na escola …………………..     201

Bruno Ganem (Rio de Janeiro / RJ)

Capítulo 14:
Violência de gênero ………………………………………….     215

Marisa Gaudio (Rio de Janeiro / RJ)

Capítulo 15:
Raça e racismo: diacríticos fundamentais
ao lidar com gênero e diversidade …………………….     229

Rosiane Rodrigues de Almeida (Rio de Janeiro / RJ)

Capítulo 16:
Nome e transgeneridade. A garantia de
acesso a direitos civis, sociais e o seu uso nos registros escolares da educação básica ……………………………………………….     243

Marcelo Dealtry Turra (Rio de Janeiro / RJ)

Informação adicional

Peso 0,450 kg
Dimensões 23 × 17 × 03 cm

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