A Cognição Humana – A relação entre o intelecto e o desejo no aprender e no não aprender – O pensamento teórico do Tekoa

R$68,00

ISBN 978-85-7854-737-0

Autora: Maria Luiza Oliveira Castro de Leão

Formato: 14x21cm

132 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo:

O livro “A cognição humana: a relação entre o intelecto e o desejo no
aprender e no não aprender” apresenta investigações teóricas, com
exemplos práticos, sobre o pensamento aprendente que articula a
intelecção e o desejo, fornecendo ao leitor subsídios que embasam o
desenvolvimento de uma dupla leitura, lógica e simbólica, básica para o
entendimento dos fenômenos da aprendizagem humana e, portanto, o
cerne da psicopedagogia como um campo do saber.
A obra apresenta uma reflexão sobre o conceito de “turbulência” no
campo da psicologia, um estudo sobre a desequilibração cognitiva e seu
impacto simbólico-dramático no pensamento aprendente. Estudo
experimental que prova a existência dos dois domínios, o lógico-
conceitual e o desiderativo, articulados no pensamento no ato de
conhecer.
O livro descreve um postulado teórico para o campo da aprendizagem
humana, portanto da psicopedagogia denominado “noologia
estruturalista”, que propõe as leis que regem a relação entre razão e
desejo, colocando o pensamento aprendente como condição para a
aprendizagem e seus distúrbios. A obra aponta ainda para uma
pedagogia da turbulência.

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Descrição

Maria Luiza Oliveira Castro de Leão
Fundadora do Tekoa, Centro de Estudos da Aprendizagem, no Rio de
Janeiro, onde atua como diretora, psicopedagoga, professora e
pesquisadora.

Autora de artigos na área de Educação, Psicologia Cognitiva e
Psicopedagogia.
Pedagoga (Puc-Rio). Especialização em Psicopedagogia Clínica (Jorge
Visca, CEP. Buenos Aires). Possui Diploma de Estudos Aprofundados –
DEA e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris V.
Sorbone.
Realizou uma pesquisa de pós-doutorado, no domínio da
Psicopedagogia Comunitária (direção de Lygia Segala da UFF
/Universidade Federal Fluminense). Na interface entre a Antropologia
Social e Psicopedagogia Comunitária, o estudo desenvolveu o projeto
“circulando memória” que propõe a “roda de conversa operativa”, como
técnica psicopedagógica que facilita a circulação de conhecimentos
intergeracionalmente e intercomunitariamente.

 

Sumário

Prefácio 15
Apresentação da 2ª edição 19
Apresentação 21
Introdução 25
Os Momentos de Turbulência no campo da psicologia 31
A Noologia Estruturalista, um ente mental 37
A Noologia Estruturalista como um campo teórico
para os fenômenos de aprendizagem 43
Por que Noologia? Por que essa terminologia? 47
Defendendo a articulação, sem a integração,
das estruturas do pensamento 55
O pensamento no ato de aprender como
uma estrutura estruturante 59
Avançando experimentalmente 67
Questionando a cisão radical 69
As ciências experimentais. Outro subproduto da tese,
mas que nasceu muito antes…  . 77
Conclusão (2013) 93
Interlocução de Sara Pain 97
Glossário 109
Referências 111
Anexos:
1. Autores que pensaram e construíram possibilidades
de aproximação teórica entre a psicanálise e a
psicologia genética 117
2. Piaget e a classificação dos momentos de
turbulência 124
3. Jorge Visca (mestre inspirador) 128
4. Gérard Vergnaud (conselheiro científico) 129
5. Sara Pain (conselheira científica do Tekoa) 130

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

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