A BNCC e a Nova Didática – Práticas para a sala de aula

R$58,00

ISBN 978-85-7854-563-5

Autora: Ivanilde Moreira

Formato: 14x21cm

148 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2023

Resumo:

 

Esta obra se propõe a tornar o conteúdo da BNCC mais próximo da prática pedagógica cotidiana dos professores e das professoras da Educação Básica brasileira.

Pretende ainda traçar paralelos teóricos e práticos entre o currículo e a BNCC, com a finalidade de esclarecer que, embora ambos tratem do mesmo universo (a escola e a sala de aula), os dois têm focos diferentes; enquanto a BNCC coloca seu foco no verbo “aprender” (estabelecendo direitos de aprendizagem, uma vez que é uma Lei Federal), o currículo está centralizado no verbo “ensinar”, pois, sendo uma construção social, histórica e política (não é neutro), deve definir os conteúdos e as metodologias de ensino próprios para cada etapa da escolarização.

Categorias: ,

Descrição

Ivanilde Moreira é natural de Brejo Alegre (SP).

Possui Mestrado em Linguística Aplicada (UNICAMP). Pós-graduada em Didática e graduada em Pedagogia. Atua como consultora nas áreas de Pedagogia, Gestão Educacional, Empresarial, Municipal e Palestras em nível nacional. Foi secretária municipal de Educação no Município de Casa Branca (SP) no período de 2017 a 2020.

 

Sumário

APRESENTAÇÃO ………………………………………………………………… 15

INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………. 17

CAPÍTULO I
A organização curricular da Educação Básica no Brasil ……. 21

        Antecedentes ……………………………………………………………. 23

        Transposição didática ou mediação didática? …………. 68

        As inovações educacionais advindas da BNCC ………… 72

        O processo de avaliação à luz da BNCC …………………… 81

 

CAPÍTULO II
A estrutura administrativo-pedagógica

da escola brasileira ……………………………………………………………. 89

        A instância do planejamento educacional ……………….. 91

        Projeto Político-Pedagógico e

        Regimento Escolar ……………………………………………………. 93

        A construção dos planejamentos de ensino …………….. 94

        Planejamento do ensino …………………………………………… 95

CAPÍTULO III
O Currículo na Prática ……………………………………………………… 101

        EDUCAÇÃO INFANTIL – Pré-escola – MATRIZ E

        GRADE CURRICULAR ………………………………………………. 104

        Distribuição de carga horária de acordo com a

        matriz curricular ……………………………………………………… 105

        Sugestão de rotina a partir da carga horária

        contemplada na matriz curricular …………………………… 107

        ENSINO FUNDAMENTAL – MATRIZ E GRADE

        CURRICULAR …………………………………………………………… 109

        Distribuição de carga horária de acordo com a

        matriz curricular ……………………………………………………… 110

        Sugestão de rotina a partir da carga horária

        contemplada na matriz curricular …………………………… 111

CAPÍTULO IV
Os reflexos da BNCC e do novo currículo

na gestão escolar …………………………………………………………….. 115

        Diretor (gestor de processos) …………………………………. 117

        Coordenador pedagógico (gestor de talentos) ……… 120

        Professor (gestor de conhecimentos) …………………….. 123

        O papel da liderança educacional ………………………….. 124

        A gestão escolar de um currículo orientado por

        competências ………………………………………………………….. 126

        O lugar no Projeto Político-Pedagógico no novo

        currículo advindo da BNCC …………………………………….. 129

CONCLUSÃO …………………………………………………………………… 133

REFERÊNCIAS               137

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?