Tratado de Mediação de Conflitos Escolares

R$102,00

ISBN 978-65-86095-46-3

Organizadoras: Ângela Mathylde Soares e Silvana Cordeiro Felipetto

Formato: 14x24cm

260 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

Resumo

Mediar conflitos é uma necessidade altamente discutida e estimulada no âmbito jurídico e pouco utilizada no contexto escolar. Em tempos que a cultura do litígio prevalece, a Mediação de Conflitos se apresenta como uma das alternativas mais viáveis para resolução dos impasses com maior agilidade, baixo custo e efetividade das decisões tomadas pelas partes, vez, que comparado ao processo judicial, a mediação não precisa passar por todas as fases que o judicial impõe.

A partir dessa leitura, você também pode entender melhor a importância de usar métodos apropriados de soluções extrajudiciais de conflitos em âmbito escolar, baseados nas legislações vigentes. Além de apresentar fatores humanísticos e científicos requisitados para trabalhar os diversos métodos de construção de consensos.

Os focos do livro são o fortalecimento do poder dialogal por meio de técnicas utilizadas no Brasil e em Portugal, as políticas públicas praticadas no Brasil que permitem ao leitor compreender como se dá a resolução dos litígios fora do âmbito judicial, visando sempre evitar o enorme desgaste de um processo estendido, além de arcar com altos custos com profissionais e despesas processuais difíceis de mensurar.

 

Categoria:

Descrição

Ângela Mathylde Soares

DR.h.c. Ph.D Pedagogia. Psicopedagoga. Psicanalista. Especialista em Psicanálise. Professora. Escritora. CEO da Clínica Aprendizagem e Companhia – Saúde Integral e Instituto Profª. Ângela Mathylde. Coordenadora da Faculdade Plus na Região Sudeste. Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil. Diretora do Grupo de Investigação Clínica em Saúde e Educação da União Europeia/G3TES. Membro da área acadêmica da Associação Mineira de Psicanálise (AMAP). Professora Honorária.

 

Silvana Cordeiro Felipetto

Co-Founder do Instituto de Mediação Alleanza. Advogada. Conciliadora. Mediadora. Escritora de livros na área de mediação de conflitos. Mediadora Judicial inscrita no Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. Mediadora privada pertencente ao quadro da Fundação Getúlio Vargas – FGV com atuação na Recuperação Judicial do Grupo OI. Capacitada em Mediação de Conflitos Avançada pela Estudiar in Buenos Aires. Palestrante nas áreas Educação e Mediação de Conflitos. Premiada com Moção Honrosa pelo Programa Erasmus+ da União Europeia – Títulos: People Expression (2017) e Special Tribute (2018/2019).

 

Sumário

PREFÁCIO

ADOLFO BRAGA NETO…………………………………………………….. 17

 

A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO CONTEXTO ESCOLAR – BREVES REFLEXÕES

ADOLFO BRAGA NETO…………………………………………………….. 23

 

EMPATIA E COOPERAÇÃO: AS COMPETÊNCIAS DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM NO CONTEXTO ESCOLAR

ANA CLÁUDIA GOMES DA CRUZ

LUCIANA ALVES SALES DA SILVA…………………………………….. 43

 

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES POR SEUS PARES

CRISTIANE SABINO SPINA……………………………………………….. 61

 

A DEFENSORIA PÚBLICA E AS MEDIDAS EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS NA SEARA DA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

ESTÊVÃO MACHADO DE ASSIS CARVALHO

FERNANDA CRISTIANE FERNANDES H. MILAGRES

LUÍS RENATO BRAGA ARÊAS PINHEIRO…………………………. 79

 

MEDIAÇÃO PELA INCLUSÃO: NOVOS PARADIGMAS

LUÍS MIGUEL NEVES……………………………………………………….. 97

 

PROCESSOS CIRCULARES NO CONTEXTO ESCOLAR

MARIA REGINA BIANCO DOURADO…………………………….. 123

 

VIVÊNCIA ESCOLAR NO AMBIENTE DE CONCILIAÇÃO

MARIZA ALVES AFFONSO………………………………………………. 145

 

A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE PACIFICAÇÃO

MAURÍCIO MORAIS TONIN ………………………………………….. 163

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE AMEDIAÇÃO E A ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

RENATA PORTO ADRI……………………………………………………. 179

 

Mediação Sistêmica nas Escolas: prevenção de conflitos e promoção da aprendizagem

RINALDO ALMEIDA……………………………………………………….. 203

 

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O TEMA

KÊNIA BARCELOS DRUMOND

SANDRO EDUARDO ROUSSIN SOARES………………………… 223

 

POSFÁCIO

ELISABETE PINTO DA COSTA………………………………………… 239

Informação adicional

Peso 0,600 kg
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

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