Transtorno do Espectro Autista – Oficinas multissensoriais

R$64,00

ISBN 978-65-86095-03-6

Autora: Valéria Sales

Formato: 14x21cm

166 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020 / 2º edição – 2023

Resumo:

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, em sua maioria, apresentam dificuldades sensoriais. Para elas, essa característica é desafiante e esmagadora na sua relação com o “outro”, no seu processo de socialização e inclusão. Este livro foi construído partindo da prática e da observação do incômodo que as pessoas com TEA sentiam aos estímulos que elas eram expostas.

Este livro responde se o trabalho com oficinas multissensoriais de corpo/movimento pode contribuir para potencializar processos de sociabilização e aproximação com o “outro”. A pesquisa, realizada para conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF) foi desenvolvida na Clínica – Escola do Autista, tendo como objetivo romper barreiras sensoriais que constituem transtornos comportamentais na vida dessas pessoas.

Aqui estão descritas intervenções (interações), projeto da oficina multissensoriail, ananmese, protocolos, que conduzem ações que visam ao “encontro entre corpos”. São descritas as observações, os dados colhidos e experimentados e os registros das tentativas e os resultados adquiridos com as intervenções realizadas.

Descrição

Valéria Sales dos Santos Prado Pereira

 

Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Fonoaudiologia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff. Experiência na área de educação e na clínica. Especialização em Educação Especial Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Gestão Escolar, Atendimento Educacional Especializado e Intervenção Análise do Comportamento Aplicada/Applied Behavior Analysis (ABA) para Autismo e Deficiência Intelectual, pelo Child Behavior Institute of Miami (CBI OF MIAMI). Atualmente, é pós-graduanda em Neuropsicologia. Concursada em Educação Especial na rede pública municipal de Itaboraí. Idealizadora e implementadora da Coordenação da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí e, desde então, vem atuando como coordenadora. Idealizadora do projeto do Espaço Multidisciplinar em Educação e Saúde – Espaço AMES e atua como diretora desse Espaço. É uma das profissionais que participou ativamente da concepção e construção dos projetos Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (NAPEM) e da Clínica-Escola do Autista, idealizado pela ativista Berenice
Piana.

 

SUMÁRIO

PREFÁCIO          19

INTRODUÇÃO        23

  1. Por que o Transtorno do Espectro Autista? 25

Alguns apontamentos sobre as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Município de Itaboraí       28

A corporeidade e as sensações na criança com TEA – Transtorno do Espectro Autista             32

  1. TEA – Transtorno do Espectro Autista e a desordem sensorial       39

Breve histórico do Transtorno do Espectro Autista (TEA)       39

O sistema sensorial no Transtorno do Espectro Autista          42

Sistema Tátil           44

Sistema Olfativo        45

Sistema Visual          45

Sistema Auditivo        46

Sistema Vestibular           47

Sistema Gustativo            48

Sistema Proprioceptivo       48

  1. Desordem de integração sensorial 51
  2. Avaliação da desordem sensorial 57
  3. Teoria de integração sensorial 61
  4. Terapia/Intervenção em Integração Sensorial 63

Estratégias de Intervenção Sensorial           64

Sala de Intervenção Sensorial            65

  1. RESULTADOS 69

Análise Pré-Atividades da

Oficina multissensorial            69

Análise das Atividades da

Oficina Multissensorial            84

Análise dos Resultados Pós-Oficina       91

Conclusões        94

Perspectivas            95

  1. PÊNDICES 97

8.1 Projeto Oficina Multissensorial            97

8.2 Anamnese            109

8.3 Anamnese Social          117

8.4 Pesquisa Questionário (Pré-Oficina)

do Processamento do Sistema Sensorial          124

8.5 Pesquisa Questionário (Pós-Oficina)

do Processamento do Sistema Sensorial          134

8.6 Breve Histórico do Transtorno do

Espectro Autista (TEA)             141

8.7 Ficha Registro Flexibilização Curricular/

Currículo Funcional, Currículo para a vida           142

  1. ANEXOS 147

9.1 Escala CARS – Childhood Autism Rating Scale      147

9.2 Depoimento 1 Terapeuta Ocupacional         157

9.3 Depoimento 2 Terapeuta Ocupacional         158

REFERÊNCIAS             159

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?