Descrição
Valéria Sales dos Santos Prado Pereira
Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Fonoaudiologia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff. Experiência na área de educação e na clínica. Especialização em Educação Especial Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Gestão Escolar, Atendimento Educacional Especializado e Intervenção Análise do Comportamento Aplicada/Applied Behavior Analysis (ABA) para Autismo e Deficiência Intelectual, pelo Child Behavior Institute of Miami (CBI OF MIAMI). Atualmente, é pós-graduanda em Neuropsicologia. Concursada em Educação Especial na rede pública municipal de Itaboraí. Idealizadora e implementadora da Coordenação da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí e, desde então, vem atuando como coordenadora. Idealizadora do projeto do Espaço Multidisciplinar em Educação e Saúde – Espaço AMES e atua como diretora desse Espaço. É uma das profissionais que participou ativamente da concepção e construção dos projetos Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (NAPEM) e da Clínica-Escola do Autista, idealizado pela ativista Berenice
Piana.
SUMÁRIO
PREFÁCIO 19
INTRODUÇÃO 23
- Por que o Transtorno do Espectro Autista? 25
Alguns apontamentos sobre as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Município de Itaboraí 28
A corporeidade e as sensações na criança com TEA – Transtorno do Espectro Autista 32
- TEA – Transtorno do Espectro Autista e a desordem sensorial 39
Breve histórico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 39
O sistema sensorial no Transtorno do Espectro Autista 42
Sistema Tátil 44
Sistema Olfativo 45
Sistema Visual 45
Sistema Auditivo 46
Sistema Vestibular 47
Sistema Gustativo 48
Sistema Proprioceptivo 48
- Desordem de integração sensorial 51
- Avaliação da desordem sensorial 57
- Teoria de integração sensorial 61
- Terapia/Intervenção em Integração Sensorial 63
Estratégias de Intervenção Sensorial 64
Sala de Intervenção Sensorial 65
- RESULTADOS 69
Análise Pré-Atividades da
Oficina multissensorial 69
Análise das Atividades da
Oficina Multissensorial 84
Análise dos Resultados Pós-Oficina 91
Conclusões 94
Perspectivas 95
- PÊNDICES 97
8.1 Projeto Oficina Multissensorial 97
8.2 Anamnese 109
8.3 Anamnese Social 117
8.4 Pesquisa Questionário (Pré-Oficina)
do Processamento do Sistema Sensorial 124
8.5 Pesquisa Questionário (Pós-Oficina)
do Processamento do Sistema Sensorial 134
8.6 Breve Histórico do Transtorno do
Espectro Autista (TEA) 141
8.7 Ficha Registro Flexibilização Curricular/
Currículo Funcional, Currículo para a vida 142
- ANEXOS 147
9.1 Escala CARS – Childhood Autism Rating Scale 147
9.2 Depoimento 1 Terapeuta Ocupacional 157
9.3 Depoimento 2 Terapeuta Ocupacional 158
REFERÊNCIAS 159
Avaliações
Não há avaliações ainda.