Descrição
GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.
SUMÁRIO
Apresentação ………………………………………………… 15
Teorias e Conceitos ……………………………………….. 17
O que é Psicomotricidade? ……………………………. 19
Quem é psicomotricista? ………………………………. 19
Quais são suas áreas de atuação? ………………….. 19
Qual é a clientela atendida pelo psicomotricista? 20
Em que mercado de trabalho o psicomotricista
atua? ………………………………………………………. 20
A construção de ambientes educativos na
multiplicidade dos espaços ……………………………… 20
Formação do Psicomotricista Escolar……………. 33
O bicho papão de nossos dias: reflexões sobre o
medo nas relações educacionais ……………………… 35
Coordenação Motora Ampla …………………………. 43
Definição ……………………………………………………… 45
Atividades que auxiliam o desenvolvimento
da coordenação motora global ……………………….. 45
Em papel ………………………………………………….. 45
Com tintas …………………………………………………. 46
Com sucatas ………………………………………………. 46
Com brincadeiras infantis …………………………….. 47
Com bolas …………………………………………………. 48
Coordenação Motora Fina ……………………………. 49
Definição ……………………………………………………… 51
Atividades que auxiliam o desenvolvimento
da coordenação motora fina ……………………………. 52
Teoria e pratica da psicomotricidade_ed7.indd 7 24/02/2014 13:43:53
Em papel …………………………………………………… 52
Exercícios práticos para desenvolvimento da
coordenação visório-motora …………………………. 53
Com tintas …………………………………………………. 54
Com sucatas ………………………………………………. 55
Brincadeiras infantis que auxiliam o
desenvolvimento da coordenação motora fina .. 56
Com bolas …………………………………………………. 56
Massa de modelar para atividades que auxiliam
o desenvolvimento da coordenação motora fina… 57
Brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento
da coordenação visório-motora ……………………….. 59
Lateralidade …………………………………………………. 61
Definição ……………………………………………………… 63
Atividades que auxiliam o desenvolvimento
da lateralidade ……………………………………………… 64
Em papel ………………………………………………….. 64
Com tintas ………………………………………………… 65
Com sucatas ……………………………………………… 65
Com brincadeiras infantis ……………………………. 66
Desenvolvimento da Percepção Musical ……….. 67
Definição ……………………………………………………… 69
Tipos de música que podem ser trabalhadas
na escola ……………………………………………………… 71
Instrumentos que podem ser construídos com
sucata …………………………………………………………. 72
Atividades que podem ser desenvolvidas a
partir da música ……………………………………………. 73
Desenvolvimento de Percepção Olfativa ………. 75
Definição ……………………………………………………… 77
Atividades que auxiliam o desenvolvimento
da percepção olfativa …………………………………….. 78
Teoria e pratica da psicomotricidade_ed7.indd 8 24/02/2014 13:43:53
Desenvolvimento de Percepçao Gustativa ……. 81
Definição …………………………………………………….. 83
Atividades que auxiliam o desenvolvimento
da percepção gustativa ………………………………….. 84
Desenvolvimento de Percepção Espacial ……… 85
Definição …………………………………………………….. 87
Atividades que auxiliam o desenvolvimento
da percepção espacial …………………………………… 89
As brincadeiras infantis que são ricas em
conteúdos relacionados ao espaço ………………….. 90
Desenvolvimento de Percepção Temporal …….. 93
Definiçao …………………………………………………….. 95
Atividades que auxiliam o desenvolvimento
da percepção temporal ………………………………….. 97
Desenvolvimento da Percepção Corporal ……… 99
Definição ……………………………………………………… 101
Atividades lúdicas e brincadeiras infantis
que auxiliam o desenvolvimento da
percepçao corporal ………………………………………. 104
Seriação e Classificação ………………………………. 107
Definição …………………………………………………….. 109
Atividades que auxiliam o desenvolvimento
da seriação ………………………………………………….. 109
Brincadeiras e Jogos Infantis ………………………. 111
Trabalhar a ansiedade …………………………………… 115
Rever os limites …………………………………………….. 115
Reduzir a descrença na autocapacidade ………….. 116
Diminuir a dependência e possibilitar a autonomia .. 116
Aprimorar as coordenações motoras ……………….. 117
Teoria e pratica da psicomotricidade_ed7.indd 9 24/02/2014 13:43:53
Melhorar o controle segmentar ………………………… 117
Desenvolver percepção de ritmo ……………………… 118
Aumentar a atenção e a concentração ……………… 118
Desenvolver antecipação e estratégia ……………….. 119
Ampliar o raciocínio lógico …………………………….. 119
Desenvolver a criatividade ……………………………… 119
Perceber a socialização e a coletividade …………… 120
Expressão corporal e teatro para
séries finais e ensino médio …………………………. 123
Definição …………………………………………………….. 125
Atividade que auxilia o desenvolvimento da
expressão corporal ………………………………………… 126
O teatrinho escolar: um sério problema a
ser superado ………………………………………………… 128
Projeto:
vagamundeando pelos textos dramáticos …….. 145
Apresentação do projeto …………………………………. 147
Justificativa e delimitação do projeto a ser
executado na escola, na sala de aula ……………….. 147
Nível de aproximação ……………………………………. 149
Nível de estruturação …………………………………….. 150
Nível de criação ……………………………………………. 150
Nível de experimentação ……………………………….. 150
Nível de forma e conteúdo ……………………………… 151
Por onde devemos começar o trabalho com
textos dramáticos na sala de aula? …………………… 151
Cenário …………………………………………………….. 152
A biografia do autor …………………………………… 152
A linha filosófica/política da época da produção . 153
Quais são os elementos essenciais de um
texto dramático? …………………………………………… 153
rubrica …………………………………………………….. 154
Teoria e pratica da psicomotricidade_ed7.indd 10 24/02/2014 13:43:53
Intensidade das falas ou falta delas ……………… 154
Caracterização das personagens ………………….. 154
Elementos cênicos ……………………………………… 155
Há divisões, fases, diferenças e outros aspectos a
serem previamente considerados antes do início
do trabalho com textos dramáticos? …………………. 155
Exemplos de atividades que podem ser
desenvolvidas ……………………………………………….. 156
O argumento …………………………………………….. 156
O roteiro …………………………………………………… 157
A construção da tessitura ……………………………. 157
Exercícios de construção textual ……………………….. 158
Referências …………………………………………………… 159
Avaliações
Não há avaliações ainda.