Descrição
Currículo da autora:
Marta Pires Relvas
Palestrante. Conferencista. Consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Escolar.
Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Conselho Regional de Biologia. Psicanalista. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem.
Mentora e colaboradora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM.
Professora dos cursos de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Arteterapia em Saúde e Educação, do Curso de Formação de Professores e da Graduação em Pedagogia EAD, todos na Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM.
Professora da Pós-Graduação, Graduação e do curso de Pedagogia, da Universidade Estácio de Sá.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
1 – Como se comporta uma criança inteligente?
2 – Cérebro só assimila informações motivado pela atração e pelo senso prático
3 – Mundo repleto de informações nos leva à distração
4 – Lobos frontais do cérebro humano: livre-arbítrio diante do controle das decisões
5 – Estudos descobrem “novas” funções do cerebelo
6 – Sentimento de paixão é produzido pelo cérebro
7 – Aprender e ensinar é uma relação cognitivo e afetiva
8 – Cinco fatores influenciam o processo de aprendizagem
9 – Dez dicas para manter seu cérebro ativo
10 – Falar palavrões é falta de educação, conduta ou síndrome?
11 – Por que mudanças de hábitos são tão difíceis de reprogramar?
12 – Consumir com responsabilidade traz qualidade de vida
13 – Como as emoções decidem nossas ações?
14 – Cleptomania pode surgir na infância
15 – Por que as pessoas têm medos do que não entendem e não conseguem controlar?
16 – Brincadeira é o trabalho da criança
17 – Existem diferenças entre o cérebro masculino e o feminino?
18 – É preciso associar o processo de aprendizado ao funcionamento do cérebro
19 – É mais fácil aprender na infância?
20 – Em nossa mente surgem em média 50 mil pensamentos todos os dias
21 – Somos mais inteligentes à medida que conseguimos tomar decisões
22 – Paixão e razão, eis a questão! O importante é o afeto!
23 – Provavelmente, o bullying vem desde a pré-história
24 – Como tornar o aprendizado fascinante para a criança?
25 – Escola deveria ensinar a educar a emoção
26 – Professor representa um importantíssimo foco afetivo para o aluno
27 – Durante o sono o cérebro passa a limpo o que aprendeu e consolida o aprendizado
28 – Ler, abraçar quem você gosta e bocejar ajudam a melhorar as funções cerebrais
29 – Aprender requer prática rigorosa
30 – Ingerir água ajuda a melhorar memória, concentração e atenção
31 – Concentração, prazer e bom humor agem no cérebro e no aprendizado
32 – Qual a melhor escola para meu filho estudar?
33 – Aprender significa mudar de comportamento
34 – Emoções e pensamentos conduzem a inteligência
35 – Não deixe o boletim de o seu filho acabar com o seu dia
36 – Cérebro aprende pelo afeto e emoção
37 – Somos o que vivenciamos, experimentamos e lembramos
38 – Aprender é associar
39 – Estudos Neurocientíficos: uma nova fronteira para Educar, Incluir e Integrar
40 – A Neurobiologia da emoção na aprendizagem escolar: um diálogo com os teóricos da Educação
41 – A Ciência da Aprendizagem – novas fronteiras para educação
42 – Cérebro pensa e se “comove”
43 – Qual a importância da dança na educação infantil? Quais os benefícios?
44 – Cérebro e as atividades práticas – Como fazer?
45 – Meu filho (minha filha) quer passar o dia assistindo a televisão ou jogando video games. O que faço?
46 – A construção do conhecimento e o cérebro humano
47 – Promovendo a plasticidade neural intencional no cérebro dos alunos em sala de aula
48 – Meu filho (minha filha) fala palavrões e é agressivo com as palavras. O que fazer?
49 – Tique Nervoso… Síndrome de Tourette. Quais os sinais e sintomas desse problema?
50 – Que cuidados os pais devem ter na escolha e no manuseio de brinquedos dos seus filhos?
51 – Problemas, dificuldades e transtornos da aprendizagem na criança: podem parecer iguais, mas não são
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.