Sob o comando do cérebro

R$64,00

ISBN 978-85-7854-313-6

Autora: Marta Pires Relvas

Formato: 14x21cm

184 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014 / 2º edição – 2018

Resumo:

Sob o Comando do Cérebro – entenda como a Neurociênciaestá no seu dia a dia é um livro com uma leitura neurocientífica simplificada sobre o cérebro maestro, organizador, seletivo e integrador dos sistemas biológico, psicológico e social que organizam nossos pensamentos, desejos, emoções, movimentos por meio dos sentidos e percepções.

O cérebro e a mente possuem uma infinidade de possibilidades que precisam ser potencializadas e desenvolvidas. O livro apresenta um contexto com fundamentação neurocientífica mediada por meio de práticas e dicas para o cotidiano escolar e familiar.

“O cérebro é o nosso fiel escudeiro, use-o para não perder suas potencialidades.” Marta Relvas

 

Conheça a coleção!

Descrição

Currículo da autora:

Marta Pires Relvas

Palestrante. Conferencista. Consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Escolar.

Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Conselho Regional de Biologia. Psicanalista. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem.

Mentora e colaboradora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM.

Professora dos cursos de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Arteterapia em Saúde e Educação, do Curso de Formação de Professores e da Graduação em Pedagogia EAD, todos na Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM.

Professora da Pós-Graduação, Graduação e do curso de Pedagogia, da Universidade Estácio de Sá.

Sumário:

Prefácio

Apresentação

1 – Como se comporta uma criança inteligente?

2 – Cérebro só assimila informações motivado pela atração e pelo senso prático

3 – Mundo repleto de informações nos leva à distração

4 – Lobos frontais do cérebro humano: livre-arbítrio diante do controle das decisões

5 – Estudos descobrem “novas” funções do cerebelo

6 – Sentimento de paixão é produzido pelo cérebro

7 – Aprender e ensinar é uma relação cognitivo e afetiva

8 – Cinco fatores influenciam o processo de aprendizagem

9 – Dez dicas para manter seu cérebro ativo

10 – Falar palavrões é falta de educação, conduta ou síndrome?

11 – Por que mudanças de hábitos são tão difíceis de reprogramar?

12 – Consumir com responsabilidade traz qualidade de vida

13 – Como as emoções decidem nossas ações?

14 – Cleptomania pode surgir na infância

15 – Por que as pessoas têm medos do que não entendem e não conseguem controlar?

16 – Brincadeira é o trabalho da criança

17 – Existem diferenças entre o cérebro masculino e o feminino?

18 – É preciso associar o processo de aprendizado ao funcionamento do cérebro

19 – É mais fácil aprender na infância?

20 – Em nossa mente surgem em média 50 mil pensamentos todos os dias

21 – Somos mais inteligentes à medida que conseguimos tomar decisões

22 – Paixão e razão, eis a questão! O importante é o afeto!

23 – Provavelmente, o bullying vem desde a pré-história

24 – Como tornar o aprendizado fascinante para a criança?

25 – Escola deveria ensinar a educar a emoção

26 – Professor representa um importantíssimo foco afetivo para o aluno

27 – Durante o sono o cérebro passa a limpo o que aprendeu e consolida o aprendizado

28 – Ler, abraçar quem você gosta e bocejar ajudam a melhorar as funções cerebrais

29 – Aprender requer prática rigorosa

30 – Ingerir água ajuda a melhorar memória, concentração e atenção

31 – Concentração, prazer e bom humor agem no cérebro e no aprendizado

32 – Qual a melhor escola para meu filho estudar?

33 – Aprender significa mudar de comportamento

34 – Emoções e pensamentos conduzem a inteligência

35 – Não deixe o boletim de o seu filho acabar com o seu dia

36 – Cérebro aprende pelo afeto e emoção

37 – Somos o que vivenciamos, experimentamos e lembramos

38 – Aprender é associar

39 – Estudos Neurocientíficos: uma nova fronteira para Educar, Incluir e Integrar

40 – A Neurobiologia da emoção na aprendizagem escolar: um diálogo com os teóricos da Educação

41 – A Ciência da Aprendizagem – novas fronteiras para educação

42 – Cérebro pensa e se “comove”

43 – Qual a importância da dança na educação infantil? Quais os benefícios?

44 – Cérebro e as atividades práticas – Como fazer?

45 – Meu filho (minha filha) quer passar o dia assistindo a televisão ou jogando video games. O que faço?

46 – A construção do conhecimento e o cérebro humano

47 – Promovendo a plasticidade neural intencional no cérebro dos alunos em sala de aula

48 – Meu filho (minha filha) fala palavrões e é agressivo com as palavras. O que fazer?

49 – Tique Nervoso… Síndrome de Tourette. Quais os sinais e sintomas desse problema?

50 – Que cuidados os pais devem ter na escolha e no manuseio de brinquedos dos seus filhos?

51 – Problemas, dificuldades e transtornos da aprendizagem na criança: podem parecer iguais, mas não são

Referências

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?