Descrição
Currículo dos autores:
CLEIDE DO AMARAL TERZI
Especialista em Educação. Assessora e consultora Educacional de Ronca e Terzi Serviços e Treinamentos. Coordena grupo de Formação de Educadores de Escolas particulares e públicas. Palestrante. Autora dos livros: “A Prova Operatória”, “A Aula Operatória” e “O Pensamento parece uma coisa à toa”. Coautora dos livros: “Aprendizagem do adulto professor” e “Narrativas de educadores: mistérios, metáforas e sentidos”.
roncaeterzi@uol.com.br
JOÃO CARLOS MARTINS
Doutor em Psicologia da Educação. Mestre em Educação. Sociólogo. Historiador. Administrador Escolar. Psicopedagogo. Educador e gestor com experiência em Docência, Coordenação e Direção Escolar. Consultor e palestrante educacional em todo território nacional. Professor de Ensino Superior e de Cursos de Formação de Educadores e Gestores. Autor de livros didáticos e paradidáticos. Coautor de “O Fazer Pedagógico – (re)significando o olhar do educador”, e de artigos referentes a temas de educação. Pesquisador na área de Formação de Educadores.
jc.mtins@uol.com.br
LUCILLA DA SILVEIRA LEITE PIMENTEL
Filósofa educadora. Mestre em Filosofia da Educação. Mestre em Comunicação Social. Psicopedagoga. Palestrante. Professora de Ensino Superior e de Cursos de Formação de Educadores. Assessora e consultora em Educação. Autora de Projetos de Formação Humana. Autora do livro “Educação e Cinema – dialogando para a formação de poetas”. Coautora de livros e artigos referentes às temáticas de Ciências Humanas, Comunicação/Cinema e Educação.
Sumário:
Apresentação…………………………………………………… 9
Introdução……………………………………………………….. 11
Capítulo I – “Quando eu entro e fecho a porta” – Escutas e Olhares ………………………………………….. 19
- A Escuta – é escutando que aprendemos a falar………………………………………………………… 21
- Olhar que olha – o que se vê e o que se deseja ver …………………………………………….. 33
Capítulo II – Vínculo significativo – a melodia e seu acompanhamento…………………………………… 51
Capítulo III – “Quando eu entro e fecho a porta” – nós, professores, ressignificamos esse espaço.. 69
Capítulo IV – “Quando eu entro e fecho a porta” – o lugar e a voz do professor…………………………… 95
Capítulo V – As portas da sala de aula. …………….. 123
Quando fecho e abro a porta, é possível ensinar a pensar?…………………………………………………………. 145
Referências 157
Avaliações
Não há avaliações ainda.