Psicopedagogia clínica – O despertar das potencialidades

R$68,00

ISBN 978-85-7854-183-5

Autora: Bianca Acampora

Formato: 14x21cm

180 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2012 / 5º edição – 2023

Resumo:

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Terapeuticamente, a Psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir por meio das etapas de diagnóstico e tratamento.

O psicopedagogo tem um papel fundamental no processo de avaliação e intervenção dos indivíduos portadores das desordens da aprendizagem, pois ele tem o conhecimento tanto da área psicológica quanto da área pedagógica. Precisa ter espírito investigativo e levantar hipóteses. Aplicar testes e avaliar o contexto no qual o indivíduo que apresenta tais dificuldades está inserido, pois, somente assim, poderá auxiliá-lo em seu pleno desenvolvimento.

Este livro traz os fundamentos básicos da Psicopedagogia Clínica, os principais transtornos e síndromes que afetam a aprendizagem como a Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia, TDAH, Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno de Rett, Transtornos Desintegrativos), Síndrome do X Frágil; Psicoses Infantis: Esquizofrenia Infantil, a Avaliação Psicopedagógica, levando em consideração a entrevista contratual, o EFES, o EOCA, os testes, a visita à escola, a entrevista com os pais (anamnese) e a devolução, a intervenção psicopedagógica, ressaltando despertar as potencialidades por meio do Programa de Inteligências Múltiplas e Valores Humanos, da Programação Neurolinguística, do Laboratório de Pais e da Prevenção das dificuldades de aprendizagem, sugerindo um programa de estímulo à leitura.

Categoria:

Descrição

Bianca Acampora

Mestre em Cognição e Linguagem. Pós-Graduada em Arteterapia em Educação e Saúde. Pós-Graduada em Psicopedagogia. Pós-Graduada em Educação Infantil. Graduada em Pedagogia. Artista Plástica. Arteterapeuta. Ludoterapeuta. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem.

SUMÁRIO

Introdução ……………………………………………………………………    13

Capítulo I
Psicopedagogia Clínica ……………………………………………..    17

1.1 – Principais conceitos ……………………………………….    17

1.2 – O psicopedagogo …………………………………………    18

1.3 – As Inteligências Múltiplas e como o
cérebro funciona ……………………………………………    20

 

Capítulo II
Os principais transtornos e síndromes que
causam as desordens de aprendizagem ………………..    37

2.1 – Dislexia …………………………………………………………….    41

2.2 – Disortografia …………………………………………………..    44

2.3 – Disgrafia ………………………………………………………….    45

2.4 – Discalculia ……………………………………………………….    46

2.5 – TDAH ……………………………………………………………….    47

2.6 – Transtornos do Espectro Autista (TEA) ……….    54

2.6.1 – Transtornos Desintegrativos ………………..    63

2.7 – Síndrome do X Frágil …………………………………….    63

2.8 – Deficiência Intelectual ……………………………………    66

2.9 – Psicoses Infantis …………………………………………….    69

2.9.1 – Esquizofrenia infantil ……………………………..    67

 

Capítulo III
Avaliação psicopedagógica ………………………………………    73

3.1 – Entrevista contratual ………………………………………    75

3.2 – EFES …………………………………………………………………    75

3.3 – EOCA ……………………………………………………………….    78

3.4 – Testes ………………………………………………………………    80

3.4.1 – Diagnóstico operatório ………………………..    80

3.4.2 – Técnicas projetivas …………………………………    87

3.4.3 – Teste das frases incompletas ……………….    92

3.4.4 – Teste de associação de palavra ……………    93

3.4.5 – Testes escolares ……………………………………..    93

3.4.6 – Teste da memória ………………………………….    97

3.4.7 – Sequência lógica ……………………………………    98

3.4.8 – Orientação temporal ……………………………..    98

3.4.9 – Orientação espacial ……………………………….    98

3.5 – Visita à escola …………………………………………………    99

3.6 – Entrevista com os pais (Anamnese) …………..    103

3.6.1 – Entrevista com o cliente (Anamnese /
para adolescente ou adulto) ……………..    115

3.7 – Devolução …………………………………………………….    121

3.7.1 – Como fazer um informe
psicopedagógico? ………………………………    124

3.7.2 – Possíveis encaminhamentos:
equipe multiprofissional …………………….    129

Capítulo IV
Intervenção Psicopedagógica: o Despertar das Potencialidades    131

4.1 – Programa de Inteligências Múltiplas
e Valores Humanos ……………………………………..    131

4.2 – Programação Neurolinguística: educando

de forma positiva ……………………………………….    139

4.3 – Laboratório de Pais – desenvolvendo
habilidades ……………………………………………………    150

 

Capítulo V
Prevenindo as dificuldades de aprendizagem
de leitura ……………………………………………………………………    159

5.1 – Programa de leitura …………………………………….    160

 

Considerações Finais ……………………………………………….    175

Referências       177

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?