Descrição
Bianca Acampora
Mestre em Cognição e Linguagem. Pós-Graduada em Arteterapia em Educação e Saúde. Pós-Graduada em Psicopedagogia. Pós-Graduada em Educação Infantil. Graduada em Pedagogia. Artista Plástica. Arteterapeuta. Ludoterapeuta. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem.
SUMÁRIO
Introdução …………………………………………………………………… 13
Capítulo I
Psicopedagogia Clínica …………………………………………….. 17
1.1 – Principais conceitos ………………………………………. 17
1.2 – O psicopedagogo ………………………………………… 18
1.3 – As Inteligências Múltiplas e como o
cérebro funciona …………………………………………… 20
Capítulo II
Os principais transtornos e síndromes que
causam as desordens de aprendizagem ……………….. 37
2.1 – Dislexia ……………………………………………………………. 41
2.2 – Disortografia ………………………………………………….. 44
2.3 – Disgrafia …………………………………………………………. 45
2.4 – Discalculia ………………………………………………………. 46
2.5 – TDAH ………………………………………………………………. 47
2.6 – Transtornos do Espectro Autista (TEA) ………. 54
2.6.1 – Transtornos Desintegrativos ……………….. 63
2.7 – Síndrome do X Frágil ……………………………………. 63
2.8 – Deficiência Intelectual …………………………………… 66
2.9 – Psicoses Infantis ……………………………………………. 69
2.9.1 – Esquizofrenia infantil …………………………….. 67
Capítulo III
Avaliação psicopedagógica ……………………………………… 73
3.1 – Entrevista contratual ……………………………………… 75
3.2 – EFES ………………………………………………………………… 75
3.3 – EOCA ………………………………………………………………. 78
3.4 – Testes ……………………………………………………………… 80
3.4.1 – Diagnóstico operatório ……………………….. 80
3.4.2 – Técnicas projetivas ………………………………… 87
3.4.3 – Teste das frases incompletas ………………. 92
3.4.4 – Teste de associação de palavra …………… 93
3.4.5 – Testes escolares …………………………………….. 93
3.4.6 – Teste da memória …………………………………. 97
3.4.7 – Sequência lógica …………………………………… 98
3.4.8 – Orientação temporal …………………………….. 98
3.4.9 – Orientação espacial ………………………………. 98
3.5 – Visita à escola ………………………………………………… 99
3.6 – Entrevista com os pais (Anamnese) ………….. 103
3.6.1 – Entrevista com o cliente (Anamnese /
para adolescente ou adulto) …………….. 115
3.7 – Devolução ……………………………………………………. 121
3.7.1 – Como fazer um informe
psicopedagógico? ……………………………… 124
3.7.2 – Possíveis encaminhamentos:
equipe multiprofissional ……………………. 129
Capítulo IV
Intervenção Psicopedagógica: o Despertar das Potencialidades 131
4.1 – Programa de Inteligências Múltiplas
e Valores Humanos …………………………………….. 131
4.2 – Programação Neurolinguística: educando
de forma positiva ………………………………………. 139
4.3 – Laboratório de Pais – desenvolvendo
habilidades …………………………………………………… 150
Capítulo V
Prevenindo as dificuldades de aprendizagem
de leitura …………………………………………………………………… 159
5.1 – Programa de leitura ……………………………………. 160
Considerações Finais ………………………………………………. 175
Referências 177
Avaliações
Não há avaliações ainda.