Psicomotricidade, Educação Especial e Inclusão Social

R$102,00

ISBN 978-85-88081-80-2

Organizadores: Carlos Alberto de Mattos Ferreira e Maria Inês Barbosa Ramos

Formato: 21x28cm

286 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2007 / 2º edição – 2012

Resumo:

‘Psicomotricidade, Educação Especial e Inclusão Social’ é uma seleção de artigos produzidos por autores que pesquisam e trabalham diretamente nesse campo de atuação. O tema tornou-se relevante para os organizadores na medida em que perceberam a escassez de trabalhos nesta área, tão importante para uma significativa parcela da população. Neste sentido, privilegiaram-se um artigo para cada área da chamada ‘Educação Especial’ e alguns para os trabalhos recentemente desenvolvidos no campo da Inclusão Social, considerando-se as propostas educacionais no campo das ‘necessidades especiais’ e dos jovens de comunidades ‘excluídos’ socialmente. Os organizadores acolheram os textos e os trabalhos que se articulam com o conceito amplo de ‘inclusão’ e que priorizam as singularidades dos sujeitos com ‘necessidades especiais’ e seus contextos socioeconômico-culturais.

Descrição

Currículo dos organizadores:

Carlos Alberto de Mattos Ferreira

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ(2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2002). Bacharel em Psicologia e psicólogo pela Universidade Santa Úrsula (2011). Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Helio Alonso (1982). Fonoaudiólogo pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (Uni IBMR -1978). Psicanalista com formação na Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano e Psicomotricista educacional e clínico. Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Atua como clínico na área de psicanálise com crianças, adolescentes e adultos; no campo fonoaudiológico e psicomotor atua com avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem. É coordenador do curso de pós-graduação em Psicomotricidade na Educação e Saúde do IIBMR/ Laureate Universities desde 1992. Na área educacional e social, foi consultor, entre outros, da Fundação Gol de Letra (2007/2008), Fundação Projeto Rondon e vem desenvolvendo inúmeros trabalhos em saúde e educação em diversas áreas do Brasil por meio de instituições públicas (Secretarias Estaduais e Municipais e Ministério da Saúde) e privadas. O foco de estudos e pesquisas se situa no campo do Desenvolvimento, Psicanálise e Cognição, áreas da Saúde da Criança e do Adolescente. Publicou livros como autor e organizador e é autor de artigos em magazines, livros e revistas especializadas e indexadas, e de programas de TV na área da Saúde e Educação (TV Futura – Programa Viva Legal). A dissertação de mestrado teve como foco o brincar e sua relação com o desenvolvimento psíquico, sob uma perspectiva vygotskiana (área da Psicologia da Educação), com crianças institucionalizadas e não insititucionalizadas. A tese de doutorado investigou a construção e a função do conceito de fantasia em toda a obra freudiana e sua relação com o psiquismo e seus sintomas, a educação, a saúde, a sociedade e a cultura. Atualmente tem se dedicado a estudar e escrever sobre temas de Educação e Saúde, tais como, a agressividade na educação e na clínica da infância e da adolescência; a Psicomotricidade na Educação Infantil e na Saúde.

Maria Inês Barbosa Ramos

Possui graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Estácio de Sá (1982), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Desenvolvimento da Criança pela UTL (2003). Atualmente é professora do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e Fonoaudiologa do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, desenvolvimento, educação inclusiva, educação especial e educação precoce.

 

Sumário:

1          Deficiência e Eficiência: Quem é o Sujeito?

Mônica Pereira Santos

 

2          A Imagem e o Esquema Corporal do Sujeito com Necessidades Especiais

Carlos Alberto de Mattos Ferreira / Cristina Nacif Alves

 

3          As Marcas do Diagnóstico e a Importância da Intervencão Precoce

Maria Inês Barbosa Ramos

Eduardo Jorge Custódio da Silva

 

4          Tendências Futuras da Educação Inclusiva

Vitor da Fonseca

 

5          Psicomotricidade e Deficiência Visual: Estimulação Precoce

Maria Rita Campelo Rodrigues

 

6          Psicomotricidade, Deficiência Visual, Educação Física Adaptada, Inclusão e Atividades do Projeto de Psicomotricidade do IBC

Teresinha Saíde

 

7          Uma Experiência com Crianças Surdas

Marise Pedalino

 

8          Psicomotricidade versus Síndrome de Down versus Escola Inclusiva: Uma Boa Parceria?

Maria Adelaide da Rocha e Silva de Carvalho

Marcia de Abreu e Silva Hennig

 

9          Dançando com Portadores de Síndrome de Down

Dagmar Canella

Fernanda Vieira

 

10        Projeto: Habilidades para Vida

Jorge Mainart Dantas

Marli dos Santos

 

11        Atividade Aquática com Crianças com Paralisia Cerebral

Maria de Fátima Palmieri Meirelles

Simone Moraes dos Santos

 

12        Autismo e Inclusão Escolar: Os Limites e as Possibilidades pela Psicomotricidade – Uma Abordagem Corporal além da Cognitividade

Jocian Machado Bueno

 

13        A Psicomotricidade no Trabalho Interdisciplinar com a Criança Portadora de Síndrome:Por uma Mudança de Olhar

Eleonora Oliveira Filgueiras

 

14        Atenção Primordial Estruturando um ser

Olga Oliveira Passos Ribeiro

 

15        Psicomotricidade e Acompanhamento Terapêutico

Margareth da Cunha Hisse

Nuelna Vieira

 

16        Inteligência, Criatividade, Movimento e Espaço: Apreciando nossas diferenças

Marsyl Bulkool Mettrau

 

17        Psicomotricidade e Práticas de Movimento e Expressão em Projetos de Ação Complementar à Escola Pública

Wilson Costa

 

18        Psicomotricidade e Dança: Uma Experiência em Projeto Social com Crianças e Adolescentes

Marta Moura

 

19        O “Fazer Teatral” e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes

Marta Guedes

 

20        Fracasso Escolar: Exclusão & Inclusão

Ruth Helena P. Cohen

 

Informação adicional

Peso 0,520 kg
Dimensões 21 × 28 × 2 cm

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