Descrição
Currículo dos organizadores:
Carlos Alberto de Mattos Ferreira
Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ(2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2002). Bacharel em Psicologia e psicólogo pela Universidade Santa Úrsula (2011). Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Helio Alonso (1982). Fonoaudiólogo pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (Uni IBMR -1978). Psicanalista com formação na Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano e Psicomotricista educacional e clínico. Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Atua como clínico na área de psicanálise com crianças, adolescentes e adultos; no campo fonoaudiológico e psicomotor atua com avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem. É coordenador do curso de pós-graduação em Psicomotricidade na Educação e Saúde do IIBMR/ Laureate Universities desde 1992. Na área educacional e social, foi consultor, entre outros, da Fundação Gol de Letra (2007/2008), Fundação Projeto Rondon e vem desenvolvendo inúmeros trabalhos em saúde e educação em diversas áreas do Brasil por meio de instituições públicas (Secretarias Estaduais e Municipais e Ministério da Saúde) e privadas. O foco de estudos e pesquisas se situa no campo do Desenvolvimento, Psicanálise e Cognição, áreas da Saúde da Criança e do Adolescente. Publicou livros como autor e organizador e é autor de artigos em magazines, livros e revistas especializadas e indexadas, e de programas de TV na área da Saúde e Educação (TV Futura – Programa Viva Legal). A dissertação de mestrado teve como foco o brincar e sua relação com o desenvolvimento psíquico, sob uma perspectiva vygotskiana (área da Psicologia da Educação), com crianças institucionalizadas e não insititucionalizadas. A tese de doutorado investigou a construção e a função do conceito de fantasia em toda a obra freudiana e sua relação com o psiquismo e seus sintomas, a educação, a saúde, a sociedade e a cultura. Atualmente tem se dedicado a estudar e escrever sobre temas de Educação e Saúde, tais como, a agressividade na educação e na clínica da infância e da adolescência; a Psicomotricidade na Educação Infantil e na Saúde.
Maria Inês Barbosa Ramos
Possui graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Estácio de Sá (1982), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Desenvolvimento da Criança pela UTL (2003). Atualmente é professora do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e Fonoaudiologa do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, desenvolvimento, educação inclusiva, educação especial e educação precoce.
Sumário:
1 Deficiência e Eficiência: Quem é o Sujeito?
Mônica Pereira Santos
2 A Imagem e o Esquema Corporal do Sujeito com Necessidades Especiais
Carlos Alberto de Mattos Ferreira / Cristina Nacif Alves
3 As Marcas do Diagnóstico e a Importância da Intervencão Precoce
Maria Inês Barbosa Ramos
Eduardo Jorge Custódio da Silva
4 Tendências Futuras da Educação Inclusiva
Vitor da Fonseca
5 Psicomotricidade e Deficiência Visual: Estimulação Precoce
Maria Rita Campelo Rodrigues
6 Psicomotricidade, Deficiência Visual, Educação Física Adaptada, Inclusão e Atividades do Projeto de Psicomotricidade do IBC
Teresinha Saíde
7 Uma Experiência com Crianças Surdas
Marise Pedalino
8 Psicomotricidade versus Síndrome de Down versus Escola Inclusiva: Uma Boa Parceria?
Maria Adelaide da Rocha e Silva de Carvalho
Marcia de Abreu e Silva Hennig
9 Dançando com Portadores de Síndrome de Down
Dagmar Canella
Fernanda Vieira
10 Projeto: Habilidades para Vida
Jorge Mainart Dantas
Marli dos Santos
11 Atividade Aquática com Crianças com Paralisia Cerebral
Maria de Fátima Palmieri Meirelles
Simone Moraes dos Santos
12 Autismo e Inclusão Escolar: Os Limites e as Possibilidades pela Psicomotricidade – Uma Abordagem Corporal além da Cognitividade
Jocian Machado Bueno
13 A Psicomotricidade no Trabalho Interdisciplinar com a Criança Portadora de Síndrome:Por uma Mudança de Olhar
Eleonora Oliveira Filgueiras
14 Atenção Primordial Estruturando um ser
Olga Oliveira Passos Ribeiro
15 Psicomotricidade e Acompanhamento Terapêutico
Margareth da Cunha Hisse
Nuelna Vieira
16 Inteligência, Criatividade, Movimento e Espaço: Apreciando nossas diferenças
Marsyl Bulkool Mettrau
17 Psicomotricidade e Práticas de Movimento e Expressão em Projetos de Ação Complementar à Escola Pública
Wilson Costa
18 Psicomotricidade e Dança: Uma Experiência em Projeto Social com Crianças e Adolescentes
Marta Moura
19 O “Fazer Teatral” e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes
Marta Guedes
20 Fracasso Escolar: Exclusão & Inclusão
Ruth Helena P. Cohen
Avaliações
Não há avaliações ainda.