Descrição
Currículo do autor:
Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (2011). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2002). Especialista em Neuropsicologia – UNIFESP/CDN/SP (2012). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Atlântico – FA (2009). Especialista em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Pio Décimo – FPD (2002). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Pio Décimo – FPD (1999). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (1995). Especialista em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG (1994). Pós-graduando em Neuroaprendizagem, Transtorno do Aprender e Psicanálise – INSTITUTO SABER/DF (2011). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (1992). Graduando em Psicologia pela Faculdade de Sergipe – FASE/ESTÁCIO (2010). Estudante de Psicanálise pelo Núcleo Psicanalítico de Aracaju – NPA (2010). Pesquisador da FAPITEC/SE-BIBIC/Jr-CNPq. Pesquisador do PIBIC/IFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade/UFS. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Neurodidática, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, Aprendizagem Significativa em Matemática, Dificuldade de Aprendizagem, Formação de Professores de Matemática, desde 1989. Consultor de cursos de pós-graduação em Educação Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino de Matemática. Autor de livros e artigos publicados em periódicos nas áreas de Neurociências, Psicopedagogia e de Educação Matemática. Atualmente é Professor do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe – IFS (desde 1993), tendo como áreas de concentração a Educação Matemática e a Neurociência Cognitiva. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática/IFS. Coordenador e editor da Revista Sergipana Caminhos da Educação Matemática. Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe – IFS (em 2010).
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1: Aprendizagem Matemática como objeto de pesquisa da Educação Matemática.
CAPÍTULO 2: Panorama inicial sobre o comportamento manifesto, Aprendizagem Matemática e a prática docente.
CAPÍTULO 3: As lentes da Neuropsicologia sobre a Aprendizagem Matemática.
CAPÍTULO 4: O Protocolo Neuropsicopedagógico para avaliação cognitiva das Habilidades Matemáticas.
CAPÍTULO 5: Exame da abordagem (neuro) cognitiva da Aprendizagem Matemática nas matrizes curriculares das Licenciaturas em Matemática: o caso de Sergipe.
CAPÍTULO 6: Engenharia Neurodidática como fundamento da atividade docente.
REFERÊNCIAS
ANEXOS
Avaliações
Não há avaliações ainda.