Protocolo neuropsicopedagógico de avaliação cognitiva das habilidades matemáticas

R$80,00

 ISBN 978-85-7854-223-8

Autor: Laerte Fonseca

Formato: 21x28cm

92 páginas

Resumo:

Juntar conhecimentos, elaborar situações onde seja possível a prática da interação dos saberes… O trabalho do Professor Laerte – onde a matemática é a linha condutora para que isso possa acontecer – mostra essa busca do aprender, do aprender complexo em sua percepção do mundo e do outro, completo na possibilidade da avaliação dos conceitos. O uso do arsenal neurológico é mais um dado dessa ousadia sábia de alguém que estrutura seu caminho acadêmico na busca NÃO confortável do estabelecido, mas na possibilidade de alçar voo por algo que se constitui na sua própria ânsia de dar-se conta que nada se estabelece na explicação partida, particular, em um conjunto isolado, sabendo que a unidade se faz de infinitas relações. O conhecimento neurocientífico traz na sua essência a grande esperança que sempre acalentou o trabalho de cientistas, como o professor Laerte: perceber o homem em todas as possibilidades do aprender e compreender que o conhecimento jamais poderá ser minimizado ou destituído do poder de chegar perto da descoberta da grande questão: “O que somos nós?”. Não se vê aqui um texto matemático, mas um texto que ilumina a construção de um passo epistemológico…

Fora de estoque

Descrição

Currículo do autor:

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (2011). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2002). Especialista em Neuropsicologia – UNIFESP/CDN/SP (2012). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Atlântico – FA (2009). Especialista em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Pio Décimo – FPD (2002). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Pio Décimo – FPD (1999). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (1995). Especialista em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG (1994). Pós-graduando em Neuroaprendizagem, Transtorno do Aprender e Psicanálise – INSTITUTO SABER/DF (2011). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (1992). Graduando em Psicologia pela Faculdade de Sergipe – FASE/ESTÁCIO (2010). Estudante de Psicanálise pelo Núcleo Psicanalítico de Aracaju – NPA (2010). Pesquisador da FAPITEC/SE-BIBIC/Jr-CNPq. Pesquisador do PIBIC/IFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade/UFS. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Neurodidática, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, Aprendizagem Significativa em Matemática, Dificuldade de Aprendizagem, Formação de Professores de Matemática, desde 1989. Consultor de cursos de pós-graduação em Educação Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino de Matemática. Autor de livros e artigos publicados em periódicos nas áreas de Neurociências, Psicopedagogia e de Educação Matemática. Atualmente é Professor do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe – IFS (desde 1993), tendo como áreas de concentração a Educação Matemática e a Neurociência Cognitiva. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática/IFS. Coordenador e editor da Revista Sergipana Caminhos da Educação Matemática. Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe – IFS (em 2010).

Sumário:

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1: Aprendizagem Matemática como objeto de pesquisa da Educação Matemática.

CAPÍTULO 2: Panorama inicial sobre o comportamento manifesto, Aprendizagem Matemática e a prática docente.

CAPÍTULO 3: As lentes da Neuropsicologia sobre a Aprendizagem Matemática.

CAPÍTULO 4: O Protocolo Neuropsicopedagógico para avaliação cognitiva das Habilidades Matemáticas.

CAPÍTULO 5: Exame da abordagem (neuro) cognitiva da Aprendizagem Matemática nas matrizes curriculares das Licenciaturas em Matemática: o caso de Sergipe.

CAPÍTULO 6: Engenharia Neurodidática como fundamento da atividade docente.

REFERÊNCIAS

ANEXOS

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 21 × 28 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?