Descrição
Currículo dos autores:
Júlio Furtado
Graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia. Pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo. Especialista em PNL (Programação Neurolinguística).Diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Professor Universitário (Graduação e Pós-graduação). Reitor da UNIABEU, RJ.
Sandra Mara Bozza Martins
Formação: curso de Letras Português -Espanhol – PUC PR.
Área de conhecimento, extensão universitária e pesquisa: a) Linguística(PUC). B) Alfabetização (Universidade Tuiuti do Paraná). C) Mestrado em ciências sociais da educação – Universidade Lusófona de Tecnologia e Humanidade (Lisboa – Portugal). Professora de Pós-Graduação nos módulos de
- Metodologia de alfabetização;
• Linguística;
• Literatura infantil;
• linguagem oral e escrita.
Professora de Língua Portuguesa nas instituições
- Rede Municipal de Ensino de Curitiba
• Universidade Tuiuti do Paraná
Sumário:
Introdução
PARTE 1 – VIDA OU SOBREVIDA
Capítulo 1 – Qual professor para qual escola? (Identidade da escola atual)
Capítulo 2 – Onde foi que eu me perdi? (Processo histórico de desconstrução da identidade do professor na 2ª metade do século XX)
Capítulo 3 – O que eu estou fazendo aqui? (Fazendo a escola de hoje com jeito de ontem para formar o homem de amanhã…)
PARTE 2 – AQUI JAZ ALGUÉM QUE NÃO MORREU!
Capítulo 4 – Quem se suicida deixa saudades? (As marcas que um professor pode deixar…)
Capítulo 5 – É catalepsia!!!!
PARTE 3 – RESSURREIÇÃO DE CORPO PRESENTE
Capítulo 6 – Da autossuperação à autorreinvenção (As “desaprendizagens” necessárias)
Capítulo 7 – Do ensino à aprendizagem (Os processos da aprendizagem significativa)
Capítulo 8 – Da constatação à avaliação (A reconceituação da avaliação da aprendizagem)
Capítulo 9 – Da pura hierarquia ao compartilhamento (A questão do poder na sala de aula)
Capítulo 10 – Da leitura ao letramento (As mudanças de crença e de atitude)
Capítulo 11 – Do texto ao contexto (A Língua Portuguesa como conteúdo de todos)
Capítulo 12 – Da solidão ao aglutinamento (A necessidade de compartilhar e de se fazer incompleto)
Conclusão
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.