Descrição
Currículo das organizadoras:
Márcia Alves Simões Dantas
Fonoaudióloga. Pedagoga. Licenciada em Biologia. Especialista em Linguagem, Psicanálise e Psicopedagogia. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade São Marcos.
Membro do Conselho Nacional como Conselheira Eleita e da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp. Assessoria de Comunicação e Divulgação (Triênio 2017-2019).
Atualmente diretora acadêmica e coordenadora do curso de Pedagogia e Pós-Graduação lato sensuem “Psicopedagogia Clínica, institucional e Hospitalar” da Faculdade Paschoal Dantas – FPD, campus Itaquera.
Experiência na área da Educação e da Saúde por duas décadas como assessora técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Osasco.
Docente e pesquisadora nas áreas da Educação e da Psicopedagogia em programas de graduação e pós-graduação lato sensu.
Orientadora e supervisora das práticas psicopedagógicas no âmbito da Clínica, da Instituição e do Hospital.
Atuou como Fonoaudióloga da Fundação Padre Anchieta –TV Cultura – Programa Almanaque Educação / Escola 2.0.
E-mail: márcia.psicopedafono@gmail.com
Marisa Irene Siqueira Castanho
Psicóloga. Psicopedagoga. Mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
Membro do Conselho Nacional como Conselheira Eleita e da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp (Triênio 2017-2019).
Docente e pesquisadora nas áreas da Psicologia Escolar e Educacional, da Psicopedagogia e da Educação em programas de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Atualmente docente no curso de Graduação em Psicologia da Universidade Paulista – UNIP, campusSorocaba.
E-mail: msiqueiracastanho@gmail.com
SUMÁRIO
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
OPINIÃO DA LEITORA
Seção I: Con(textos) de formação em Psicopedagogia
O estágio psicopedagógico e a trans(formação) de pacientes
Dificuldades de aprendizagem na síndrome da Respiração Oral:
Contribuições da Arteterapia à Psicopedagogia
Seção II: Contação de histórias e alfabetização – con(textos) psicopedagógicos
Quem conta um conto, tem um ponto – contos bíblicos na terapêutica psicopedagógica
Métodos de alfabetização: uma abordagempsicopedagógica sobre o Método Fônico e a Dislexia
Seção III: Con(textos) do olhar atento – lidando com dificuldades de aprendizagem
Relato de uma experiência com alunos “diferenciados” no contexto escolar
Caminhos e meandros da Psicopedagogia, da Perejivanie e da complexidade
A Psicopedagogia e a inclusão da pessoa com deficiência visuaL
A Psicopedagogia e o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual – há contribuição possível?
Contribuições da Neurociência na reabilitação psicopedagógica
Estudo de caso clínico psicopedagógico: uma abordagem dos aspectos afetivos e cognitivos segundo Piaget
Seção IV: Psicopedagogia em diferentes con(textos) de aprendizagem
Brinquedos, jogos e brincadeiras na Psicopedagogia
A Psicopedagogia na Equoterapia
Atendimento psicopedagógico no contexto do Ensino Superior
Psicopedagogia empresarial: seu enfoque e atuação
O olhar interdisciplinar da Psicopedagogia e áreas afins no trato com o idoso
Avaliações
Não há avaliações ainda.