Descrição
Currículo da autora:
Maria Dolores Fortes Alves
Professora da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Doutora e mestre em Educação – PUC/SP-CNPq e UB (Barcelona). Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga – UNISA. Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Buenos Aires). Especialista em Educação em Valores Humanos. Líder do Grupo de Pesquisa PAII (Pràticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras). Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade – CNPq), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático, UB) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro – Universidade de Barcelona). Autora de diversos artigos e livros.
E-mail: mdfortes@gmail.com
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
DA FRAGMENTAÇÃO DE SABERES À FRAGMENTAÇÃO DOS SERES CAMINHOS DA INCLUSÃO E A INCLUSÃO COMO CAMINHO. FORTALECENDO A TEIA DA VIDA
EDUCAÇÃO PARA TODOS: Buscando novos caminhos para religar saberes, diversidade e humanidade
ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS E INTEGRADORAS: caminhos de religação
Vivências corporificadas: apropriando-se do “ser sendo”
CAMINHOS DA CONSCIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE. Inclusão para além da religião
CAPÍTULO II
CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS INTEGRADORAS E INCLUSIVAS: A FORÇA E SUAVIDADE DA DIVERSIDADE SOBRE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS
O que são estratégias de aprendizagem integradora?
Integrada ou integradora? Conceitos, visão ou práticas diferentes?
POR QUE TRABALHAR COM ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORA? SOBRE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORA
Círculos de diálogo: o ser com o outro e com o todo
Autoconhecimento: o ser consigo
Estórias de vida: o ser consigo, com o outro e com o Todo
Sensibilização: o ser consigo e com o outro
Dinâmicas de grupo: o ser com o outro e com o todo
Cuidando da criança interior: o ser consigo
O SEMEIO
Minicurso Estratégias Integradoras: aprender e ensinar a compreensão
Curso ministrado no Município de São Paulo
CATEGORIAS CONSTRUÍDAS: emergindo os frutos para o semeio
CAPÍTULO I
A COLHEITA: NO TOPO DA MONTANHA, OLHAMOS O CAMPO E REFLETIMOS
MINICURSO ESTRATÉGIAS INTEGRADORAS: Aprender e ensinar a compreensão humana
CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS INTEGRADORAS E INCLUSIVAS
Resultados da análise e emersão das categorias das questões: Como estou? Como vou?
O que eu trouxe? e O que eu levo?
Visão geral sobre a análise destas questões do Curso de Santo André
AVALIAÇÃO DAS DINÂMICAS (ESTRATÉGIAS) PELAS (OS) ALUNAS (OS) DO CURSO DE SANTO ANDRÉ
GRÁFICOS DOS VALORES. MEU OLHAR SOBRE A PRESENÇA DESSAS CATEGORIAS E ATITUDES DENTRO DAS EAI
OLHANDO OS LÍRIOS DO CAMPO ENTOO MEU CANTO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.