Política educacional – organização e estrutura da educação brasileira

R$62,00

ISBN 978-85-88081-86-4

Autor: Antonio Ney

Formato: 14x21cm

210 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2008

Resumo:

Esse livro apresenta a organização da educação brasileira, bem como se disponibiliza para uso na disciplina de Políticas Educacionais. Ele é fruto da experiência em sala de aula e tem como propósitos maiores – desenvolver um pensamento crítico no leitor e servir de manual para o estabelecimento de caminhos pela educação. Apresenta a política educacional, procurando abordar a conceituação básica, e demonstra a relação entre educação e política e os efeitos da globalização sobre a educação. Conceitua a política Educacional e traça um histórico que nos faz compreender os efeitos externos que influem sobre a Educação Brasileira.

Descrição

Currículo do autor:

Prof. Antonio Ney- RJ
O professor e autor Antonio Fernando Vieira Ney é engenheiro mecânico, formou-se em 1974 na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal Fluminense e, após essa etapa, tem percorrido um caminho de aperfeiçoamento acadêmico constante em seus estudos e prática profissional. Realizou curso de docência para o Ensino Fundamental e Médio de Matemática, bem como curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Gestão da Qualidade Total, de Política e Estratégia e de Mobilização e Logística. Mestre em Trabalho e Educação pela Faculdade de Educação da UFF em 2003.
Atualmente, doutorando do referido programa de Educação. Professor de Políticas Educacionais e Planejamento dos cursos de pós-graduação da IAVM/UCAM e do curso de graduação de Pedagogia. Trabalha há mais de 30 anos como engenheiro no AMRJ e elaborou mais de dez módulos para utilização em Ensino a Distância.

Sumário:

INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I: CONCEITUAÇÃO BÁSICA

1.1       Política: Conceituação

1.1.1   Considerações Iniciais

1.1.2   Concepção de Estado, Sociedade e Poder

1.1.3   Objetivos

1.1.4   Política

1.2       Educação e Suas Políticas

1.2.1   Considerações Iniciais

1.2.2   Por Que Uma Política Voltada Para Educação?

CAPÍTULO II: POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL

2.1       Período Jesuítico

2.2       Período Pombalino (1760-1807) e Período Joanino (1808-1821)

2.3       Período Imperial (1822-1889)

2.4       Período da Primeira República (1889-1929)

2.5       Período da Segunda República (1930-1937)

2.6       Período do Estado Novo (1937-1945)

2.7       Período da Quarta República (1946-1964)

2.8       Período Militar (1964-1985)

2.9       Período da Abertura Política (1986-1996)

CAPÍTULO III: GLOBALIZAÇÃO

3.1       Banco Mundial/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

3.1.1   Banco Mundial

3.1.2   Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

3.2       Organização Mundial do Comércio – OMC

3.2.1   Histórico

3.2.2   Serviços da OMC

CAPÍTULO IV: O PROJETO EDUCACIONAL BRASILEIRO

4.1       Características Básicas

4.1.1   Plano Nacional de Educação

4.1.2   Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

4.2       Organização Estrutural do Sistema Educacional Brasileiro

CAPÍTULO V: EDUCAÇÃO BÁSICA

5.1       Considerações Iniciais

5.2       Certificação Profissional

5.3       Educação Infantil

5.4       Ensino Fundamental

5.5       Ensino Médio

5.6       Educação de Jovens e Adultos

5.6.1   Princípios Fundamentais do EJA

5.6.2   Ciclos

5.7       Educação Especial

CAPÍTULO VI: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

6.1       Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores

6.2       Opções de Formação

6.2.1   Sistema S

6.2.2   Mecanização do Trabalhador

6.2.3   As Entidades da Sociedade Civil

6.2.4   Organizações de Trabalhadores

6.2.5   Comentários Finais Sobre a Formação de Trabalhadores

6.3       Educação Profissional de Nível Médio

6.3.1   Decreto n.º 2.208/97

6.3.2   Resolução CNE/CEB n.º 04/99

6.3.3   Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico

6.3.4   Decreto n.º 5.154/2004

6.4       Cursos Superiores de Tecnologia

CAPÍTULO VII: EDUCAÇÃO SUPERIOR

7.1       Finalidades e Instituições do Ensino Superior

7.2       Cursos Sequenciais

7.2.1   Considerações Iniciais

7.2.2   Política

7.3       Cursos de Extensão

7.4       Cursos de Graduação

7.5       Pós-Graduação

7.5.1   Pós-Graduação Stricto Sensu – Programas

7.5.2   Pós-Graduação Lato Sensu – Cursos

CAPÍTULO VIII: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

8.1       Realidade

8.2       Cursos Oferecidos Para a Formação de Docentes

CAPÍTULO IX: ESTÁGIOS

9.1       Considerações Iniciais

9.2       Atores

9.3       Legislação

9.4       Sistemática de Operação

9.4.1   Seguro e Duração

9.4.2   Operação

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?