Descrição
Currículo do autor:
Prof. Antonio Ney- RJ
O professor e autor Antonio Fernando Vieira Ney é engenheiro mecânico, formou-se em 1974 na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal Fluminense e, após essa etapa, tem percorrido um caminho de aperfeiçoamento acadêmico constante em seus estudos e prática profissional. Realizou curso de docência para o Ensino Fundamental e Médio de Matemática, bem como curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Gestão da Qualidade Total, de Política e Estratégia e de Mobilização e Logística. Mestre em Trabalho e Educação pela Faculdade de Educação da UFF em 2003.
Atualmente, doutorando do referido programa de Educação. Professor de Políticas Educacionais e Planejamento dos cursos de pós-graduação da IAVM/UCAM e do curso de graduação de Pedagogia. Trabalha há mais de 30 anos como engenheiro no AMRJ e elaborou mais de dez módulos para utilização em Ensino a Distância.
Sumário:
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I: CONCEITUAÇÃO BÁSICA
1.1 Política: Conceituação
1.1.1 Considerações Iniciais
1.1.2 Concepção de Estado, Sociedade e Poder
1.1.3 Objetivos
1.1.4 Política
1.2 Educação e Suas Políticas
1.2.1 Considerações Iniciais
1.2.2 Por Que Uma Política Voltada Para Educação?
CAPÍTULO II: POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
2.1 Período Jesuítico
2.2 Período Pombalino (1760-1807) e Período Joanino (1808-1821)
2.3 Período Imperial (1822-1889)
2.4 Período da Primeira República (1889-1929)
2.5 Período da Segunda República (1930-1937)
2.6 Período do Estado Novo (1937-1945)
2.7 Período da Quarta República (1946-1964)
2.8 Período Militar (1964-1985)
2.9 Período da Abertura Política (1986-1996)
CAPÍTULO III: GLOBALIZAÇÃO
3.1 Banco Mundial/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
3.1.1 Banco Mundial
3.1.2 Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
3.2 Organização Mundial do Comércio – OMC
3.2.1 Histórico
3.2.2 Serviços da OMC
CAPÍTULO IV: O PROJETO EDUCACIONAL BRASILEIRO
4.1 Características Básicas
4.1.1 Plano Nacional de Educação
4.1.2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
4.2 Organização Estrutural do Sistema Educacional Brasileiro
CAPÍTULO V: EDUCAÇÃO BÁSICA
5.1 Considerações Iniciais
5.2 Certificação Profissional
5.3 Educação Infantil
5.4 Ensino Fundamental
5.5 Ensino Médio
5.6 Educação de Jovens e Adultos
5.6.1 Princípios Fundamentais do EJA
5.6.2 Ciclos
5.7 Educação Especial
CAPÍTULO VI: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
6.1 Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores
6.2 Opções de Formação
6.2.1 Sistema S
6.2.2 Mecanização do Trabalhador
6.2.3 As Entidades da Sociedade Civil
6.2.4 Organizações de Trabalhadores
6.2.5 Comentários Finais Sobre a Formação de Trabalhadores
6.3 Educação Profissional de Nível Médio
6.3.1 Decreto n.º 2.208/97
6.3.2 Resolução CNE/CEB n.º 04/99
6.3.3 Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico
6.3.4 Decreto n.º 5.154/2004
6.4 Cursos Superiores de Tecnologia
CAPÍTULO VII: EDUCAÇÃO SUPERIOR
7.1 Finalidades e Instituições do Ensino Superior
7.2 Cursos Sequenciais
7.2.1 Considerações Iniciais
7.2.2 Política
7.3 Cursos de Extensão
7.4 Cursos de Graduação
7.5 Pós-Graduação
7.5.1 Pós-Graduação Stricto Sensu – Programas
7.5.2 Pós-Graduação Lato Sensu – Cursos
CAPÍTULO VIII: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
8.1 Realidade
8.2 Cursos Oferecidos Para a Formação de Docentes
CAPÍTULO IX: ESTÁGIOS
9.1 Considerações Iniciais
9.2 Atores
9.3 Legislação
9.4 Sistemática de Operação
9.4.1 Seguro e Duração
9.4.2 Operação
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.