O Pensar Complexo na Educação – sustentabilidade, transdisciplin

R$90,00

ISBN 978-85-7854-293-1

Organizadores: Maria Cândida Moraes e João Henrique Suanno

Formato: 17x24cm

232 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014

Resumo:

Este livro reúne múltiplos textos e olhares de diversos autores sobre as temáticas da complexidade e da transdisciplinaridade, na tentativa de avançar nesta construção teórica e impulsionar novos trabalhos acadêmicos que enriqueçam as discussões a respeito destas temáticas. As sínteses e os resultados provisórios das reflexões teóricas aqui obtidas, muitas vezes surpreendentes e únicas, revelam-nos que a identidade de todo sistema complexo está sempre em processo de vir a ser, algo sempre dinâmico e aberto, o que, por sua vez, explica a incompletude dos processos, a incompletude do conhecimento e do devir humano. É a complexidade constitutiva de todas as dimensões da vida que nos ensina que, simultaneamente, somos seres físicos, biológicos, sociais, culturais, psíquicos e espirituais, dimensões envolvidas em nossa corporeidade e que se influenciam reciprocamente, indicando que, em toda atividade desenvolvida pelo ser humano, incluindo o conhecer e o aprender, também estão presentes. Nada acontece ao nosso espírito que não afete a nossa matéria corporal e vice-versa.

É esta complexidade, como um dos eixos constitutivos da transdisciplinaridade e da natureza ontológica do sujeito aprendente, que requer que nós, educadores, pratiquemos uma educação que privilegie a inteireza humana, que reconheça a sua multidimensionalidade, que relativize a objetividade pretendida pela ciência no sentido de promover maior implicação do sujeito em suas próprias metanarrativas, tornando-o consciente de que ele é sempre o autor e ator de seu próprio processo de construção de conhecimento, e coautor das construções coletivas, a partir de sua participação nos espaços onde a ecologia dos saberes e das ideias se torna presente. Esta consciência é importante para que cada um assuma a autoria de seus argumentos e pensamentos, a responsabilidade por suas ações e possíveis omissões, diante de si, do outro e de suas relações com a natureza.

Descrição

Currículo dos organizadores:

MARIA CÂNDIDA MORAES

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisa Espaciais – INPE/CNPq e pela UNICAMP. Professora de Pós-Graduação em Educação na UCB/DF. Professora-visitante do Máster em Educação da Universidade de Barcelona. Pesquisadora do CNPq e colaboradora do grupo GIAD/DOE/UB. Coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes/UB. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC-SP, de 1997 a 2008. Consultora e conferencista nacional e internacional. Foi pesquisadora-visitante da OEA, em Washington e consultora do Banco Mundial. Coordenadora do grupo de pesquisa ECOTRANSD/UCB/CNPq. Autora de vários livros, dentre eles, “O Paradigma Educacional Emergente” (Editora Papirus, em sua 16ª edição); “Educar na biologia do amor e da solidariedade” (Vozes); “O Pensamento Ecossistêmico” (Vozes/UNESCO, 2ª edição); “Sentipensar” (Vozes/UNESCO, em coautoria com Saturnino de la Torre); “Ecologia dos Saberes” (WWH/Antakarana); “Complexidade, transdisciplinaridade em educação: Teoria e prática docente” (Wak Editora, em coautoria com Juan M. Batalloso); “Os sete saberes necessários para uma educação do presente” (Wak Editora, em coautoria com Maria Conceição de Almeida).

mcandida@ucb.br

JOÃO HENRIQUE SUANNO

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF. Mestre em Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Psicólogo – PUC-GO. Psicopedagogo – PUC-GO. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT/UEG. Professor da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC/UB-ES. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade – ECOTRANSD/CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro do Grupo de Pesquisa – Rede Internacional de Escolas Criativas – UFT/TO. Palestrante e conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

suanno@uol.com.br

 

Sumário:

Apresentação

Maria Cândida Moraes – UCB/DF

João Henrique Suanno – UEG/GO…………………………………………………….         13 

Capítulo 1

Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar

Maria Cândida Moraes – UCB/DF…………………………………………………….         21 

Capítulo 2

Educación, transdisciplinariedad y pensamiento ecosistémico: una aproximación a la práctica

Juan Miguel Batalloso – SEVILHA/ES…………………………………………………         43 

Capítulo 3

Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade

Marilza Vanessa Rosa Suanno – UFG/GO e UEG/GO……………………………         99 

Capítulo 4

Entre o esgarçamento e a tessitura

Izabel Petraglia – FMU/SP………………………………………………………………       127 

Capítulo 5

É possível exercer uma prática educativa baseada no pensamento complexo?

Cleide Rita Silvério de Almeida – UNINOVE/SP……………………………………       137

Capítulo 6

Criatividade sob a perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade

Olzeni L. Costa Ribeiro – UCB/DF

Maria Cândida Moraes – UCB/DF…………………………………………………….       147 

Capítulo 7

Ecoformação, transdisciplinaridade e criatividade: a escola e a formação do cidadão do século XXI

João Henrique Suanno – UEG/GO…………………………………………………….       171 

Psicopedagogia e transdisciplinaridade: a sabedoria da diversidade

Maria Dolores Fortes Alves – PUC/SP………………………………………………..       183 

Capítulo 8

El aprendizaje mediante el teatro: uma mirada compleja y transdisciplinar

Montse González – UB/Espanha………………………………………………………       193 

Capítulo 9

A metáfora na perspectiva da didática transdisciplinar

Álvaro A. Schmidt Neto – SPDM/SP…………………………………………………..       205 

Capítulo 10

Os operadores cognitivos do pensar complexo na docência universitária: possibilidades e desafios

Michelle Jordão Machado – UCB/DF

Patrícia Limaverde Nascimento – UCB/DF

Deliene Lopes Leite – UCB/DF                    211

Informação adicional

Peso 350 g
Dimensões 17 × 24 × 1 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?