Descrição
Currículo da autora:
A autora, Profa. Rosita Edler Carvalho, carioca, carrega em sua “mochila” 57 anos de trabalho ininterrupto em educação, área em que conquistou o doutorado.
Professora de ensino fundamental desde 1956, pedagoga, psicopedagoga e mestre em Psicologia vivia insatisfeita pela falta de respostas a inúmeras indagações de seu espírito inquieto. Mas, na Neuropsicologia, vem encontrando os esclarecimentos tão sonhados e que funcionam como verdadeiras molas propulsoras para a continuidade de seu trabalho em escolas, na qualidade de pesquisadora. Aposentada, mas longe de estar inativa, segue proferindo palestras, produzindo textos, como é o caso deste livro publicado pela Wak Editora.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Um pouco de minha história como educadora: usando o cérebro e o coração
As contribuições das neurociências cognitivas para aprimorar a aprendizagem humana
Aprendizagem
Novas estratégias de ensino-aprendizagem inspiradas na neuropsicologia
Breves pinceladas sobre alguns importantes processos cognitivos:
O fenômeno da atenção
O fenômeno da memória
O fenômeno da linguagem:
Níveis de estruturação
Origem e aquisição
Linguagem e Pensamento
Funções executivas
O Sistema límbico
A Pedagogia da afetividade
Referências
Sítios da Internet
Leituras recomendadas
Avaliações
Não há avaliações ainda.