O Brincar na Prática Docente – Volume 1

R$70,00

ISBN 978-85-7854-515-4

Organizadoras: Maria Vitoria Campos Mamede Maia / Camila Nagem Marques Vieira

Formato: 14x21cm

232 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo:

Este livro parte do princípio norteador de que o brincar como espaço de criação simbólica é o espaço que nos constitui em sujeitos. Independentemente de estarmos na infância, na adolescência, na fase adulta, esse espaço brincante é sempre necessário para que a vida seja suportada e vivida de forma que o aprender e o ensinar sejam prazerosos. Comemorando dez anos de existência, o grupo LUPEA busca nas pesquisas e nos artigos produzidos em um período de cinco anos o rumo que foi sendo desenhado pelos seus pesquisadores.

O que pretende este livro é trazer para a prática docente condições de se pensar como uma aprendensinagem, como nos marca Alícia Fernandez em sua obra. Pensar-se como um ser que ensina e aprende abre para a prática docente o surgimento do docente criativo e do aluno criativo, em que a segurança e autonomia, confiança e credulidade marcam esse espaço-tempo de outra ordem quando a porta da sala de aula se fecha e, lá dentro, há um mundo dentro de um mundo dentro de um mundo sem fim.

Descrição

Profa. Dra. Maria Vitoria Campos Mamede Maia

Professora associado da UFRJ em Psicologia da Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, na linha Inclusão, Ética e Interculturalidade. Pós-doutoranda em Design Pedagógico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Coordenadora e fundadora do Espaço de Atendimento Psicopedagógico ao aluno da Faculdade de Educação – UFRJ – EAP. Coordenadora do grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem – LUPEA. Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Paraná (Núcleo de pesquisa do Desenvolvimento Humano e Núcleo de Psicanálise). Autora do livro “Rios sem discurso: a agressividade da infância na contemporaneidade”, São Paulo: Vetor, 2007 e do livro “Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem”, publicado pela Wak Editora, 2014.

Profa. Dra. Camila Nagem Marques Vieira
Professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II. Professora do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II – EAD. Doutora (2019) e mestre (2014) em Inclusão, Ética e Interculturalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Possui Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Já atuou como técnica em Assuntos Educacionais do IBRAM no desenvolvimento de projetos educativos e culturais. Possui experiência em Educação em Museus, prática de Ensino em Artes e Desenvolvimento de Projetos na área de Artes, Educação e Museus. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Criatividade e Inovação na Educação Básica e Criatividade Docente com o grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico no processo ensino-aprendizagem (LUPEA), investindo nos estudos sobre a formação de professores e ensino.

 

Sumário

Prefácio ……………………………………………………………… 13

Apresentação ………………………………………………………. 17

Capítulo 1: O lúdico, a inclusão e o jogo no
processo de ensino e aprendizagem ………………………….. 27

  1. Imaginação e criatividade na escola:
    o lúdico como possibilidade …………………………… 29

A importância da imaginação ………………………….. 31

A criatividade na escola …………………………………. 34

O lúdico como possibilidade criativa na escola ……. 37

Considerações finais ……………………………………… 41

  1. O uso pedagógico das videoaulas:
    possibilidades e consequências curriculares ……….. 47

O fenômeno das videoaulas ……………………………. 49

Especificidades das videoaulas …………………………. 52

Solução que vira problema …………………………….. 57

Problema que vira solução ……………………………… 60

Conclusão ………………………………………………….. 62

  1. Avaliação e lúdico: por um currículo onde
    as propostas didáticas não precisem ser
    construídas em dicotomias …………………………….. 67

Currículo: Para o que e a quem se destina?  ………. 69

Avaliação ou regulação? O que se propõe
para a avaliação de crianças de quatro
a sete anos ………………………………………………….. 72

A avaliação como estrela: propostas centradas
na imagem do produto ………………………………….. 80

“Faz do jeito que ela quer que podemos
brincar do jeito que nós queremos”:
a escolarização ocupando o espaço lúdico ………….. 83

Considerações finais ……………………………………… 85

  1. Criatividade, lúdico, autismo e ciências,
    que mistura é essa?  ……………………………………… 91

A mistura …………………………………………………… 94

Resultados ………………………………………………… 100

  1. A utilização de jogos e brincadeiras para
    desenvolver conceitos e atitudes relativos à ética
    e à moral em pessoas com deficiência múltipla
    associada à deficiência visual ………………………… 107

Pensando a moral e a ética no
ambiente escolar ………………………………………… 109

Os jogos e as brincadeiras como recurso
na escola ………………………………………………….. 113

Resultados ………………………………………………… 115

Discussão dos resultados ………………………………. 118

Considerações finais ……………………………………. 119

  1. Criatividade e personalidade ………………………… 125

Compreendendo a criatividade:
dos estudos pioneiros ao cenário atual ……………… 125

Antecedentes do debate sobre criatividade
e personalidade ………………………………………….. 131

Criatividade e personalidade: para onde
apontam os estudos mais recentes …………………… 134

Considerações finais ……………………………………. 136

 

Capítulo 2: A Criatividade e a Formação Docente ……. 141

  1. Criatividade é… O conceito de Criatividade
    a partir de textos e imagens docentes ………………….. 143

Abrindo espaços e quebrando mitos ………………… 144

O que os docentes entendem por Criatividade?….. 150

A criatividade é… o que dizem as imagens ……….. 156

Considerações finais ……………………………………. 174

  1. O papel dos cursos de extensão na formação
    continuada docente ……………………………………. 177

A Universidade como espaço de formação
continuada docente …………………………………….. 180

O estudo de caso ………………………………………… 183

Considerações finais ……………………………………. 196

  1. Construção de vínculos no estabelecimento
    da segurança na percepção docente sobre
    agressividade …………………………………………….. 201

Da agressiva insegurança ao vínculo:
discussão sobre um percurso …………………………. 203

Conclusão e resultados ………………………………… 210

  1. Educação especial e formação docente:
    vivências sobre deficiência visual na
    formação inicial …………………………………………. 213

“Não dá para enxergar nada”: momentos
iniciais antes do atividades lúdicas ………………….. 217

Atividades lúdicas uma maneira de incluir
alunos no processo de ensino e aprendizagem:
vozes dos estudantes em formação inicial …………. 220

Considerações finais ……………………………………. 224

Posfácio ……………………………………………………………. 229

Informação adicional

Peso 0,450 kg
Dimensões 14 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?