Descrição
Profa. Dra. Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Professora associado da UFRJ em Psicologia da Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, na linha Inclusão, Ética e Interculturalidade. Pós-doutoranda em Design Pedagógico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Coordenadora e fundadora do Espaço de Atendimento Psicopedagógico ao aluno da Faculdade de Educação – UFRJ – EAP. Coordenadora do grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem – LUPEA. Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Paraná (Núcleo de pesquisa do Desenvolvimento Humano e Núcleo de Psicanálise). Autora do livro “Rios sem discurso: a agressividade da infância na contemporaneidade”, São Paulo: Vetor, 2007 e do livro “Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem”, publicado pela Wak Editora, 2014.
Profa. Dra. Camila Nagem Marques Vieira
Professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II. Professora do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II – EAD. Doutora (2019) e mestre (2014) em Inclusão, Ética e Interculturalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Possui Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Já atuou como técnica em Assuntos Educacionais do IBRAM no desenvolvimento de projetos educativos e culturais. Possui experiência em Educação em Museus, prática de Ensino em Artes e Desenvolvimento de Projetos na área de Artes, Educação e Museus. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Criatividade e Inovação na Educação Básica e Criatividade Docente com o grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico no processo ensino-aprendizagem (LUPEA), investindo nos estudos sobre a formação de professores e ensino.
Sumário
Prefácio ……………………………………………………………… 13
Apresentação ………………………………………………………. 17
Capítulo 1: O lúdico, a inclusão e o jogo no
processo de ensino e aprendizagem ………………………….. 27
- Imaginação e criatividade na escola:
o lúdico como possibilidade …………………………… 29
A importância da imaginação ………………………….. 31
A criatividade na escola …………………………………. 34
O lúdico como possibilidade criativa na escola ……. 37
Considerações finais ……………………………………… 41
- O uso pedagógico das videoaulas:
possibilidades e consequências curriculares ……….. 47
O fenômeno das videoaulas ……………………………. 49
Especificidades das videoaulas …………………………. 52
Solução que vira problema …………………………….. 57
Problema que vira solução ……………………………… 60
Conclusão ………………………………………………….. 62
- Avaliação e lúdico: por um currículo onde
as propostas didáticas não precisem ser
construídas em dicotomias …………………………….. 67
Currículo: Para o que e a quem se destina? ………. 69
Avaliação ou regulação? O que se propõe
para a avaliação de crianças de quatro
a sete anos ………………………………………………….. 72
A avaliação como estrela: propostas centradas
na imagem do produto ………………………………….. 80
“Faz do jeito que ela quer que podemos
brincar do jeito que nós queremos”:
a escolarização ocupando o espaço lúdico ………….. 83
Considerações finais ……………………………………… 85
- Criatividade, lúdico, autismo e ciências,
que mistura é essa? ……………………………………… 91
A mistura …………………………………………………… 94
Resultados ………………………………………………… 100
- A utilização de jogos e brincadeiras para
desenvolver conceitos e atitudes relativos à ética
e à moral em pessoas com deficiência múltipla
associada à deficiência visual ………………………… 107
Pensando a moral e a ética no
ambiente escolar ………………………………………… 109
Os jogos e as brincadeiras como recurso
na escola ………………………………………………….. 113
Resultados ………………………………………………… 115
Discussão dos resultados ………………………………. 118
Considerações finais ……………………………………. 119
- Criatividade e personalidade ………………………… 125
Compreendendo a criatividade:
dos estudos pioneiros ao cenário atual ……………… 125
Antecedentes do debate sobre criatividade
e personalidade ………………………………………….. 131
Criatividade e personalidade: para onde
apontam os estudos mais recentes …………………… 134
Considerações finais ……………………………………. 136
Capítulo 2: A Criatividade e a Formação Docente ……. 141
- Criatividade é… O conceito de Criatividade
a partir de textos e imagens docentes ………………….. 143
Abrindo espaços e quebrando mitos ………………… 144
O que os docentes entendem por Criatividade?….. 150
A criatividade é… o que dizem as imagens ……….. 156
Considerações finais ……………………………………. 174
- O papel dos cursos de extensão na formação
continuada docente ……………………………………. 177
A Universidade como espaço de formação
continuada docente …………………………………….. 180
O estudo de caso ………………………………………… 183
Considerações finais ……………………………………. 196
- Construção de vínculos no estabelecimento
da segurança na percepção docente sobre
agressividade …………………………………………….. 201
Da agressiva insegurança ao vínculo:
discussão sobre um percurso …………………………. 203
Conclusão e resultados ………………………………… 210
- Educação especial e formação docente:
vivências sobre deficiência visual na
formação inicial …………………………………………. 213
“Não dá para enxergar nada”: momentos
iniciais antes do atividades lúdicas ………………….. 217
Atividades lúdicas uma maneira de incluir
alunos no processo de ensino e aprendizagem:
vozes dos estudantes em formação inicial …………. 220
Considerações finais ……………………………………. 224
Posfácio ……………………………………………………………. 229
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