Descrição
Nora Cavaco
Psicóloga. Licenciada em Educação de Infância com a Qualificação em Formação de Formadores e Supervisão Pedagógica. Mestre em Práticas Educativas. Mestre em Psicologia da Educação e Reabilitação. Pós-doutora em Intervenção Precoce no Autismo.Pós-graduada em Neuropsicologia e Demências.Especialista (atribuídaeobtida no Brasil) em Autismo e Neuroeducação; em Psiquiatria e Saúde Mental; em Autismo: da infância à idade adulta.
Trabalha há mais de 25 anos em Educação, incidindo na formação superior nos domínios cognitivo e motor em todo o país, formando e capacitando docentes na área da educação especial (NEES).Diretora e coordenadora de cursos de licenciatura em Psicologia e mestrados em Psicologia.Docente na universidade do Algarve na formação pré-escolar e primeiro ciclo.Docente internacional e palestrante acreditada internacionalmente, sendo-lhe atribuído a “Speaker ofthe Year 2016″ pela Câmara Internacional de Conferencistas (México).
Sumário
INTRODUÇÃO
I. A neurodiversidade e o impacto social e educativo
II. O neurodivergente e o neurotipico
III. Os transtornos do neurodesenvolvimento: o autismo e o
paradigma da neurodiversidade
IV. Do autismo e TDAH
V. A avaliação neuropsicológica
VI. A neuropsicologia, o autismo, as funções executivas
VII. Reabilitação Neuropsicológica no autismo
VIII. A Inclusão e a Educação Especial
IX. Políticas educativas e apoios especializados
X. Espetro do Autismo
Ambientes inclusivos: a escola como espaço inclusivo
Factores que influenciam o comportamento resiliente
O educador como um ser em desenvolvimento
O desenvolvimento do educador a nível pessoal
O Educador & Professor
O desenvolvimento humano e o auto-conhecimento
O ego ou “self” individual como um processo dinâmico
As teorias do desenvolvimento cognitivo à educação:
complexidade conceptual do educador
A resililência
Factores que influenciam o comportamento resiliente
O desenvolvimento profissional do educador
As fases da carreira do educador
Estádios de desenvolvimento profissional dos educadores
Maturidade e competência do educador
As preocupações do educador/professor
O self profissional
A motivação e o educador de infância
Autismo e prática
A criança autista – estratégias e recursos para a intervenção de
pais e professores
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.