O Aprender na Terceira Idade – Diferentes olhares e práticas

R$84,00

ISBN 978-65-86095-69-2

Organizadoras: Iara Caierão e Denise Costa Ceroni

Formato: 17x24cm

240 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

 

Resumo

A presente obra: O Aprender na Terceira Idade: diferentes olhares e práticas foi idealizada por uma profissional em Psicopedagogia com larga experiência e profundo conhecimento sobre a aprendizagem humana, Iara Caierão, em parceria com Denise Ceroni, com longa e densa experiência com grupos de adultos maduros e idosos. Alimentadas pelo desejo em contribuir para a discussão e reflexão de uma temática, tantas vezes, inviabilizada por uma sociedade que cultua a juventude, lançamo-nos em busca de parcerias para sonhar junto.

Reunimos um grupo de profissionais comprometidos com a construção de uma nova velhice na contemporaneidade. E o sonho tomou forma de um livro com artigos permeados por experiências, estudos, pesquisas… uma obra que propõe alargar os conhecimentos sobre o envelhecimento humano entrelaçando-os aos conhecimentos advindos da Psicopedagogia, área interdisciplinar atenta às transformações históricas e sociais desses tempos em que estamos vivendo. Além disso, essa obra conta com as escritas preciosas em forma de prefácio por Agostinho Both; introdução por Johannes Doll; e posfácio por Neusa Hickel, que nos honram com suas presenças! Com o coração repleto de gratidão, desejamos a todos e todas boa leitura e ótimas aprendizagens!

Descrição

IARA CAIERÃO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Educação (PUC/RS). Formação em Psicopedagogia Clínica pela Escola Psicopedagógica de Buenos Aires (EPsiBA). Graduação em Pedagogia; Docente em Cursos de Pós-Graduação em Universidades (RS/SC). Membro de bancas de qualificação/defesa em mestrados na área da Educação e Envelhecimento Humano (RS/SC). Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção RS, Gestões de 2011 a 2013 e 2014 a 2016. Membro do Comitê Científico da ABPp Nacional (2014-2016).

E-mail: iarac@terra.com.br

 

DENISE COSTA CERONI

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Clínica com abordagem Terapêutica e Institucional (UniRitter). Mestre e doutora em Educação na linha de Pesquisa: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (UFRGS). Professora universitária em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Coordenou cursos de pós-graduação na área da Educação, entre eles o de Psicopedagogia (UniRitter). Atualmente compõe a Gestão de 2020 a 2022 da ABPpRS como coordenadora do Conselho Científico.

E-mail: deceroni@yahoo.com.br

 

Sumário

PREFÁCIO

        Agostinho Both………………………………………………………………         21

 

APRESENTAÇÃO

        Johannes Doll………………………………………………………………..         25

 

PARTE I – PERCURSOS TEÓRICOS E REFLEXÕES

 

ANDRAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM

NA TERCEIRA IDADE

        Neide de Aquino Noffs

        Paulo Roberto Barbosa

        Claudia Xavier da Costa Souza………………………………………..         33

 

A FORÇA DA APRENDIZAGEM PARA VIVER MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS

        Denise Costa Ceroni

        Bianca Costa Ceroni………………………………………………………         47

 

AGOSTINHO DE HIPONA E A VELHICE

        Renan Paloschi Zanandréa

        Nadir Antônio Pichler……………………………………………………         55

 

VELHICE – UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, FRUTO DE APRENDIZAGENS

        Eliana Santos Moura……………………………………………………..         75

NOÇÕES SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO: OS ESTÁGIOS DE ERIK ERIKSON

        Thiago Radünz da Silva

        Nadir Antonio Pichler……………………………………………………         85

 

FATORES DE PERSONALIDADE E APRENDIZAGEM

NA TERCEIRA IDADE

        Rosane de Fátima Ferrari

        Luis Henrique Paloski…………………………………………………….       105

 

VIVENDO E APRENDENDO: O DESAFIO DA

ADAPTAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

        Michelle Bertoglio Clos……………………………………………………       115

 

A APRENDIZAGEM E O ADULTO IDOSO

        Débora Silva de Castro Pereira…………………………………………       125

 

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE

        Ivana de Oliveira Carvalho

        Merie Bitar Moukachar

        Regina Rosa dos Santos Leal……………………………………………..       135

 

PARTE II – COMPARTILHANDO PRÁTICAS

 

APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE SEM LIMITES

        Denise Aparecida Martins Sponchiado

        Vania Maria Barboza…………………………………………………….       151

 

UNIVERSIDADE DA MATURIDADE:

UMA EXPERIÊNCIA PSICOPEDAGÓGICA

COM IDOSOS NO SUL DE MINAS GERAIS

        Júlia Eugênia Gonçalves………………………………………………….       163

 

A INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS:

UMA PRÁTICA POSSÍVEL E NECESSÁRIA

        Monica Pagel Eidelwein

        Susana Londero……………………………………………………………..       171

 

ENVELHECIMENTO COMO TEMA DE ENSINO

NAS SÉRIES INICIAIS

        Nara Nachtigall

        Johannes Doll………………………………………………………………..       181

 

O VIVER-APRENDER DE CLEMENTINA

        Iara Caierão

        Helenice Scortegagna

        Solange Maria Scariot…………………………………………………….       189

 

A SOCIOPSICOMOTRICIDADE E A QUALIDADE

DE VIDA: A ARTE DE SABER ENVELHECER

        Hortência Vital de Castro……………………………………………….       203

 

A HISTÓRIA DE VIDA COMO MEIO SIGNIFICATIVO

PARA O IDOSO NO ENFRENTAMENTO COM O NOVO

        Dirce Encarnacion Tavares……………………………………………..       217

 

UM POSFÁCIO – CORPOS ENCARNADOS

            Neusa Kern Hickel                  231

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 17 × 24 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?