Descrição
Currículo dos organizadores
Roberte Metring
Psicólogo. Psicoterapeuta Clínico. Psicopedagogo. Professor de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu para os cursos nas áreas de saúde e educação. Escritor, palestrante e pesquisador em Neuropsicologia da Aprendizagem.
E-mail: roberte@psicologoroberte.com.br
Homepage: www.psicologoroberte.com.br
Simaia Sampaio
Pedagoga. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem. Professora de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu para os cursos na área da educação e aprendizagem. Membro titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia Nacional (ABPp) e da sessão Bahia (ABPp-BA). Escritora, palestrante e pesquisadora em Neuropsicologia da Aprendizagem.
E-mail: simaiasampaio@gmail.com
Homepage: www.psicopedagogiabrasil.com.br
Sumário:
APRESENTAÇÃO
1 – FUNDAMENTOS SOBRE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
Roberte Metring
2 – NEUROCIÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO HUMANO DA GRAVIDEZ À PRIMEIRA INFÂNCIA
Marta Pires Relvas
3 – TIPOS DE MEMÓRIA E USO DE ESTRATÉGIAS MNEMÔNICAS
Simaia Sampaio
4 – TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: CARACTERÍSTICAS NEUROPSICOLÓGICAS
Danielle de Souza Costa
Gabrielle Chequer de Castro Paiva
Jonas Jardim de Paula
Débora Marques de Miranda
Leandro Fernandes Malloy-Diniz
5 – APRENDIZAGEM E NEUROPLASTICIDADE
Vitor Geraldi Haase
Thalita Karla Flores Cruz
Deisiane Oliveira Souto
Andressa Moreira Antunes
6 – “APRENDIZAGENS”: ASPECTOS SOCIOCULTURAIS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO
Andrea Sandoval Padovani
7 – RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADES PSICOMOTORAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (DA)
Simaia Sampaio
Roberte Metring
8 – A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E SUA FUNÇÃO REGULADORA DO PENSAMENTO
Ivana Braga Freitas
9 – NEUROFEEDBACK E BIOFEEDBACK NO TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Daniel Donadio de Mello
Cláudia Estevam Lara Coelho
10 – ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA: UMA NOVA PERSPECTIVA NO TRATAMENTO DA DISLEXIA
Rita de Cássia Saldanha de Lucena
Débora Patrícia Medeiros Santos Rios
11 – DISTÚRBIOS E TRATAMENTOS DAS ALTERAÇÕES DO SONO: INTERFERÊNCIAS NA APRENDIZAGEM
Luiza Elena L. Ribeiro do Valle
12 – AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA INFÂNCIA: OBJETIVOS, DOMÍNIOS COGNITIVOS AVALIADOS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS
Maristela Viana Lima
13 – A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO (CENTRAL) EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA
Maria Helena Cursino
Lais Retamoso
14 – COMO AGIR COM A CRIANÇA AUTISTA: ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA A INTERVENÇÃO DE PAIS E PROFESSORES
Nora Cavaco
15 – NEUROCIÊNCIA DO APRENDIZADO E A SALA DE AULA
Marta Pires Relvas
16 – A PSICOPEDAGOGIA DIANTE DOS DESAFIOS DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Beatriz Judith Lima Scoz
Avaliações
Não há avaliações ainda.