Descrição
Currículo da autora:
Palestrante, conferencista e consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Escolar.
Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Doutora e mestre em Psicanálise. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem.
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM, ministrando as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional.
Autora dos livros: Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem; Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem; Neurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula; e Neurociência na Prática Pedagógica, todos publicados pela Wak Editora.
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO ÀS NEUROCIÊNCIAS
Conhecendo as Neurociências e suas aplicabilidades no cotidiano humano
CAPÍTULO II – COMO O CÉREBRO HUMANO APRENDE E COMO GUARDA SABERES?
CAPÍTULO III – MANEIRA FÁCIL DE COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
CAPÍTULO IV – DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DOS NEURÔNIOS
CAPÍTULO V – A QUÍMICA DO COMPORTAMENTO
CAPÍTULO VI – DISTÚRBIOS, DIFICULDADES, PROBLEMAS, DISCAPACIDADES E TRANSTORNOS
– Termos utilizados em uma avaliação neurobiológica. Avaliar para incluir
CAPÍTULO VII – A NEUROANATOMIA VERSUS A LINGUAGEM E O HEMISFÉRIO DOMINANTE
– Conhecendo os sistemas envolvidos na aquisição de fala, escrita e aritmética
CAPÍTULO VIII – NEUROCIÊNCIAS E SÍNDROMES ENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
As Neurociências e suas contribuições diante das diferenças
A família do portador de necessidades especiais em uma visão sistêmica
Síndromes Neurológicas e os portadores de necessidades especiais
Síndrome de Gilles de La Tourette – Síndrome dos Tiques
Autismo
Síndrome de Asperger
Epilepsia
CAPÍTULO IX – A CRIANÇA E SUAS OUTRAS EFICIÊNCIAS NECESSITAM DE ATENÇÃO
A criança portadora de deficiência mental
A criança com lentidão de aprender
A criança e as Altas Habilidades
A criança com Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade
Como acontece a Hiperatividade no SNC?
Sugestões passo a passo para ensinar o TDAH
A criança e a Paralisia Cerebral
A criança e a emoção
A criança e a fobia escolar
A criança e a agressividade
A criança e os Transtornos de Humor
A criança e a Esquizofrenia
A criança e as Síndromes Genéticas
CAPÍTULO X – PLASTICIDADE CEREBRAL E PORTADORES DE OUTRAS EFICIÊNCIAS
Tipos de Plasticidade Cerebral
CAPÍTULO XI – O SUJEITO CEREBRAL E SUAS INTELIGÊNCIAS: EMOCIONAL E MÚLTIPLAS. ENTENDER PARA INCLUIR
Conceito de Inteligência
A relação entre formas de inteligência e a educação
As emoções e a prática pedagógica
Razão ou emoção – quem manda em nós?
MÁQUINAS DE ESQUECER
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.