Manual de Promoção e Prevenção de Saúde na Educação – Vol. 1 – Na escola

R$80,00

ISBN 978-85-7854-484-3

Organizadora: Michele Joia

Formato: 21x28cm

112 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2019

Resumo:

Atualmente, as escolas recebem muitos alunos incluídos, com diversas subjetividades e singularidades. O professor, mesmo atualizado, precisa se apoiar em condutas adequadas que variam de aluno para aluno e que são, por algumas vezes, diferenciadas para cada tipo de dificuldade apresentada.

Para isso, eu e minha equipe escrevemos um manual que, a partir de sua praticidade, facilitará a prática e a atuação do docente no suporte à inclusão e ao apoio a todos os alunos, oferecendo discursos diferenciados no que tange à inclusão, prevenção e promoção de Saúde na Educação, com o intuito de tornar a escola um ambiente para todos.

Descrição

Michele Joia

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade (2002). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Castelo Branco (2008). Educadora Especial pela Universidade Barão de Mauá (2015). Especializada em Alfabetização e Letramento pela Uniasselvi (2016). Especialista em Autismo. Qualificada ABA.

 

Sumário:

Prefácio     ……………………………………………………………………………………………………….    13

 

Introdução                                                                                                                           17

 

        – Capítulo 1-

SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

um projeto de prevenção e promoção de saúde por meio da Psicologia

Elaine Romero e Michele Joia …………………………………………………………………………………………..    19

        – Capítulo 2-

A PSICOMOTRICIDADE E AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

Maria Cláudia Leite……………………………………………………………………………………………………………..    29

        – Capítulo 3-

O MEDIADOR ESCOLAR

função e prática na inclusão

Tatiane Candido e Thaiany Neves…………………………………………………………………………………….    35

        – Capítulo 4-

ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA OS ALUNOS COM TDAH

Marcia Vieira ……………………………………………………………………………………………………………………….    43

 

        – Capítulo 5-

E AGORA PROFESSOR, É DISLEXIA OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

Mara da Fonseca…………………………………………………………………………………………………………………    55

        – Capítulo 6-

AFETIVIDADE COMO BASE NA APRENDIZAGEM INCLUSIVA

Rafaele Calassara da Silveira……………………………………………………………………………………………..    67

        – Capítulo 7-

ESTRATÉGIAS DE TRABALHO COM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM

DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM (DEL)

Bárbara de Brito Terra Nova Gonçalves e Viviane da Costa Bastos ……………………………    75

        – Capítulo 8-

SALA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

o apoio no cotidiano escolar, diminuindo a defasagem de aprendizagem

Isabel Carvalho e Viviane Neves ………………………………………………………………………………………    83

        – Capítulo 9-

Família e inclusão

Michele Joia e Fátima (mãe do Leonardo)………………………………………………………………………    91

 

        ANEXOS

Declaração de ALMA-ATA………………………………………………………………………………………………………….    97

Parte da Lei Brasileira de Inclusão – Direito à Educação……………………………………………………….. 101

Lei do Autista………………………………………………………………………………………………………………………………. 104

Parte integrante da POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DE SAÚDE…………………………….. 107

 

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 21 × 28 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?