Descrição
Currículo do autor
Atualmente, além de ser professor titular da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, ocupa-se do ofício de escrever livros tanto para crianças como para educadores e, vez ou outra, escreve também livros de autoconhecimento. Em 2009, teve seu livro – Eu me chamo Pedro, Você me chama Baleia (Editora Pró-Infanti, 2008), selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, para fazer parte do catálogo brasileiro da 46th Bologna Children´s Book Fair, Feira do Livro Infantil que acontece anualmente em Bologna, na Itália.
Doutor em Letras/Literatura – Área de Concentração em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2009). Mestre em Letras/Literatura – Área de Concentração – Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2000). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (1995). Tem experiências de trabalhos internacionais: em 2011, na África, em Moçambique, em uma Cooperação Internacional entre Alemanha e Moçambique, onde implantou um Programa de Avaliação em Leitura e Escrita e, em 2015, esteve na Bolívia, em uma Cooperação Internacional entre Espanha e Bolívia, para onde levou seu projeto de Educação Baseada no Cuidado, no Amparo e no Afeto.
Sumário:
Apresentação
Introdução
1 – É preciso alfabetizar todos os cidadãos?
2 – Por onde começar, então, a alfabetização de uma criança?
3 – Alfabetização e letramento na Educação Infantil
4 – Qual a proposta de um alfabetizador?
5 – O trabalho com poesia na alfabetização
6 – O trabalho diário do alfabetizador
ATIVIDADE 1 – Como se descobre uma letra?
ATIVIDADE 2 – Como se descobre a mesma letra escrita de outra forma?
ATIVIDADE 3 – Como construir um ambiente alfabetizador?
ATIVIDADE 4 – Como começar a desenvolver o traçado da letra?
ATIVIDADE 5 – Como descobrir o que é um texto?
ATIVIDADE 6 – O começo do uso do computador na alfabetização
ATIVIDADE 7 – O trabalho com significados
ATIVIDADE 8 – Descobrir palavras em outras línguas
ATIVIDADE 9 – O que é um erro ortográfico?
ATIVIDADE 10 – O trabalho com ícones
ATIVIDADE 11 – Mais um trabalho com ícone
ATIVIDADE 12 – Mais um trabalho com ícone
ATIVIDADE 13 – Mais um trabalho com ícone
ATIVIDADE 14 – Explorando ícones
ATIVIDADE 15 – Explorando ícones também
ATIVIDADE 16 – O teclado do computador
ATIVIDADE 17 – Colocar tudo em ordem
ATIVIDADE 18 – O vogadia
As competências leitoras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, logo depois da aquisição do código da leitura e da escrita
Atividades para fase inicial da alfabetização – reconhecimento alfabético
Atividades para fase secundária da alfabetização – produção de frases
Atividades para fase intermediária da alfabetização – raciocínio lógico e compreensão textual
Atividades para fase intermediária da alfabetização – compreensão textual e interpretação
Atividades para fase final da Alfabetização
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.