Descrição
Currículo das autoras:
JOSELE TEIXEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela UERJ. Especialista em Saberes e Praticas em Alfabetização pela UFRJ. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM. Psicopedagoga pela UCAM. Atua como professora em universidades particulares do Rio de Janeiro, nas disciplinas de Teoria da Aprendizagem, Avaliação Escolar, Gestão de Projetos, Didática e Orientação de Monografias. Professora do Instituto Sanchez de Lararigoiti e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. É autora dos livros “Avaliação Escolar: da Teoria à Prática” e “Avaliação inclusiva”. Ministra cursos e palestras em ONGs e Programas de Formação Continuada para educadores e cursos de extensão na UERJ. Tem experiência em pesquisa em acervos na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Avaliação da Aprendizagem.
LILIANE MARTINS NUNES DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Especialista em Políticas Públicas pela UFRJ. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM. Atualmente é professora do Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro e coordenadora Pedagógica. Também atua como orientadora do PNAIC – na formação de professores-alfabetizadores. É autora dos livros “Avaliação Escolar: da Teoria à Prática” e “Avaliação inclusiva”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação e Alfabetização. Em 2013, ganhou o prêmio de 5º lugar no IDE RIO e, em 2014, ganhou o prêmio de 1º lugar no Alfabetiza RIO.
Sumário:
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I- O SABER E O SABER FAZER: A NECESSIDADE DE NOS ASSUMIRMOS ENQUANTO PROFESSORES PESQUISADORES
CAPÍTULO II- ALFABETIZAÇÃO,LINGUAGEM E LETRAMENTO: ESTABELECENDO CONEXÕES
CAPÍTULO III-PERCORRENDO OS CAMINHOS DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3.1-Sobre a Linguagem Escrita
3.2-Sobre o trabalho com a Literatura Infantil
CAPÍTULO IV- REDISCUTINDO METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO
4.1 A alfabetização em busca da formação de leitores e escritores
4.2-Alfabetização como competência formal
4.3-Qualidade nas práticas de alfabetização
4.4-Alfabetização por meio de projetos
4.4.1-Considerações importantes sobre a prática de projetos de alfabetização e letramento
CAPÍTULO V- ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: que critérios darão conta desse dilema?
5.1-Recuperação paralela uma tangente possível
5.2-Processo de alfabetização corresponsável
5.3-Educação proativa
5.4-Alfabetização e autoestima: uma parceria que dá certo
CAPÍTULO VI- ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: desvendando um enigma
CAPÍTULO VII- REIVENTANDO O COTIDIANO ESCOLAR: práticas bem sucedidas
7.1- Sobre o ambiente alfabetizador
7.2- Sobre o trabalho com a escrita
7.3- Sobre a atividade de casa
7.4-Roteiro básico da alfabetização
7.5- Caderno de leitura
7.6- Caderno de produção de texto
PARA NÃO CONCLUIR
REFERÊNCIA
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