Alfabetização – Compartilhando teorias e práticas

R$54,00

ISBN 978-85-7854-327-3

Autoras: Josele Teixeira e Liliane Nunes

Formato: 14x21cm

132 páginas

Ano de publicação: 1º edição- 2015

Resumo:

A questão do esvaziamento das experiências do cotidiano docente e o processo “alienador” que isso acarreta é indubitavelmente algo que merece atenção especial por parte de inúmeros pesquisadores. Diante disto, é de nossa responsabilidade, enquanto profissionais da área da educação, nos assumirmos enquanto professores-pesquisadores, conscientes de que a nossa prática pedagógica deve permitir a construção de significados para a reflexão e a ação.
Neste sentido, o presente livro foi tecido a partir dos saberes e das práticas advindos de situações presentes no nosso cotidiano escolar, ao longo de nossa jornada enquanto professoras.
Em movimento de estudo e pesquisa, esta obra tratou de levantar como problema central a seguinte pergunta: Como o conhecimento de determinadas teorias pode contribuir nas práticas de um professor alfabetizador?
Partindo dessas premissas, pretendemos instigar você, leitor, a se aventurar nas reflexões que serão travadas nesta coletânea de texto sobre alfabetização.

Categoria:

Descrição

Currículo das autoras:

JOSELE TEIXEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela UERJ. Especialista em Saberes e Praticas em Alfabetização pela UFRJ. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM. Psicopedagoga pela UCAM. Atua como professora em universidades particulares do Rio de Janeiro, nas disciplinas de Teoria da Aprendizagem, Avaliação Escolar, Gestão de Projetos, Didática e Orientação de Monografias. Professora do Instituto Sanchez de Lararigoiti e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. É autora dos livros “Avaliação Escolar: da Teoria à Prática” e “Avaliação inclusiva”. Ministra cursos e palestras em ONGs e Programas de Formação Continuada para educadores e cursos de extensão na UERJ. Tem experiência em pesquisa em acervos na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Avaliação da Aprendizagem.

LILIANE MARTINS NUNES DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Especialista em Políticas Públicas pela UFRJ. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM. Atualmente é professora do Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro e coordenadora Pedagógica. Também atua como orientadora do PNAIC – na formação de professores-alfabetizadores. É autora dos livros “Avaliação Escolar: da Teoria à Prática” e “Avaliação inclusiva”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação e Alfabetização. Em 2013, ganhou o prêmio de 5º lugar no IDE RIO e, em 2014, ganhou o prêmio de 1º lugar no Alfabetiza RIO.

Sumário:

PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I- O SABER E O SABER FAZER: A NECESSIDADE DE NOS ASSUMIRMOS ENQUANTO PROFESSORES PESQUISADORES
CAPÍTULO II- ALFABETIZAÇÃO,LINGUAGEM E LETRAMENTO: ESTABELECENDO CONEXÕES
CAPÍTULO III-PERCORRENDO OS CAMINHOS DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3.1-Sobre a Linguagem Escrita
3.2-Sobre o trabalho com a Literatura Infantil
CAPÍTULO IV- REDISCUTINDO METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO
4.1 A alfabetização em busca da formação de leitores e escritores
4.2-Alfabetização como competência formal
4.3-Qualidade nas práticas de alfabetização
4.4-Alfabetização por meio de projetos
4.4.1-Considerações importantes sobre a prática de projetos de alfabetização e letramento
CAPÍTULO V- ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: que critérios darão conta desse dilema?
5.1-Recuperação paralela uma tangente possível
5.2-Processo de alfabetização corresponsável
5.3-Educação proativa
5.4-Alfabetização e autoestima: uma parceria que dá certo
CAPÍTULO VI- ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: desvendando um enigma
CAPÍTULO VII- REIVENTANDO O COTIDIANO ESCOLAR: práticas bem sucedidas
7.1- Sobre o ambiente alfabetizador
7.2- Sobre o trabalho com a escrita
7.3- Sobre a atividade de casa
7.4-Roteiro básico da alfabetização
7.5- Caderno de leitura
7.6- Caderno de produção de texto
PARA NÃO CONCLUIR
REFERÊNCIA

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?