Jogos Para Os Adolescentes – Uma Proposta motora, emocional e social

R$48,00

ISBN 978-85-7854-595-6

Autores: José Ricardo Martins Machado / Marcos Antonio Silva / Marcus Vinícius da Silva Nunes / Matheus Duarte Guerra

Formato: 14x21cm

100 páginas

Ano de publicação: 1º edição –  2023

Resumo

 

O ambiente criado pelo jogo é um espaço que permite que crianças,
jovens e adultos desenvolvam diferentes aspectos importantes para a
convivência diária e para a evolução pessoal de cada indivíduo. Ao estar
imerso na atividade lúdica, passamos a entender e a valorizar, cada vez mais,
o momento de brincar e do jogar. Não somos uma sociedade educada para o
lazer e, por vezes, julgamos esses momentos como perda de tempo; no
entanto, esse momento precioso de jogar permite que coloquemos em prática
nossa criatividade, espontaneidade, formação de ponto de vista, aprender a
lidar com regras, disciplina, aceitar opiniões de parceiros e tomar decisões.
Partindo dessas reflexões, este livro tem como premissa apresentar ao
leitor a oportunidade de aprofundar as diferentes possibilidades relatadas, no
que tange à adolescência, trazendo também um repertório de 80 jogos com o
objetivo de contextualizar essas reflexões, contribuindo, assim, para a
formação de educadores dos diferentes seguimentos da educação formal e não
formal, com a intenção de que eles consigam compreender e perceber sua
aplicabilidade, propiciando uma educação que dialogue com as características
e necessidades desta faixa etária, em que o jogar deve ser utilizado como
ferramenta pedagógica permeando o processo educativo.

Descrição

José Ricardo Martins Machado
Professor de Educação Física. Pedagogo. Psicopedagogo. Psicomotricista.
Especialista em Inteligência Socioemocional, Parentalidade e Psicologia
Positiva. Mestre em Educação. Cientista da Felicidade. Doutorando em
Educação. Professor da rede particular de ensino. Terapeuta para as Crianças
e os Adolescentes. Autor de 15 livros. Palestrante.

 

Marcos Antônio Silva
Pedagogo. Psicopedagogo. Designer instrucional. Mestre em Educação em
Ciências e Saúde. Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana.
Mais de duas décadas de atuação nas áreas de Educação, Saúde e Gestão
em Diferentes Realidades Educacionais da Educação Popular ao Ensino
Superior. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem
do Centro Universitário Unicarioca.

 

Marcus Vinícius da Silva Nunes
Graduado em Educação Física. Pós-graduado em Psicomotricidade e
Docência do Ensino Superior. Mestre em Ciências da Educação. Mestre em
Novas Tecnologias Digitais na Educação. Professor de Educação Física
Escolar da rede particular. Professor universitário da Universo. Coordenador do
curso de Educação Física da Unicarioca. Autor de mais de 15 livros na área da
Educação.

 

Matheus Duarte Guerra
Formado em Educação Física. Pós-graduado em Psicomotricidade e Educação
Física Escolar. Professor de Educação Física no Ensino Público e Particular.

 

Sumário

Apresentação ……………………………………………….      11

 

Capítulo 1 – Adolescência ………………………………………      13

Capítulo 2 – Jogos para os adolescentes …………….      33

        1 – Guerra infinita ……………………………………………..      35

        2 – Batalha do Joquempô ………………………………..      36

        3 – Desafio dos nomes …………………………………….      36

        4 – Desafio do bambolê cooperativo ……………      37

        5 – Teia de aranha …………………………………………….      37

        6 – Futpano ………………………………………………………..      38

        7 – Nó humano …………………………………………………      38

        8 – Telefone corporal ……………………………………….      39

        9 – Pique siri ………………………………………………………      39

        10 – Vários boliches de um cone …………………..      40

        11 – Maremoto ………………………………………………….      41

        12 – Pega com bola ………………………………………….      41

        13 – Corrida de jornal ………………………………………      42

        14 – Cobra-cega ……………………………………………….      43

        15 – Jogo da bola e do bolão …………………………      43

        16 – Campo minado …………………………………………      44

        17 – Pega o cone ou parte do corpo …………….      44

        18 – Avião pegador ………………………………………….      45

        19 – Ar, terra e mar …………………………………………..      46

        20 – Alfabeto rimado ……………………………………….      46

        21 – Guerra nos países …………………………………….      47

        22 – Arranca fita (barbante) ……………………………      48

        23 – As bolas circulantes …………………………………      48

        24 – Pega-varetas gigantes …………………………….      49

        25 – Jogo do 1, 2, 3 ………………………………………….      49

        26 – Corrida de tampinhas ……………………………..      50

        27 – Ataque à torre …………………………………………..      51

        28 – Vôlei sentado ……………………………………………      52

        29 – Barreira do som ………………………………………..      52

        30 – Corrida da preensão ………………………………..      53

        31 – Acerte o bolão …………………………………………..      53

        32 – Trem de bexigas ……………………………………….      54

        33 – Futmão ……………………………………………………….      55

        34 – Pique bola queimado ………………………………      55

        35 – Jogo do dicionário ……………………………………      56

        36 – Bexiga cooperativa …………………………………..      57

        37 – Bambolê da centopeia …………………………….      58

        38 – Sobra um ……………………………………………………      58

        39 – Casa, morador e terremoto …………………….      59

        40 – Quem é o líder? ………………………………………..      60

        41 – Quem é vivo corre! …………………………………..      61

        42 – Queimada Xadrez …………………………………….      61

        43 – Semáforo …………………………………………………..      62

        44 – Alvo protegido ………………………………………….      63

        45 – Queimado russo ……………………………………….      64

        46 – Pique fruta …………………………………………………      65

        47 – Pique urso ………………………………………………….      65

        48 – Nunca três …………………………………………………      66

        49 – Bambolê numerado …………………………………      67

        50 – Limpando minha casa ……………………………..      67

        51 – Rua e avenida ……………………………………………      68

        52 – Que animal eu sou? …………………………………      69

        53 – Rouba a bola ……………………………………………..      69

        54 – Campo minado cego ……………………………….      70

        55 – Four Square ………………………………………………..      71

        56 – Equilibre a bola …………………………………………      72

        57 – Jôquempô gigante ……………………………………      72

        58 – Numerobol ………………………………………………..      73

        59 – Pique pacman ……………………………………………      73

        60 – Fugi fugi ……………………………………………………..      74

        61 – Pegue o lenço ……………………………………………      75

        62 – Abaixar-se ………………………………………………….      75

        63 – Jogo da fila ………………………………………………..      76

        64 – Minha carta ……………………………………………….      77

        65 – Um fala, todos ouvem! …………………………….      78

        66 – Cine Emoções ……………………………………………      79

        67 – Duas mentiras e uma verdade ……………….      81

        68 – Do que eu gosto, do que eu não gosto .      82

        69 – Teatro das famílias ……………………………………      82

        70 – Do futuro para o passado ……………………….      84

        71 – Que bolinha cai primeiro? ………………………      85

        72 – Saltos coordenados ………………………………….      86

        73 – Duplas coordenadas ………………………………..      87

        74 – Desafio dos quadrantes …………………………..      88

        75 – Dentro/fora ……………………………………………….      89

        76 – Transportando lápis …………………………………      90

        77 – Troca de bastões ………………………………………      91

        78 – Pirâmide de copos ……………………………………      92

        79 – Torre de Hanói ………………………………………….      93

        80 – Bexiga no ar ………………………………………………      94

 

Considerações finais …………………………………….      95

 

Referências                      97

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

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