Descrição
Beatriz Piccolo Gimenes
Doutoranda em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem/UniFESP. Matemática. Psicóloga. Mestre em Psicologia da Saúde e Psicopedagogia pela UMESP. Terapeuta Familiar em Hospital pela Psiquiatria – UNIFESP. Terapeuta em Visão Subnormal pela Oftalmologia – UNIFESP.
Membro do Grupo do Brinquedo (UNIFESP). Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Atua em Psicomotricidade e Arteterapia na Pós-Graduação e em Brinquedotecas
Sumário
APRESENTAÇÃO ……………………………………………………….. 13
Capítulo I – INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE ………… 17
1.1 Qual é a Relação entre Inteligência
e Criatividade? …………………………………………………………… 17
1.2 O Conceito de Criatividade………………………………… 24
1.3 Criar – Desconstruir o Organizado……………………. 29
Capítulo II – RECURSOS EXPRESSIVOS
COMO MANIFESTAÇÃO LÚDICA……………………………. 39
2.1. Quais são os Recursos Expressivos?………………… 40
2.2. Recursos Expressivos na Contação de Histórias 44
A Colaboração das Tampas Coloridas………………. 58
O Valor das Formas das Embalagens………………… 59
A Participação da Natureza……………………………….. 64
2.3. Recursos Expressivos como Jogos de Construção:
Quebra-Cabeças…………………………………………………………. 65
Capítulo III – OS BRINQUEDOS-JOGOS…………………. 77
- MÓBILE SOBRE BERÇO – ANIMAIS ESPELHOS .. 77
- BRINQUEDOS PARA O BEBÊ – VISÃO SUBNORMAL 81
- CHOCALHOS MUSICAIS DIVERSOS
(SONORIZAÇÃO) ………………………………………………….. 85
- ANIMAL SENSORIAL – CENTOPEIA …………………… 89
- MÁSCARA ANIMAL I – PASSARILO……………………. 92
- MÁSCARA ANIMAL II – FALCOA………………………… 95
- ANIMAL ALMOFADÃO – DRAGÃO……………………. 97
- ANIMAL EXÓTICO…………………………………………………. 100
- MONSTRO TROCA e VIRA……………………………………. 104
- LIVRO DE PANO I – ERA UMA CASINHANHA.. 106
- LIVRO DE PANO II –
CHAPEUZINHO VERMELHO…………………………………….. 109
- CAIXA QUE CONTA UM CONTO –
I – O PESCADOR………………………………………………………… 111
- CAIXA QUE CONTA UM CONTO –
II – A MAGIA DO CIRCO…………………………………………… 114
- JOGO QUEBRA-CABEÇA I –
QUADRIGIGACUBOS/IMAGEM………………………………… 117
- JOGO QUEBRA-CABEÇA II –
MINICUBOS/ CENAS…………………………………………………. 120
- JOGO QUEBRA-CABEÇA III –
TRIBARRAS/AQUÁRIO ……………………………………………… 123
SEQUÊNCIA LÓGICA – O SUCO ……………………………… 124
- JOGO QUEBRA-CABEÇA IV –
SIXBARRAS/ ANIMAIS………………………………………………. 127
- QUEBRA-CABEÇA V – PULACORDA E PETECA… 129
- QUEBRA-CABEÇA VI – AMARELINHA………………. 132
- QUEBRA-CABEÇA VII – PIÃO E
BOLINHA DE GUDE……………………………………………………. 134
- JOGO QUEBRA-CABEÇA VIII –
FLORESTA BRASILEIRA (BURITIZAL) ………………………. 137
- JOGO QUEBRA-CABEÇA IX –
PEIXES (PIRACEMA)……………………………………………………. 140
- JOGO QUEBRA-CABEÇA X – ARARAS………………. 142
- JOGO QUEBRA-CABEÇA XI – ÁRVORE…………….. 144
- JOGO QUEBRA-CABEÇA XII – ECOLOGIA………. 147
- JOGO QUEBRA-CABEÇA XIII –
GIGAMULTIDISCOS……………………………………………………. 149
- JOGO QUEBRA-CABEÇA XIV –
MINIMULTIDISCOS……………………………………………………. 152
- JOGO QUEBRA-CABEÇA XV –
MULTIFORMAS/ POLIMINÓS………………………………….. 155
- JOGO QUEBRA-CABEÇA XVI –
MOSAICOS DA MÔNICA………………………………………….. 157
- JOGO QUEBRA-CABEÇA XVII – CILADA…………… 161
- JOGO PERCURSO I – PASSO a PASSO…………….. 164
- JOGO PERCURSO II – CHAPEUZINHO……………… 167
- LIVRO/JOGO PERCURSO III – DINOSSAURO….. 170
- JOGO PERCURSO IV – FLORESTA MÁGICA…….. 174
- JOGO PERCURSO V –
QUEM QUER CHOCOLATE?……………………………………… 176
REFERÊNCIAS……………………………………………………………… 180
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