Descrição
Currículo dos organizadores:
Anderson Amaral
Graduado em Educação Física. Brinquedista pela ABBri. Gerontologista pela UnATI/UERJ. Especialista em Neurociências pelo IPUB/UFRJ. Discente em Terapia Ocupacional. Arteterapeuta em Formação (Espaço Psi). Professor de Estimulação Cognitiva e Motora – Grupo Renascer HUGG/UNIRIO. Professor do Curso de Psicomotricidade AVM. Coordenador dos Cursos de Estimulação Cognitiva e Motora (ECM). Idealizador do Projeto da Gerontoteca HUPE/UERJ. Brinquedista da Brinquedoteca HUPE/UERJ.
Juliana Ohy
Psicóloga. Arteterapeuta. Especialista em Psicopedagogia e em Psicogeriatria. Mestre em Saúde Mental com ênfase em depressão em idosos. Atua há mais de dez anos na área clínica como psicoterapeuta individual de adultos e idosos e na área de estimulação cognitiva com grupos. Fundadora do Centro de Estimulação Cognitiva Synapse, em Jundiaí (SP). Palestrante e professora de cursos com temas em Arteterapia e relacionados ao envelhecimento. Membro associada da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Idealizadora dos cursos Cognição e Arte e Jogos Cognitivos. Criadora do Programa de Prevenção da Doença de Alzheimer.
SUMÁRIO
Apresentação
Capítulo 1
Nosso protagonista – O cérebro
1.1 Fisiologia cerebral
1.2 Funções cognitivas
1.3 Neuroplasticidade
Capítulo 2
Estimulação cognitiva motora nas afasias, agnosias, apraxias: Uma abordagem fonoaudiológica.
Capítulo 3
Aprendizagem sob o olhar da Psicomotricidade
3.1 Motricidade
3.2 Afetividade
3.3 Cognição
Capítulo 4
Envelhecimento
Capítulo 5
Jogos e Ludicidade
5.1 Conhecendo o Jogo
5.2 Somos outro e outros durante e após o jogo
5.3 Sentindo o Jogo
5.4 Mas, o que são habilidades mentais?
5.5 Aprendendo com o Jogo
5.6 Vamos pensar o jogo para além das ‘horas de ócio?
Capítulo 6:
Ambientes de estimulação: Brinquedoteca/ Gerontoteca
6.1 Brinquedoteca
6.2 Brinquedista
Capítulo 7
A prática em grupos de estimulação cognitiva de idosos
7.1 Setor público
7.2 Setor privado
Prática Jogos Cognitivos
Avaliações
Não há avaliações ainda.