Descrição
Jôse Flávia Kaufmann é brasileira e tem estudos em Teologia (Universidade Adventista de Chillán – Chile). Formada em Pedagogia com menção em Orientação Familiar (Universidade Mariano Egaña – Chile) e Pós-graduada em Psicopedagogia (Uniasselvi, Brasil), tem uma grande experiência como diretora e coordenadora do centro Dynamis Chile e, nos últimos anos, dos programas de atenção clínica e imersão familiar para crianças com TEA e TDAH no Centro Dynamis em Blumenau, SC, Brasil.
Mãe de Christopher, um menino com TEA em grau severo, complementa a sua formação profissional com a experiência de ser mãe de uma criança diferente, orientando as familias no caminho de conviver com um filho(a) com dificuldades de comunicação.
Miguel Higuera Cancino é chileno, formado em Fonoaudiologia na Universidade do Chile, com Licenciatura em Ciências da Saúde (Universidade do Chile). Mestrado em Educação Superior (Universidade Mayor, Chile). Foi professor das escolas de Fonoaudiologia das ambas universidades e tem uma larga experiencia como palestrante internacional nas áreas do TEA, TDAH, aprendizagem, inclusão escolar e transtornos da linguagem. Tambem é assessor de revistas científicas e tem publicado livros e artigos sobre temas relacionados com avaliação da linguagem, terapia e ética profissional. No Brasil, tem validado o seu título de fonoaudiologo (UFSM-RS) e tem a pós-graduação em Psicopedagogia e ABA aplicado ao Autismo. Atualmente é coordenador clínico e acadêmico no Centro Dynamis, Blumenau, Brasil.
Junto com Flávia, compartilha a experiência de ser pai de um menino com TEA severo.
Sumário
Prefácio
Prólogo
Introdução
Capítulo 1 –
TEA e as condições necessárias para poder se comunincar (um pouco de teoria e fundamentos para compreender as atividades do modelo ACME)
Capítulo 2 –
Considerações com relação à avaliação inicial
Capítulo 3 –
Desenvolvendo os formatos de ação
Capítulo 4 –
Desenvolvendo a atuação compartilhada
Capítulo 5 –
Compreensão dos primeiros gestos e das primeiras palavras
Capítulo 6 –
Estimulando as primeiras palavras
Capítulo 7 –
Estimulação de Processos Cognitivos Básicos (PCB)
Capítulo 8 –
Imitação inicial
Capítulo 9 –
As quatro dimensões centrais de cada atividade
Capítulo 10 –
Treino básico da empatia
Capítulo 11 –
Mais elementos para o controle de condutas inadequadas
Capítulo 12 –
Resumo do modelo ACME
Palavras finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.